Artigo - Open Access.

Idioma principal

OBTENÇÃO DE ACETATO DE CELULOSE VIA ACETILAÇÃO HOMOGÊNEA A PARTIR DE CELULOSE BRANQUEADA DE BAGAÇO DE CANA

OBTAINING CELLULOSE ACETATE VIA HOMOGENEOUS ACETYLATION FROM BLEACHED SUGARCANE BAGASSE CELLULOSE

SANTOS, GABRIEL DE OLIVEIRA LINO DOS ; FARIA, LUIS FERNANDO FIGUEIREDO ; KAWASHIMA, SUZZI ANNE YUMI ; MORAES, ELISANGELA DE JESUS CANDIDO ; , ;

Artigo:

O objetivo foi o estudo da obtenção de acetato de celulose (AC) a partir da celulose de bagaço de cana-de-açúcar, o qual foi submetido a uma sequência de tratamentos químicos, a fim de se obter uma polpa celulósica mais purificada. Para obtenção de AC foi utilizado o método de acetilação homogênea. O estudo desta síntese foi realizado através de um planejamento experimental exploratório do tipo Fatorial Completo, em que as variáveis de controle estudadas foram os teores de anidrido acético, ácido acético e ácido sulfúrico. Como variáveis resposta, foram avaliadas a eficiência de obtenção e o grau de substituição (GS). Após análises estatísticas, foi observado que os fatores mais influentes para ambas as variáveis resposta foram o teor de anidrido acético e ácido sulfúrico. O ensaio que apresentou melhor resultado foi realizado contendo 64 mL de anidrido acético, 20 mL de ácido acético e 0,1 mL de ácido sulfúrico, proporcionando uma eficiência de 81,2% e GS = 2,88.

Artigo:

Palavras-chave: ACETATO DE CELULOSE, BAGAçO DE CANA, ACETILAçãO,

Palavras-chave: CELLULOSE ACETATE, SUGARCANE BAGASSE, ACETYLATION,

DOI: 10.5151/cobecic2019-SOCP23

Referências bibliográficas
Como citar:

SANTOS, GABRIEL DE OLIVEIRA LINO DOS; FARIA, LUIS FERNANDO FIGUEIREDO; KAWASHIMA, SUZZI ANNE YUMI; MORAES, ELISANGELA DE JESUS CANDIDO; , ; "OBTENÇÃO DE ACETATO DE CELULOSE VIA ACETILAÇÃO HOMOGÊNEA A PARTIR DE CELULOSE BRANQUEADA DE BAGAÇO DE CANA", p. 2947-2953 . In: Anais do XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobecic2019-SOCP23

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações