Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Objetos de Aprendizagem com Design Thinking

Learning Objects with Design Thinking

Filho, Ivam Galvão ; Ulbricht, Vânia Ribas ;

Artigo :

"São inúmeros os desafios enfrentados por educadores na busca por avanços na área da educação e diversas são as ferramentas tecnológicas que podem ser utilizadas para cumprir esse objetivo. Esta situação nos leva a analisar e discutir a questão do ensino-aprendizagem na educação básica, suportada pela tecnologia da comunicação e informação, mais especificamente relacionado ao uso de objetos de aprendizagem (OA). Esse estudo tem, portanto, como objetivo principal, propor o uso do Design Thinking no desenvolvimento de objetos de aprendizagem, com o intuito de realizar melhorias em processos produtivos de OA em termos de Design. Para alcançar este objetivo, buscou-se realizar uma pesquisa bibliográfica através de uma revisão em bases de dados como a SciElo, Scopus, Web of Science e IEEE Xplore. Todos os trabalhos consultados nas bases de dados foram organizados em planilhas para análise e seleção, junto com outros textos considerados relevantes. Este trabalho resultou na seleção de 80 textos, sendo 71 artigos oriundos da revisão bibliográfica e 9 trabalhos entre artigos e livros que foram integrados ao estudo por serem considerados relevantes para maior compreensão do assunto. A principal conclusão do estudo foi a de que o Design Thinking pode ser utilizado no processo de desenvolvimento de OA, de modo a colocar o aluno no centro do processo de desenvolvimento, levando em consideração suas reais necessidades educacionais específicas e fazendo uso das ferramentas disponibilizadas pelo Design Thinking."

Artigo :

"There are countless challenges faced by educators in the search for advances in the area of education and there are several technological tools that can be used to fulfill this objective. This situation leads us to analyze and discuss the issue of teaching-learning in basic education, supported by communication and information technology, more specifically related to the use of learning objects (LO). This study has, therefore, as its main objective, to propose the use of Design Thinking in the development of learning objects, in order to make improvements in LO production processes in terms of Design.To achieve this goal, we sought to conduct a bibliographic search through a review of databases such as SciElo, Scopus, Web of Science and IEEE Xplore. All works consulted in the databases were organized in spreadsheets for analysis and selection, along with other texts considered relevant. This work resulted in the selection of 80 texts, including 71 articles from the bibliographic review and 9 works from articles and books that were integrated into the study because they are considered relevant for greater understanding of the subject. The main conclusion of the study was that Design Thinking can be used in the LO development process, in order to place the student at the center of the development process, taking into account their real specific educational needs, making use of the tools provided by the Design Thinking."

Palavras-chave: Objetos de Aprendizagem; Educação; Design Thinking,

Palavras-chave: Learning Objects; Education; Design Thinking,

DOI: 10.5151/jopdesign2021-7

Referências bibliográficas
  • [1] "ALLENDE-HERNÁNDEZ, Olivia; CABALLERO-MORALES, Santiago-Omar. MODELI: An emotion-based software engineering methodology for the development of digital learning objects for the preservation of the Mixtec language. in: Sustainability, MDPI AG. Switzerland: 2015.
  • [2] BORBA, Marcelo C.; ASKAR, Petek; ENGELBRECHT, Johann; GADANIDIS, George; LLINARES, Salvador; AGUILAR, Mario Sánchez. Blended learning, e-learning and mobile learning in mathematics education. in: ZDM - Mathematics Education, Springer Verlag. Berlim: 2016.
  • [3] BRAGA, Juliana. Objetos de Aprendizagem: Metodologia de Desenvolvimento, UFABC. Santo André: 2015.
  • [4] CANTO FILHO, Alberto Bastos dos; LIMA, José Valdeni de; TAROUCO, Liane Margarida Rockenbach. Mapas Conceituais de Projeto: uma ferramenta para projetar objetos de aprendizagem significativa. in: Ciência & Educação, Ciênc. educ. Bauru: 2017.
  • [5] CARPENEDO, Daiana Freitas; MONBACH, Jaline Gonçalves; COUTINHO, Renato Xavier; RAVASIO, Marcele Teixeira Homrich; RODRIGUES, Ricardo Antonio; ROSSI, Fábio Diniz. Experience in creating learning objects in a professional master's degree in education. in: International Journal of Information and Education Technology, International Journal of Information and Education Technology. Singapore: 2020.
  • [6] CRESWELL, John W. Projeto de Pesquisa: Métodos Qualitativo, Quantitativo e Misto, 3º ed. Artmed. Porto Alegre: 2010.
  • [7] ELLWANGER, Cristiane. Design de Interação, Design Experiencial e Design Thinking: A tríade que permeia o escopo de desenvolvimento de sistemas computacionais interativos. in: Nuevas Ideas en Informática Educativa TISE 2013, TISE. Porto Alegre: 2013.
  • [8] FERRO, Gláucia de Salles. Design thinking: modelo aplicável em desafios complexos e em inovação, Pimenta Cultural. São Paulo: 2020.
  • [9] GOODSETT, Mandi. Assessing the potential for critical thinking instruction in information literacy online learning objects using best practices. in: Communications in Information Literacy, Communications in Information Literacy. Portland: 2020.
  • [10] GROSSI, Márcia Gorett Ribeiro; LEAL, Débora Cristina Cordeiro Campos. Análise dos Objetos de Aprendizagem Utilizados em Curso Técnico de Meio Ambiente a Distância. in: Ciência & Educação, Ciênc. educ. Bauru: 2020.
  • [11] HSIAO, Hsien-Sheng; YU, Kuang-Chao; CHANG, Yu-Shan; CHIEN, Yu-Hung; LIN, Kuen-Yu; LIN, Chien-Yu; CHEN, Jyun-Chen, CHEN, Jheng-Han; LIN, Yi-Wei. The Study on Integrating the Design Thinking Model, in: 7th World Engineering Education Forum (WEEF) and STEM Activity Unit for Senior High School Living Technology Course, IEEE. Kuala Lumpur: 2017.
  • [12] JEVSIKOVA, Tatjana; BERNIUKEVICIUS, Andrius; KURILOVAS, Eugenijus. Application of resource description framework to personalise learning: Systematic review and methodology. in: Informatics in Education, Institute of Mathematics and Informatics. Vilnius: 2017.
  • [13] LEE, C.; WONG, D. An entrepreneurial narrative media-model framework to knowledge building and open co-design for smart cities. in: Computing Conference, IEEE. Londres: 2017.
  • [14] LEVY, Meira. Promoting the Elicitation of Usability and Accessibility Requirements in Design Thinking: Using a Designed Object as a Boundary Object. in: IEEE 25th International Requirements Engineering Conference Workshops (REW), IEEE. Lisboa: 2017.
  • [15] LIU, Yang; WEI, Xiaodong; LI, Zhe. Improving Design and Creative Ability of High School Students through Project Based Learning. in: International Joint Conference on Information, Media and Engineering (IJCIME), IEEE. Osaka: 2019.
  • [16] MALDONADO, Jorge J.; BERMEO, Jorge L.; PACHECO, Guillermo. Assessing a Methodological Proposal for the Design, Creation and Evaluation of Learning Objects Oriented to Educators with Diverse Educational and Technological Competencies. in: CLEI Electronic Journal, CLEIej. Montevideo: 20
  • [17] MASCHIO, Alexandre V.; CORREIA, Nuno M. R. Digital learning object for audiovisual production. in: International Journal of Information and Education Technology, International Journal of Information and Education Technology. Singapore: 2020.
  • [18] POTTKER, Luciana Maria Vieira; FERNEDA, Edberto; MOREIRO-GONZÁLEZ, José Antonio. Mapeamento relacional entre padrões de metadados educacionais. in: Perspectivas em Ciência da Informação, Perspect. ciênc. inf. Belo Horizonte: 20
  • [19] QUEIROS, Leandro Marques; SILVEIRA, Denis Silva da; CORREIA-NETO, Jorge da Silva; VILAR, Guilherme. LODPRO: learning objects development process. in: Journal of the Brazilian Computer Society, Springer London. London: 2016.
  • [20] RAJASHEKHARAIAH, k. m. m.; PAWAR, Manjula; PATIL, S. Mahesh; KULENAVAR, Nagaratna; JOSHI, G. H. Design Thinking Framework to Enhance Object Oriented Design and Problem Analysis Skill in Java Programming Laboratory: An Experience. in: IEEE 4th International Conference on MOOCs, Innovation and Technology in Education (MITE), IEEE. Madurai: 2016.
  • [21] SANTOS, Pedro António dos; KIENEN, Nádia; CASTIÑEIRA, Maria Inés. Metodologia da Pesquisa Social: Da Proposição de um Problema à redação e Apresentação do Relatório, Ed. Atlas. Barueri: 2015.
  • [22] SUSMITHA, V. ; AKSHAY, N. ; VENNILA, V. ; MURALEEDHARAN, A. ; NAIR, R. ; VELAYUDHAN, A. ; ALKOYAK, M. ; BHAVANI, R. R. All Aboard for the Joy of Making! Teaching User Centered Design and Tinkering to Middle School Children in India. in: 2018 IEEE Tenth International Conference on Technology for Education (T4E), IEEE. Chennai: 2018.
  • [23] TODOS PELA EDUCAÇÃO. Anuário Brasileiro da Educação Básica, Ed. Moderna, São Paulo: 2020.
  • [24] ULBRICHT, Vania Ribas; VILLAROUCO, Vilma; FADEL, Luciane. Protótipos Funcionais de Objetos de Aprendizagem, Pimenta Cultural. São Paulo: 2017.
  • [25] VICARI, Rosa Maria; BEZ, Marta; SILVA, Júlia Marques Carvalho da; RIBEIRO, Alexandre; GLUZ; João Carlos; PASSERINO, Liliana; SANTOS, Elder; PRIMO, Tiago; ROSSI, Luiz; BORDIGNON, Alexandro; BEHAR, Patricia; RAYMUNDO FILHO; ROESLER, Valter. Proposta Brasileira de Metadados para Objetos de Aprendizagem Baseados em Agentes (OBAA). in: Cinted-ufrgs Novas Tecnologias na Educação, Cinted-ufrgs. Porto Alegre: 2010.
  • [26] "
Como citar:

Filho, Ivam Galvão ; Ulbricht, Vânia Ribas ; "Objetos de Aprendizagem com Design Thinking", p. 44-53 . In: Anais da II Jornada de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Design - UFMA. São Paulo: Blucher, 2021.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/jopdesign2021-7

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações