Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

OBTENÇÃO DE CURVAS DE RUPTURA NA ADSORÇÃO DO AZUL DE METILENO EM CARVÃO ATIVADO DO ENDOCARPO DO COCO

MELO, K. R. B. ; ANDRADE, R. G. S. A. ; BARBOSA, F. D. S. ; SOLETTI, J. I. ; CARVALHO, S. H. V. ;

Artigo Completo:

A adsorção é o processo no qual uma substância líquida ou gasosa, adsorbato, fica retida à superfície de um sólido, adsorvente. É influenciada principalmente pela morfologia, composição e características físico-químicas do adsorvente e pela composição e concentração inicial do adsorbato. Este trabalho objetivou a obtenção das curvas de ruptura de adsorção do azul de metileno em carvão ativado do endocarpo do coco e avaliação da eficiência desse adsorvente para a remoção do corante. Os experimentos foram realizados em uma coluna de leito fixo, variando as concentrações iniciais da solução de azul de metileno em 50, 70 e 100 ppm. Foram fixados a quantidade de adsorvente, 10g, altura do leito, 8,89 cm, tempo de corrida, 30 min, e rotação da bomba, 5 rpm; As análises de absorbância das alíquotas retiradas no decorrer dos experimentos foram obtidas por espectroscopia e a partir delas calcularam-se as concentrações. Os resultados das curvas de Breakthrough indicaram uma variação não linear do tempo de ruptura, sendo esse menor para a solução de 100 ppm. O tempo de saturação não foi evidenciado para nenhuma das soluções. Os percentuais de remoção demostraram a maior capacidade adsortiva do carvão ativado para solução de 50 ppm. Os resultados obtidos mostram que o carvão ativado proveniente do endocarpo do coco é um adsorvente altamente eficaz e indicam que, para as condições operacionais adotadas, a faixa ideal de atuação desse adsorvente se dá para as soluções de 50 e 70 ppm.

Artigo Completo:

Palavras-chave: curva de ruptura de adsorção,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/chemeng-cobeqic2017-290

Referências bibliográficas
  • [1] AMARAL, S. T. Remoção de Metais Pesados de Efluentes Industriais por Adsorção em Coque Poroso. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Ecologia. UFRGS. Porto Alegre. 1984.
  • [2] DOMINGUES, V. M. F. Utilização de um produto natural (cortiça) como adsorvente de pesticidas piretróides em águas. 2005. 224 f. Tese (Doutorado em Engenharia Química) - Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Porto. 2005.
  • [3] KUNZ, A.; ZAMORA, P. P.; MORAES, S. G.; DURÁN, N. Novas tendências no tratamento de efluentes têxteis. Química Nova, v.25, p.78-82, 2002.
  • [4] McCABE, W. L. M.; SMITH, J. C.; HARRIOTT, P. Operaciones Unitarias en Ingenieria Quimica: Edigrafos, S.A. Spain, 1998.
  • [5] OLIVEIRA, P. S. A. Remoção de azul de metileno numa coluna de adsorção com enchimento de casca de noz carbonizada. Tese (Mestrado) - Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Porto. 2009.
  • [6] SEKAR, M.; SAKTHI, V.; RENGARAJ, S. Kinetics and equilibrium adsorption study of lead (II) onto activated carbon prepared from coconut shell. Colloid and Interface Science, v. 279, p. 307-313, 15 nov. 2004.
Como citar:

MELO, K. R. B.; ANDRADE, R. G. S. A.; BARBOSA, F. D. S.; SOLETTI, J. I.; CARVALHO, S. H. V.; "OBTENÇÃO DE CURVAS DE RUPTURA NA ADSORÇÃO DO AZUL DE METILENO EM CARVÃO ATIVADO DO ENDOCARPO DO COCO", p. 1634-1639 . In: Anais do XII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica [=Blucher Chemical Engineering Proceedings, v. 1, n.4]. ISSN Impresso: 2446-8711. São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/chemeng-cobeqic2017-290

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações