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O VAREJO NO BRASIL SOB A ÓTICA DO APOIO MULTICRITÉRIO À DECISÃO: RANKING, POSICIONAMENTO E RISCO DE SEUS SEGMNTOS

O VAREJO NO BRASIL SOB A ÓTICA DO APOIO MULTICRITÉRIO À DECISÃO: RANKING, POSICIONAMENTO E RISCO DE SEUS SEGMNTOS

Sallum, Frederico Silva Valentim ; Gomes, Luiz Flavio Autran Monteiro ; Sallum, Leonardo Silva Valentim ;

Artigo Completo:

A Pesquisa Mensal do Comércio divulgada pelo IBGE tem por objetivo gerar indicadores para acompanhar o comportamento conjuntural do comércio varejista brasileiro e de seus principais segmentos. Nesta pesquisa, além de outros índices, é gerado o índice de comércio varejista ampliado por atividade que visa acompanhar a variação no volume de vendas dos principais segmentos econômicos em 12 unidades da Federação. O presente artigo busca analisar o índice do comércio varejista ampliado por atividade de agosto de 2017, que compara a variação do volume de vendas acumulada de janeiro até o mês do índice com igual período do ano anterior. Esta comparação permite gerar-se informações relevantes ao mercado através de seus resultados com a aplicação do método multicritério PROMÉTHÉE II. Assim, é possível associar-se aos segmentos econômicos estudados os seguintes elementos: um ranking dos segmentos, um cenário de posicionamento e um grau de risco comparativo dos mesmos. O método PROMÉTHÉE II identificou o segmento de Vestuário como o de melhor desempenho e o segmento de Papelaria com o de pior desempenho.

Artigo Completo:

A Pesquisa Mensal do Comércio divulgada pelo IBGE tem por objetivo gerar indicadores para acompanhar o comportamento conjuntural do comércio varejista brasileiro e de seus principais segmentos. Nesta pesquisa, além de outros índices, é gerado o índice de comércio varejista ampliado por atividade que visa acompanhar a variação no volume de vendas dos principais segmentos econômicos em 12 unidades da Federação. O presente artigo busca analisar o índice do comércio varejista ampliado por atividade de agosto de 2017, que compara a variação do volume de vendas acumulada de janeiro até o mês do índice com igual período do ano anterior. Esta comparação permite gerar-se informações relevantes ao mercado através de seus resultados com a aplicação do método multicritério PROMÉTHÉE II. Assim, é possível associar-se aos segmentos econômicos estudados os seguintes elementos: um ranking dos segmentos, um cenário de posicionamento e um grau de risco comparativo dos mesmos. O método PROMÉTHÉE II identificou o segmento de Vestuário como o de melhor desempenho e o segmento de Papelaria com o de pior desempenho.

Palavras-chave: Varejo no Brasil; Apoio multicritério à decisão; Método PROMÉTHÉE II.,

Palavras-chave: Varejo no Brasil; Apoio multicritério à decisão; Método PROMÉTHÉE II.,

DOI: 10.5151/spolm2019-135

Referências bibliográficas
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Como citar:

Sallum, Frederico Silva Valentim; Gomes, Luiz Flavio Autran Monteiro; Sallum, Leonardo Silva Valentim; "O VAREJO NO BRASIL SOB A ÓTICA DO APOIO MULTICRITÉRIO À DECISÃO: RANKING, POSICIONAMENTO E RISCO DE SEUS SEGMNTOS", p. 1875-1889 . In: Anais do XIX Simpósio de Pesquisa Operacional & Logística da Marinha. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2175-6295, DOI 10.5151/spolm2019-135

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