Artigo completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Operações discursivas na construção de narrativas: análise de uma atividade de produção de livros infantis com crianças

The discursive operations made while creating narratives: analysis of an activity of producing children's books with kids

Mota, Marina L. P.; Campello, Silvio B.; Souza, Angélica Porto C. de;

Artigo completo:

Essa pesquisa teve como contexto uma atividade de criação de livros infantis de ficção, realizada com crianças do 4° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do Recife (PE). O estudo tem como foco o discurso oral das crianças ao produzirem narrativas na forma de textos escritos (linguagem gráfica verbal) e desenhos (linguagem gráfica pictórica), processo que foi mediado por um jogo de tabuleiro, um conjunto de cartas e materiais de suporte para escrita e desenho, além da própria linguagem, tida como artefato não-material. Os resultados indicam que a atividade tem potencial de contribuição no processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem em crianças, por trabalhar suas diferentes expressões: oral e gráfica (verbal e pictórica). O artigo descreve o método e protocolo utilizado, apresenta os artefatos desenvolvidos bem como os resultados e possíveis trabalhos futuros.

Artigo completo:

The research context was an activity of creating children's fiction books, carried out with children of the 4th year of the elementary school, of a public school in the city of Recife (PE). The study focuses on the oral discourse of children by producing narratives in the form of written texts (verbal graphic language) and drawings (pictorial graphic language), a process that was mediated by a board game, a set of cards and supporting materials for writing and drawing, as well as language itself, which is regarded as a non-material artifact. The results indicate that the activity has the potential to contribute to the process of language acquisition and development in children, by working on different expressions: oral and graphic (verbal and pictorial). The article describes the method and protocol used, presents the developed artifacts as well as the results and possible future works.

Palavras-chave: design da informação, educação, teoria da atividade,

Palavras-chave: Information design, education, activity theory,

DOI: 10.5151/9cidi-congic-2.0379

Referências bibliográficas
  • [1] Bonsiepe, G. (2011). Design, cultura e sociedade. São Paulo: Blucher.
  • [2] Barreto Campello, S. (2005). Usability for learning. A social-cultural approach to usability of VLEs. Tese (Doutorado). Reading, Grã-Bretanha: The University of Reading.
  • [3] Coutinho, S. G., & Lopes, M. T. (2011). Design para educação: uma possível contribuição para o ensino fundamental brasileiro. Em O papel social do design gráfico: história, conceitos & atuação profissional (pp. 137-162). São Paulo: Editora SENAC.
  • [4] Frascara, J. (2004). Communication design: principles, methods, and pratice. New York: Allworth Press.
  • [5] Kaptelinin, V., & Nardi, B. (2006). Acting with technology: activity theory and interaction design. Cambridge: MIT Press.
  • [6] Leont’ev, A. (1978). Activity, Consciousness, and Personality. Englewood Cliffs: Prentice-Hall.
  • [7] Mota, M. L. P., Barreto Campello, S., & Souza, A. P. C. (2019). Reading images for telling narratives: an analysis of the Discursive Operations made with a story-telling game. Em L. M. Fadel, J. G. Santa Rosa, & C. Portugal, Selected readings of the 8th Information Design International Conference: information design: memories (pp. 311-337). São Paulo: Blucher.
  • [8] Mota, M. L. P., Barreto Campello, S., & Souza, A. P. C. (2018). A leitura de imagens para produção de narrativas: um estudo de um artefato para produção textual. Em 8º Congresso Internacional de Design da Informação (pp. 385-397). São Paulo: Blucher.
  • [9] Twyman, M. (1985). Using Pictorial Language: A Discussion of the Dimensions of the Problem. Em T. M. Duffy, & R. Waller, Designing Usable Texts (pp. 245-312). Cambridge: Academic Press.
  • [10] Vygotsky, L. V. (2007). A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes.
Como citar:

Mota, Marina L. P.; Campello, Silvio B.; Souza, Angélica Porto C. de; "Operações discursivas na construção de narrativas: análise de uma atividade de produção de livros infantis com crianças", p. 1145-1160 . In: Anais do 9º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2019 e do 9º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/9cidi-congic-2.0379

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações