Agosto 2023 vol. 11 num. 3 - ERGODESIGN & USIHC 2023 & JOP’Design 2023

Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Objetos didáticos para o ensino do desenho técnico: desafios e recursos

Didactic objects for teaching technical drawing: challenges and resources

Cunha, Ana Maria Vasconcelos ; Souza, Ana Clara Souto de ; Mottin, Artur Caron ; Benatti, Lia Paletta ; , ;

Artigo:

"As disciplinas de desenho técnico em bacharelados de design buscam desenvolver habilidades como a visão tridimensional, matemática básica, e adaptação de representações gráficas às normas vigentes para a documentação de projetos para produção. Este artigo apresenta a aplicação de diferentes propostas táteis/visuais aplicadas com o objetivo de facilitar o processo de ensino-aprendizagem. São apresentados os diferentes suportes aplicados em dois diferentes semestres da disciplina, suas vantagens e desvantagens, para a reconstrução de materiais didáticos visando aprimorar o desempenho dos estudantes e auxiliá-los durante diferentes etapas do conteúdo para facilitar a abstração que o tema exige. Diante dos relatos de dificuldade dos estudantes das disciplinas Fundamentos do Desenho Técnico e Representação Técnica ofertadas pela Universidade Federal de Juiz de Fora, foram construídos sólidos tridimensionais em impressão 3D, isopor prensado e madeira, para favorecer e ajudar na visualização dos exercícios propostos em sala de aula. Um caderno de exercícios para fixar o conteúdo das aulas foi fornecido aos alunos junto aos sólidos tridimensionais. Após a construção e aplicação do material didático, podemos notar pontos positivos e negativos nas técnicas construtivas dos sólidos. No entanto, independente da técnica construtiva escolhida, resultados positivos foram notados quando os alunos utilizavam os sólidos na resolução dos exercícios propostos, podendo-se concluir que a utilização de modelos auxilia o processo de ensino-aprendizagem."

Artigo:

Technical drawing disciplines in design baccalaureate courses seek to develop skills such as three- dimensional vision, basic mathematics, and adaptation of graphic representations to current standards for documenting projects for production. This paper presents the application of different tactile/visual proposals applied with the aim of facilitating the teaching-learning process. The different supports applied in two different semesters of the discipline are presented, their advantages and disadvantages, for the reconstruction of didactic materials aiming to improve the students performance and help them during different stages of the content, facilitating the abstraction that the theme requires. Faced with reports of difficulty by students of the Fundamentals of Technical Drawing and Technical Representation subjects offered by the Federal University of Juiz de Fora, three-dimensional solids were built in 3D printing, pressed Styrofoam and wood, to favor and help in the visualization of the proposed exercises in classroom. A notebook of exercises to fix the content of the classes was provided to the students along with the three- dimensional solids. After the construction and application of the didactic material, we can notice positive and negative points in the constructive techniques of solids. However, regardless of the constructive technique chosen, positive results were noted when students used solids in solving the proposed exercises, and it can be concluded that the use of models helps the teaching-learning process.

Palavras-chave: Design; desenho técnico; aprendizagem,

Palavras-chave: Design; technical drawing; learning,

DOI: 10.5151/ergodesign2023-67

Referências bibliográficas
  • [1] "ALENCAR, Vagner de. Estudo relaciona tecnologia e desempenho escolar. Porvir inovações em educação. 1 fev. 2013. Disponível em: https://porvir.org/estudo-relaciona-tecnologia-ao- desempenho-escolar/ Acesso em: 06 fev. 2023.
  • [2] CÔRTES, Luiza Magalhães; BENATTI, Lia Paletta; PAULA, Bárbara Arantes de. Tecnologias de prototipagem aplicadas ao ensino: o processo do design no suporte à aprendizagem. CINAHPA | 2017 – Congresso Internacional de Ambientes Hipermídia para Aprendizagem. São Paulo: Blucher, 2017. Disponível em: https://www.proceedings.blucher.com.br/article- details/tecnologias-de-prototipagem-aplicadas-ao-ensino-o-processo-do-design-no-suporte- aprendizagem-25581 Acesso em 19 fev. 2023.
  • [3] GOMES, Anne Ramayhara Mendes; COSTA REIS, Iraselma; CORDEIRO FURTADO, Cássia. A INTERVENÇÃO DO DESIGN DE INTERAÇÃO NO CONTEXTO EDUCACIONAL DOS USUÁRIOS COM DISLEXIA E PSICOSE INFANTIL. Ergodesign & HCI, [S.l.], v. 10, n. 2, p. 87-101, dec. 2022. Disponível em: http://periodicos.puc-rio.br/index.php/revistaergodesign-hci/article/view/1811. Acesso em: 19 fev. 202
  • [4] KAUFFMANN, Aline Reis; OLIVEIRA, Mariana Pohlmann de. Codesign e fabricação digital aplicados ao desenvolvimento de um recurso didático com ênfase no ensino de alunos com deficiência visual. In: Anais do 18o Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano-Tecnologia e o 18o Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces e Interação Humano-Computador. São Paulo: Blucher, 2022. Disponível em: https://www.proceedings.blucher.com.br/article-details/codesign-e-fabricao-digital-aplicados- ao-desenvolvimento-de-um-recurso-didtico-com-nfase-no-ensino-de-alunos-com-deficincia- visual-37330 Acesso em: 19 fev. 2023
  • [5] MARQUES, Janaina Carneiro; CHISTÉ, Priscila de Souza. O Ensino do Desenho Técnico: uma Proposta Interdisciplinar. Atas – Investigação Qualitativa em Educação, v. 1, 2016. p. Disponível em: https://www.proceedings.ciaiq.org/index.php/ciaiq2016/article/view/716 Acesso em: 06 fev. 2023.
  • [6] OLIVEIRA, Diva Maria Tammaro. Introdução à Pesquisa Qualitativa. In: Teoria e Prática da Pesquisa Aplicada. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
  • [7] PAULA, Bárbara Arantes de; MIRANDA, Carlos Alberto Silva de. Novas Tecnologias aplicáveis no ensino do desenho técnico: possibilidades de otimização do aprendizado nos cursos de design de produto. Anais do 12o Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016. p. 2153-2164.
  • [8] SILVA, Arlindo; DIAS, João; RIBEIRO, Carlos Tavares; SOUSA, Luís. Desenho Técnico Moderno. LTC, 2006.
  • [9] UFJF-MONITORIA. Programa de Monitoria. Coordenação de Políticas de Currículo e Ensino de Graduação / Gerência de Bolsas. Universidade Federal de Juiz de Fora. Disponível em: https://www2.ufjf.br/coordprograd/monitoria/monitoria/ Acesso em: 17 fev.2023
  • [10] "
Como citar:

Cunha, Ana Maria Vasconcelos; Souza, Ana Clara Souto de; Mottin, Artur Caron; Benatti, Lia Paletta; , ; "Objetos didáticos para o ensino do desenho técnico: desafios e recursos", p. 1048-1061 . In: Anais do ERGODESIGN & USIHC 2023 & JOP’Design 2023. São Paulo: Blucher, 2023.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ergodesign2023-67

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações