Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

O uso do WhatsApp na sala de aula de Língua Inglesa – relato de experiência em um curso de idiomas

WhatsApp in the English Classes – an experience in a language center

Zardini, Adriana Sales;

Artigo Completo:

O objetivo desse trabalho é apresentar um relato de experiência de incentivo à participação dos alunos em atividades que possibilitem a interação em inglês via aplicativo WhatsApp. O artigo discorre sobre o uso de celulares na educação e apresenta uma pesquisa realizada com os alunos desse curso.

Artigo Completo:

The main purpose of this article is to report on an experience carried out in a language center to motivate students to participate in activities using WhatsApp. The article also discusses the use of cell phones in education.

Palavras-chave: Whatsapp, Celulares, Educação,

Palavras-chave: WhatsApp, Cellphones, Education,

DOI: 10.5151/despro-v-silid-iv-simar-021

Referências bibliográficas
  • [1] ANDERSON, T. Social Networking. In: Strike Handbook 8: Elearning. 2010. Disponível em: . Acesso em: 15 de julho de 2015.
  • [2] ALMEIDA, P. P. Fontes de Informação Literária na Internet: Uma Avaliação. 2008. 91 f. Dissertação (Mestrado em Literatura), Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008. 91f. Disponível em: . Acesso em: 15 de julho de 2015.
  • [3] BBC Brasil. IBGE: Metade dos brasileiros estão conectados à internet. Site BBC Brasil. Disponível em: . Acesso em: 15 de julho de 2015.
  • [4] BLACKBOARD BLOG. Educação inovadora: professor usa Whatsapp para ensinar Redação em Londrina. Blacboard Blog. 201 Disponível em: . Acesso em: 15 de julho de 2015.
  • [5] BOUHNIK, B; DESHEN, M. Whatsapp goes to school: mobile instant messaging between teachers and students. Journal of Information Technology Education: Research. Vol. 13, 2014. Disponível em: . Acesso em: 15 de julho de 201
  • [6] BRUZACA. A. O uso do blog na Educação. (2007). Site Educação em processo. Disponível em: . Acesso em: 15 de julho de 2015.
  • [7] CARVALHO, T. L. O E-mail Como Ferramenta de Apoio No Ensino de Espanhol: Uma Experiência no Núcleo de Línguas da Universidade Estadual do Ceará. In: Anais do III Encontro Nacional sobre Hipertexto, 2009, Belo Horizonte. : CEFETMG. Disponível em: . Acesso em: 15 de julho de 2015.
  • [8] COSTA, G. S. Mobile learning: explorando potencialidades com o uso do celular no ensino-aprendizagem de língua inglesa como língua estrangeira com alunos da escola pública. Tese de Doutorado em Letras. UFPE: Recife, 2013. Disponível em: . Acesso em: 15 de julho de 2015.
  • [9] GASMI, A. Mobile assisted language learning: potential and limitations of using ‘Whatsapp’ messenger to enhance students writing skills. INTED2014 Procedings. 2014. Disponível em: . Acesso em: 15 de junho de 2015.
  • [10] HONORATO, W. A. M.; REIS, R. S. F. Whatsapp – uma nova ferramento para o ensino. Anais do IV Simpósio de Desenvolvimento Tecnologias e Sociedade. Issn: 2236-5699. Itajubá, 2014. Disponível em: . Acesso em: 15 de junho de 2015.
  • [11] INSTITUTO CLARO. Veja como o Whatsapp pode ser utilizado na sala de aula. Site Instituto Claro. 2015. Disponível em: . Acesso em: 15 de julho de 2015.
  • [12] MORAN, J. M. Como utilizar as tecnologias na escola. In: A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. Papirus: Campinas, 2007, p. 101-111.
  • [13] OLIVERIA, W. C. A. Fora da sala de aula também se aprende: a utilização do Whatsapp como estratégia de acompanhamento do processo de ensino-aprendizagem. Anais do Encontro Estadual de História – ANPUH-GO. No. 4, 2015. Disponível em: . Acesso em: 15 de julho de 2015.
  • [14] OLIVEIRA, E. D. S. Et al. Proposta de um modelo de cursos baseado em mobile learning: um experimento com professores e tutores no whatapp. Anais do XI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. Florianópolis, 20 Disponível em: . Acesso em: 15 de julho de 2015.
  • [15] OLIVERIA, S. M. G. P. Motivação em um projeto de penpals via correio eletrônico na aula de inglês: um estudo descritivo. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) Programa de Pós Graduação em Estudos Linguísticos da Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2005.
  • [16] PAVARIN, Guilherme. Brasil, o país que reina nas redes sociais. Site INFO Exame, 06 de abril de 2009. Disponível em: . Acesso em: 15 de julho de 2015.
  • [17] PORTAL JH. Professor usa Whatsapp para ensinar literatura aos seus alunos em Natal. Site Portal JH. Disponível em: . Acesso em: 15 de julho de 2015.
  • [18] PORVIR. 10 dicas e 13 motivos para usar celular na aula. Site Porvir. 2013. Disponível em: . Acesso em: 15 de julho de 2015.
  • [19] RAMBLE, P.; CHIPUNZA, C. Using mobile devices to leverage student access to collaboratively-generated resources: a case of Whatsapp instant messaging at a South African University. International Conference on Advanced ICT. 2013. Disponível em: . Acesso em: 15 de julho de 2015.
  • [20] RIYANTO, A. English language learning using ‘Whatsapp’ application. 2013. Disponível em: . Acesso em: 15 de julho de 2015.
  • [21] SILVA, S. G. Fórum Educacional Digital: dialogismo e construção do conhecimento. Dissertação ( Mestrado em Língua Portuguesa) Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
  • [22] SOUZA, R. A. O “chat” em língua inglesa: interações na fronteira da oralidade e da escrita. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) Programa de Pós Graduação em Estudos Linguísticos da Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2000.
  • [23] UNESCO. Policy guidelines for mobile learning. Site da UNESCO. 2013. Disponível em: . Acesso em: 15 de julho de 2015.
  • [24] VIVIAN, C. D.; PAULY, E. L. O uso do celular como recurso pedagógico na construção de um documentário intitulado: Fala Sério! Revista Digital da CVA, V. 7. N. 7, 2012. ISSN: 1519-8529. Disponível em: . Acesso em: 15 de julho de 2015.
  • [25] ZARDINI, A. S. ; Afonso, L. A. Múltiplas Possibilidades De Discussões Literárias No Facebook. In: Simpósio Internacional de Estudos em Linguagens, 2013, Campina Grande. Anais do I Simpósio Internacional de Estudos em Linguagens (I SIEL) e VIII Seminário Nacional sobre Ensino de Língua Materna e Estrangeira e de Literatura (VIII SELIMEL). Campina Grande: UFCG, 2013. v. 1. p. 797-806. Disponível em: . Acesso em: 15 de julho de 2015.
  • [26] ZARDINI, A. S.; AFONSO, L. A. Literatura discutida na Web: uma experiência com o fórum de discussão. Anais do 3º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação. UFPE: Recife, 2010. Disponível em: . Acesso em: 15 de julho de 2015.
  • [27] ZARDINI, A. S.; COSTA, J. W. Penfriend – Amigos por Correspondência: Um Projeto de Incentivo à Escrita em Língua Inglesa. The Especialist – São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, v. 30, n. 1, p. 83 – 108, 2009.
  • [28] ZARDINI. A. S.; COSTA, J. W. “I Blog, You Blog, Weblog”: O Uso do Blog Como Recurso para Leitura e Escrita em Língua Inglesa. Anais do II Encontro Nacional sobre Hipertexto, Fortaleza: UFCE, 2007. Disponível em:. Acesso em: Acesso em: 15 de julho de 2015.
Como citar:

Zardini, Adriana Sales; "O uso do WhatsApp na sala de aula de Língua Inglesa – relato de experiência em um curso de idiomas", p. 224-235 . In: Anais do V Simpósio sobre o Livro Didático de Língua Materna e Língua Estrangeira & do IV Simpósio sobre Materiais e Recursos Didáticos [=Blucher Design Proceedings, v.2, n.6]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-v-silid-iv-simar-021

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações