Artigo - Open Access.

Idioma principal

Obtenção de Trocador de Calor Casco e Tubo

Martins, Letícia Ferreira ; Silva, Michelle Aparecida ; Begnini, Mauro Luiz ;

Artigo:

A transferência de calor é energia em trânsito devido a uma diferença de temperatura. Quando existir uma diferença de temperatura em um meio ou entre meios ocorrerá transferência de calor. Se dois corpos com temperaturas diferentes forem colocados em contato, ocorrerá uma troca de calor do corpo de maior temperatura para o corpo de temperatura mais baixa, até que haja um equilíbrio entre eles. (QUITES ; LIA)O trocador de calor é um equipamento de extrema importância para a engenharia. Ao longo dos anos foram desenvolvidos diversos tipos de trocadores de calor para muitos campos da indústria, como usinas elétricas, usinas de processamento químico, em aquecimento e condicionamento de ar. Os trocadores de calor também são comuns nas aplicações domésticas como geladeiras e ar condicionados. O trocador de calor foi projetado com o objetivo de trocar calor entre fluidos, segundo as leis da termodinâmica e, proporcionar o reaproveitamento da energia térmica presente nos fluidos quentes.(RIBEIRO; ARAÚJO; COVRE,2011)O modelo de trocador de calor casco e tubo consiste em um tubo externo também chamado de casco composto por um feixe de tubos. Os tubos são presos pelas extremidades a placas perfuradas chamadas, espelhos, que são presas no casco. Os tubos internos atravessam placas perfuradas, as chicanas, que além de ajudarem a dar uma maior resistência ao tubos, serve também para direcionar o fluido que escoa no casco. Neste tipo de trocador de calor passa um fluido nos tubos externos e outro fluido no casco, podendo ser um fluido quente nos tubos internos e um frio no casco ou vice e versa, podendo assim resfriar ou esquentar um dos fluidos, a troca de calor ocorrerá através da parede do tubo interno por convecção e condução. (ARAÚJO, 2002)

Artigo:

Palavras-chave: ,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/biochem-8entec-020

Referências bibliográficas
  • [1] Costa Araújo, E. C. Trocadores de Calor – Série Apontamentos. EdUFSCar; 2002.
  • [2] Lombardi, Alexandre Ferreira; Ribeiro, Ana Priscila Landivar; Araújo, Douglas José; Covre, Henrique Nunes Lamas da Silva Victor Rocon;. Centro Universitário Norte do Espírito Santo Departamento de Engenharias e Computação Curso de Graduação em Engenharia Química, 2011.
  • [3] Quites, Eduardo Emery Cunha; Lia, Luiz Renato Bastos;. Introdução à transferência de calor.
Como citar:

Martins, Letícia Ferreira; Silva, Michelle Aparecida; Begnini, Mauro Luiz; "Obtenção de Trocador de Calor Casco e Tubo", p. 41-42 . In: Anais do 8º Encontro de Tecnologia: Empreendedorismo, Inovação e Sustentabilidade [= Blucher Engineering Proceedings, v.1, n.3]. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/biochem-8entec-020

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações