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ORIGEM DA INFORMAÇÃO PARA A INOVAÇÃO: ESTUDO DO PANORAMA INDUSTRIAL BRASILEIRO

ORIGEM DA INFORMAÇÃO PARA A INOVAÇÃO: ESTUDO DO PANORAMA INDUSTRIAL BRASILEIRO

Castiglio, Isadora Marques; Malta, Maria Paula Colognese; Lerman, Laura Visintainer; Benitez, Guilherme Brittes; Lima, Mateus José do Rêgo Ferreira; Frank, Alejandro Germán;

Artigo:

A inovação é considerada como um fator essencial para a sobrevivência das empresas, especialmente em uma economia pautada pela incerteza. As empresas que se diferenciam são aquelas que, de alguma forma, buscam informação e conhecimento para o desenvolvimento de suas capacidades. Contudo, percebe-se uma escassez de estudos centrados na diversificação das fontes de informação utilizadas pelas empresas. Assim, busca-se preencher essas lacunas apresentando como fontes de informação (internas, de cadeia de suprimentos, de centros de conhecimento, e de mercado) impactam a performance dos setores industriais em melhoria de produtos e processos e em redução do consumo nos processos, melhoria na saúde e segurança. Este trabalho tem como base a utilização de dados secundários da Pesquisa de Inovação Brasileira, que foram analisados por meio do método de regressão linear simples de mínimos quadrados ordinários (OLS), para identificar as relações entre a fonte de informação e a performance das indústrias. Os resultados revelam que há fontes que impactam positivamente em resultados da inovação, bem como fontes que não exercem influência sobre os resultados em inovação.

Artigo:

A inovação é considerada como um fator essencial para a sobrevivência das empresas, especialmente em uma economia pautada pela incerteza. As empresas que se diferenciam são aquelas que, de alguma forma, buscam informação e conhecimento para o desenvolvimento de suas capacidades. Contudo, percebe-se uma escassez de estudos centrados na diversificação das fontes de informação utilizadas pelas empresas. Assim, busca-se preencher essas lacunas apresentando como fontes de informação (internas, de cadeia de suprimentos, de centros de conhecimento, e de mercado) impactam a performance dos setores industriais em melhoria de produtos e processos e em redução do consumo nos processos, melhoria na saúde e segurança. Este trabalho tem como base a utilização de dados secundários da Pesquisa de Inovação Brasileira, que foram analisados por meio do método de regressão linear simples de mínimos quadrados ordinários (OLS), para identificar as relações entre a fonte de informação e a performance das indústrias. Os resultados revelam que há fontes que impactam positivamente em resultados da inovação, bem como fontes que não exercem influência sobre os resultados em inovação.

Palavras-chave: Fontes de informação; desempenho da inovação; desempenho industrial; indústria brasileira,

Palavras-chave: Fontes de informação; desempenho da inovação; desempenho industrial; indústria brasileira,

DOI: 10.5151/cbgdp2019-95

Referências bibliográficas
  • [1] AMARA, N.; LANDRY, R. Sources of information as determinants of novelty of innovation in manufacturing firms: Evidence from the 1999 statistics Canada innovation survey. Technovation, 2005. v. 25, n. 3, p. 245–259. ARDITO, L.; MESSENI PETRUZZELLI, A. Breadth of external knowledge sourcing and product innovation: The moderating role of strategic human resource practices. European Management Journal, 2017. v. 35, n. 2, p. 261–272. BIGLIARDI, B.; IVO DORMIO, A. An empirical investigation of innovation determinants in food machinery enterprises. European Journal of Innovation Management, 2009. v. 12, n. 2, p. 223–242. FRANK, A. G. et al. The effect of innovation activities on innovation outputs in the Brazilian industry: Market-orientation vs. technology-acquisition strategies. Research Policy, 2016. v. 45, n. 3, p. 577–592. FREEL, M. S. Barriers to Product Innovation in Small Manufacturing Firms. International Small Business Journal, 2000. v. 18, n. 2, p. 60–80. FRENZ, M.; IETTO-GILLIES, G. The impact on innovation performance of different sources of knowledge : Evidence from the UK Community Innovation Survey. 2009. v. 38, p. 1125–1135. HAIR JR., J. F. et al. Análise Multivariada de Dados. 6. ed. Porto Alegre: Bookman, 2009. HAMEL, G.; DOZ, Y.; PRAHALAD, C. K. Collaborate with Your Competitors — and Win. 1989. n. February. KUTNER, M. H.; NACHTSHEIM, C. J.; NETER, J.. Applied Linear Regression Models (4th ed.). McGraw-Hill Irwin, 2004. LEITNER, K. H. The effect of intellectual capital on product innovativeness in SMEs. International Journal of Technology Management, 201 v. 53, n. 1, p. 1–18.
Como citar:

Castiglio, Isadora Marques; Malta, Maria Paula Colognese; Lerman, Laura Visintainer; Benitez, Guilherme Brittes; Lima, Mateus José do Rêgo Ferreira; Frank, Alejandro Germán; "ORIGEM DA INFORMAÇÃO PARA A INOVAÇÃO: ESTUDO DO PANORAMA INDUSTRIAL BRASILEIRO", p. 1343-1358 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Inovação e Gestão de Desenvolvimento de Produto. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/cbgdp2019-95

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