Artigo - Open Access.

Idioma principal

OBTENÇÃO DE UM CARVÃO ATIVADO A PARTIR DO MESOCARPO DO COCOS NUCIFERA PARA REAÇÃO DE ESTERIFICAÇÃO

OBTAINING AN ACTIVATED CHARCOAL FROM THE COCOS NUCIFERA MESOCARP FOR ESTERIFICATION REACTION

SILVA, THAMYRES FREIRE DA ; LUCENA, IZABELLY LARISSA ; RODRIGUES, JONAS DA SILVA ; VALENCA, PAULA KATHERINE LEONEZ DA SILVA ; SANTOS, ZILVAM MELO DOS ; , ;

Artigo:

Este trabalho apresenta o estudo da fibra de coco (Cocos nucifera) seco como matéria-prima para a obtenção de carvão ativado a ser utilizado como catalisador para produção de biodiesel. Foi estudada uma forma de utilizar a fibra do mesocarpo do coco seco impregnado com ácido sulfúrico e carbonizado produzindo catalisador para reação de esterificação. A vantagem de usar subprodutos agrícolas como matéria-prima para carvão ativado, carvão vegetal e combustível é que essas matérias-primas são renováveis e potencialmente menos caras de fabricar. A avaliação das variáveis da produção do catalisador foi feita pelo cálculo da conversão da reação de esterificação. A amostra com maior conversão foi a 2 com 69,21% utilizando concentração de ácido sulfúrico de 10%, temperatura de impregnação de 25 ºC e temperatura de carbonização de 200ºC. Foi feito uma análise estatística para estudar as interações entre as variáveis na conversão da reação sendo a interação entre a temperatura de impregnação e temperatura de carbonização mais significativa para um intervalo de confiança de 95%. Os carvões ativados a partir de biomassa considerada resíduo podem apresentar boas conversões na reação de esterificação e ser uma escolha viável economicamente.

Artigo:

Palavras-chave: COCOS NUCIFERA; CARVÃO ATIVADO; REAÇÃO DE ESTERIFICAÇÃO,

Palavras-chave: COCOS NUCIFERA; ACTIVATED CHARCOAL; ESTERIFICATION REACTION,

DOI: 10.5151/cobecic2019-ERC23

Referências bibliográficas
Como citar:

SILVA, THAMYRES FREIRE DA; LUCENA, IZABELLY LARISSA; RODRIGUES, JONAS DA SILVA; VALENCA, PAULA KATHERINE LEONEZ DA SILVA; SANTOS, ZILVAM MELO DOS; , ; "OBTENÇÃO DE UM CARVÃO ATIVADO A PARTIR DO MESOCARPO DO COCOS NUCIFERA PARA REAÇÃO DE ESTERIFICAÇÃO", p. 1316-1322 . In: Anais do XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobecic2019-ERC23

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações