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Open Design como Agente Inovador na Prática Artesanal: um Estudo sobre o Centro de Tecelagem Fios do Cerrado

Open Design as an Innovative Agent in Craft Practice: a Study about the Weaving Center Fios do Cerrado

TORREZAN, Mariane ; FORCATO, Marcelo dos Santos ; MENDONÇA, Rafaela Nunes ; LANDIM, Paula da Cruz ; PASCHOARELLI, Luis Carlos ; MOURA, Mônica ;

Artigo:

A discussão acerca da prática artesanal e sua aproximação com o design é um dos temas pertinentes à contemporaneidade, especialmente se considerado o papel inovador estabelecido por meio do open design. Como objeto, o Centro de Tecelagem Fios do Cerrado, localizado em Uberlândia-MG, onde a prática da tecelagem manual e artesanal é respaldada pela tradição e trabalho social. O objetivo principal é apresentar soluções de open design na valorização semântica de produtos e artesãs do Centro. Assim, definições sobre arte e artesanato, semântica e open design, fundamentam a análise que parte da triangulação dos dados levantados sobre o objeto de estudo, bem como dos constructos da semiótica aplicada ao design e dos princípios de inovação característicos do open design. Por fim, apresenta-se uma proposição de solução a partir do open design, acreditando que esta ferramenta auxilie a organização e ampliação do processo de produção, abrangendo a problemática do mercado e da manutenção da tradição, bem como integrando os indivíduos que participam do processo.

Artigo:

This paper presents a discussion about craft practice and its approach to design, considering the innovative role established through open design. As an object, the “Weaving Center Fios of Cerrado”, located in Uberlândia-MG, where the practice of manual and artisanal weaving is backed by tradition and social work. The main objective is to present open design solutions in the semantic valuation of products and artisans of the Center. Thus, definitions of art and crafts, semantics and open design, base the analysis that starts from the triangulation of the data collected on the object of study, as well as the constructs of semiotics applied to the design and innovation principles characteristic of open design. Finally, a solution proposition is presented based on open design, believing that this tool will help the organization and expansion of the production process, covering the market problem and the maintenance of the tradition, as well as integrating the individuals who participate in the process.

Palavras-chave: design e artesanato; open design; semântica do produto,

Palavras-chave: design and craft; open design; product semantics,

DOI: 10.5151/ped2018-5.1_ACO_16

Referências bibliográficas
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Como citar:

TORREZAN, Mariane; FORCATO, Marcelo dos Santos; MENDONÇA, Rafaela Nunes; LANDIM, Paula da Cruz; PASCHOARELLI, Luis Carlos; MOURA, Mônica; "Open Design como Agente Inovador na Prática Artesanal: um Estudo sobre o Centro de Tecelagem Fios do Cerrado", p. 4394-4405 . In: Anais do 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design (2018). São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2018-5.1_ACO_16

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