Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

O USO DO TECHNOLOGY ROADMAPPING PARA A DELIMITAÇÃO DE PROPOSTAS DE PROJETOS EM UM NÚCLEO DE PESQUISA NA ÁREA DA SAÚDE

Carvalho, Jussara Queiroz de ; Amaral, Creusa Sayuri Tahara ;

Artigo Completo:

O uso do Technology Roadmapping (TRM) está difundido pelas empresas, como pode ser observado em trabalhos clássicos como em Phaal et al. (2004), mas de acordo com Souza (2010) a aplicação em pequenas empresas, startups e Núcleos de pesquisa acadêmicos sua difusão é mais recente, e há poucos relatos na área da saúde. Desde contexto surgiu a lacuna que este trabalho buscou atender. Assim, o objetivo deste artigo é apresentar os desafios de uma aplicação do método TRM para apoiar o desenvolvimento de novos projetos sobre um tema da área da saúde para o grupo de pesquisa Quimmera, do programa de pós-graduação em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal da Universidade de Araraquara – UNIARA. O trabalho utilizou o estudo de caso para a aplicação do método TRM no grupo de pesquisa, adotando a abordagem T-Plan, proposta por Phaal et al. (2004). O T-Plan é implementado a partir da realização de quatro workshops. Os workshops foram realizados com a participação dos membros do grupo de pesquisa, além de especialistas da área, como médicos e empresários. O maior desafio na aplicação do TRM foi adaptar o método para que o foco final fosse a proposta de projetos e não um produto. Isso foi possível a partir da alteração das camadas do mapa e das dinâmicas dos workshops. O TRM mostrou-se relevante para o grupo, já que o planejamento permitiu maior integração de suas competências, com uma visão focada na meta estabelecida para a elaboração de novos projetos de pesquisa. Os resultados do TRM foram mais qualitativos do que quantitativos, mas impactaram positivamente na organização do grupo de pesquisa, pela incorporação da visão de mercado, dos concorrentes e das competências, que não eram considerados na elaboração de novos projetos. No final do TRM foi aplicado um questionário para avaliar a percepção dos participantes em relação aos seus benefícios. O TRM mostrou aos pesquisadores do grupo as direções que os novos projetos devem seguir, para que em um horizonte de médio prazo sejam alcançados resultados que possam ser integrados a uma proposta de produto.

Artigo Completo:

Palavras-chave: Technology Roadmapping, Núcleos de pesquisa, Saúde,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/cbgdp2017-073

Referências bibliográficas
  • [1] CARVALHO, J. Q., Aplicação do Technology Roadmapping no desenvolvimento de produtos biotecnológicos em um núcleo de pesquisa: um estudo de caso. 2017, 82p. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Medicina Regenerativa e Química Medicinal, Universidade de Araraquara – UNIARA, SP, 2017.
  • [2] CARVALHO, M. M.; FLEURY, A.; LOPES, A. P., An overview of the literature on technology roadmapping (TRM): Contributions and trends, Technological Forecasting & Social Change, v. 80, p. 1418–1437, 2013.
  • [3] GIL, A.; C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas 4 ed, 2002.
  • [4] MERQUIOR, D. M. Gestão de Inovações e Tecnologia: Roadmap de tecnologia. PADECEME, Rio de Janeiro, n.16, p.34-44, 2007.
  • [5] PHAAL, R.; FARRUKH, C. J. P.; PROBERT, D. R. Tecnology roadmapping-A planning framework for evolution and revolution, Technological Forecasting and Social Change, v. 71, n. 1–2, p. 5–26, 2004.
  • [6] PHAAL, Robert; FARRUKH, Clare; PROBERT, David. T-plan: fast start technology roadmapping: a practical guide for supporting technology and product planning. University of Cambridge, 2001.
  • [7] SHERMAN, J. Daniel, SOUDER, William E., and JENSSEN, Svenn A. SLACK, N.; et al. Administração da Produção, São Paulo: ed Atlas, p. 74,232, 1999.
  • [8] SILVA, A. M. A. C. da; ZACKIEWICK, M.; BONACELLI, M. B. M.; Indicadores para monitoramento de ciência e tecnologia e apoio à decisão, 2005, Científico Internacional, Seminário Latino-Iberoamericano de Gestión Tecnológica - ALTEC'2005, v.1, p.1-16, 2005.
  • [9] SOUZA, D. L.; ZAMBALDE, A. L.; Prospecção tecnológica em grupos de pesquisa acadêmicos: uma proposta metodológica a partir do Technology Roadmapping (TRM), Revista Espacios, v. 37, n.32, 2016.
  • [10] SOUZA, M. C. Método de mapeamento de tecnologia considerando a estratégia technology push e adoção de parcerias, 20 201 f. Tese (Doutorado-Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e área de Concentração Processos e Gestão de Operações) - Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, 20
  • [11] Schwartzman, S. (2008). The Leading Latin American Universities and Their Contribution to sustainable development in the region. In: Schwartzman, S. (Org.). University and Development in Latin America: Successful Experiences of Research Centers. Institute of Labor and Society Studies, Rio de Janeiro: Sense Publishers, pp. 5-20 apud SOUZA, D. L.; ZAMBALDE, A. L.; Prospecção tecnológica em grupos de pesquisa acadêmicos: uma proposta metodológica a partir do Technology Roadmapping (TRM), Revista Espacios, v. 37, n.32, 2016.
  • [12] VOSS, C.; TSIKRIKTSIS, N.; FROHLICH, M. Case research in operations management, International Journal of Operations & Production Management, v. 22, n. 2, p. 195 – 219, 2002.
  • [13] YIN, R, K. Estudo de caso: planejamento e método. 2ª ed. Porto Alegre ,-RS: Bookman, 2001.
  • [14] ZACKIEWICK, M.; BONACELLI, M. B. M.; SALLES FILHO, S. L. M.; Estudos prospectivos e a organização de sistemas de inovação no Brasil, 05/2005, São Paulo em Perspectiva, v. 19, p.115-121, 2005.
Como citar:

Carvalho, Jussara Queiroz de; Amaral, Creusa Sayuri Tahara; "O USO DO TECHNOLOGY ROADMAPPING PARA A DELIMITAÇÃO DE PROPOSTAS DE PROJETOS EM UM NÚCLEO DE PESQUISA NA ÁREA DA SAÚDE", p. 705-714 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cbgdp2017-073

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações