Artigo - Open Access.

Idioma principal

OPEN DESIGN: ABERTURA + DESIGN = PRÁTICA PROJETUAL PARA A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL

Cabeza, Edison Uriel Rodriguez ; Moura, Mônica ;

Artigo:

O presente trabalho é um olhar do design e algumas de suas mudanças geradas pelas tecnologias e pelas novas formas de atuações coletivas em prol de ideias e ideais que permeiam o acesso, a distribuição e a produção de bens, produtos e serviços para a coletividade e sua possibilidade para gerar transformações sociais por meio da recuperação do homem de sua capacidade projetual. Foi elaborada uma indagação sobre o conceito de abertura (Openness) em diferentes campos do conhecimento visando maior e melhor entendimento da abertura e sua implicação no open design, além de uma simples metodologia associada ao movimento do software livre/aberto. Ao final é relatado um caso prático de open design desenvolvido e aplicado na Unesp Bauru. O trabalho está dividido em três partes. A primeira é a construção do conceito de abertura desde diferentes campos do conhecimento; a segunda sobre o conceito de bits e átomos, conhecimento e novas tecnologias; a terceira fala sobre o open design como prática de transformação social junto com uma análise do open design, sua prática no contexto brasileiro e um exemplo ocorrido na Unesp Bauru com o grupo Sagui Lab. Esta artigo visa contribuir para um melhor e mais abrangente entendimento do open design. Pretende, ainda, colaborar para a disseminação e o entendimento do desenvolvimento de produtos, sistemas e serviços materiais e imateriais gerados pelo trabalho livre e colaborativo.

Artigo:

The present work is a design look and some of its changes caused by technology and new forms of collective actions in support of ideas and ideals that permeate the access, distribution and production of goods, products and services for the community and its possibility to generate social changes through recovery of man from his projectual ability. An inquiry was elaborated about the concept of openness in different fields of knowledge aimed at better understanding of openness and its implication on open design, beyond that a simple methodology associated with the movement of the free/open source software. In the end, a practical case of open design happened at UNESP Bauru was related. This work was divided into three parts. The first part is about the construction of the concept of openness from different fields of knowledge. The second part is about of the concept of bits and atoms, knowledge and new technologies. The third part, discusses the open design as a practice of social transformation along with an analysis of open design and its practice in the Brazilian context and an example happened at UNESP Bauru with Sagui Lab group. This article aims to contribute to a better and more comprehensive understanding of open design. It also intends to contribute to the dissemination and understanding of product development, material and immaterial systems and services generated by the free and collaborative work.

Palavras-chave: Design Contemporâneo, Open Design, Sagui Lab, Inovação Social, Contemporary Design, Open Design, Sagui Lab, social innovation.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/designpro-ped-01124

Referências bibliográficas
  • [1] ABEL, VANBAS et al. Open design now: Why Design Cannot Remain Exclusive. Amsterdam: BIS publishers, 201
  • [2] AICHER, O. Analógico y digital. Traducción: Yves Zimmermann. Barcelona: Gustavo Gili, 2001.
  • [3] ANDERSON, C. Makers: the new industrial revolution. 1th. ed. New York: Crown Business, 2012.
  • [4] BARTHES, R. O rumor da língua. Tradução: Mário Laranjeira. [s.l.] Editora brasiliense, 1998.
  • [5] BENKLER, Y. The wealth of networks: how social production transforms markets and freedom. New Haven: Yale University Press, 2006.
  • [6] BERGSON, H. The two sources of morality and religion. Tradução: Ashley Audra; Cloudesley Brereton. London: MacMillan and co., 1935.
  • [7] BERTANLANFFY, L. VON. Teoría general de los sistemas: Fundamentos, desarrollo, aplicaciones. Tradução: Juan Almela. 1a. ed. México D.F: Fondo de Cultura Económica, 1976.
  • [8] BESSEN, J. E.; NUVOLARI, A. Knowledge Sharing Among Inventors: Some Historical Perspectives. Boston University. School of Law, Law and Economics Research Paper No. 11-51; LEM Working Paper 2011/21, 2011. Disponível em: Andlt;http://www.bu.edu/law/faculty/scholarship/workingpapers/documents/BessenJ- NuvolariA101411fin.pdfAndgt;. Acesso em: 20 dez. 2013
  • [9] BONSIEPE, G. Design, cultura e sociedade. Tradução: Anamaría Bacci. São Paulo: Blucher, 2011.
  • [10] CHESBROUGH, H. W. The era of Open Innovation. A special collection of innovation and management insights from MIT Sloan Management Review: Top 10 Lessons on the new business of innovation, v. Winter 2011, p. 35–41, 2011.
  • [11] CROSS, N. Engineering design methods: strategies for product design. Chichester, England; Hoboken, NJ: J. Wiley, 2008.
  • [12] ECO, U. Obra aberta: forma e indeterminação nas poéticas contemporâneas. 8a. ed. ed. São Paulo: Perspectiva, 1991.
  • [13] FREE CULTURAL WORKS. Definition/Pt. Disponível em: Andlt;http://freedomdefined.org/Definition/PtAndgt;. Acesso em: 29 nov. 20 GERSHENFELD, N. Fab: The Coming Revolution on Your Desktop--from Personal Computers to Personal Fabrication. New York: Basic Books, 2005.
  • [14] GORZ, A. O Imaterial: conhecimento, valor e capital. Tradução: Celso Azzan Junior. São Paulo: Annablume, 2005.
  • [15] HESS, C.; OSTROM, E. (EDS.). Understanding Knowledge as a Commons: From Theory to Practice. Cambridge, MA: The MIT Press, 2007.
  • [16] HUMMELS, C. Teaching attitudes, skills, approaches, structure and tools. In: Open Design Now: Why Design Cannot Remain Exclusive. Amsterdam, The Netherlands: BIS publishers, 2011. p. 162-167.
  • [17] ILLICH, I. Tools for Conviviality. [s.l: s.n.]. Disponível em: Andlt;http://www.mom.arq.ufmg.br/mom/arq_interface/3a_aula/illich_tools_for_convivial ity.pdfAndgt;.
  • [18] MCCRAE, R. R. Social consequences of experiential openness. Psychological bulletin, v. 120, n. 3, p. 323–337, 1996.
  • [19] MUL, J. DE. Redesigning design. In: Open Design Now: Why Design Cannot Remain Exclusive. Amsterdam, The Netherlands: BIS publishers, 2011. p. 34-39.
  • [20] ODF. Preamble to First Draft of the “Open Design Definition”. Disponível em: Andlt;http://www.opendesign.org/odd.htmlAndgt;. Acesso em: 12 fev. 2014.
  • [21] PAPANEK, V. J. Diseñar para el mundo real: ecología humana y cambio social. Traducción: Luis Cortés. Madrid: H. Blume, 1977.
  • [22] PETERS, M. A. On the Philosophy of Open Science. Review of Contemporary Philosophy, v. 9, p. 105–142, 2010.
  • [23] POPPER, K. R. A sociedade aberta e seus inimigos. Tradução: Milton Amado. São Paulo: Belo Horizonte: EDUSP; Itatiaia, 1974. v. 1
  • [24] ROSSI, D. C.; NEVES, H. Open Design: Uma experiência Aberta e Colaborativa para o ensino de Design. In: CARRARA, C. et al. (Eds.). Ensaios em Design: ensino e produção de conhecimento. 1a. ed. Bauru, SP: Canal 6, 2011. p. 60–81.
  • [25] THACKARA, J. Into the open. In: Open Design Now: Why Design Cannot Remain Exclusive. Amsterdam, The Netherlands: BIS Publishers, 2011. p. 42–47.
Como citar:

Cabeza, Edison Uriel Rodriguez; Moura, Mônica; "OPEN DESIGN: ABERTURA + DESIGN = PRÁTICA PROJETUAL PARA A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL", p. 2719-2730 . In: Anais do 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 1, n. 4]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/designpro-ped-01124

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações