Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Uma proposta de avaliação de aprendizagem baseado na reação emocional e no desenvolvimento de competências, conhecimento e habilidades

Uma proposta de avaliação de aprendizagem baseado na reação emocional e no desenvolvimento de competências, conhecimento e habilidades

Paxiúba, Carla Marina Costa; Lima, Celson Pantoja;

Artigo:

Na atual literatura é amplamente aceito que as emoções influenciam significativamente no processo de aprendizagem, porém, como reconhecer as emoções dos alunos, e, como relacionar os vários tipos de emoções com a aprendizagem, continua a ser uma questão em aberto. Outra questão bastante estudada é como avaliar a aprendizagem dos alunos em ambientes educacionais. Para que seja possível correlacionar as emoções dos alunos com a aprendizagem este artigo propõe utilizar a avaliação de aprendizagem baseada em evidências de desenvolvimento de habilidades e conhecimentos e competências e a adoção de uma ferramenta de reconhecimento de emoções a partir de expressões faciais dos alunos.

Artigo:

Na atual literatura é amplamente aceito que as emoções influenciam significativamente no processo de aprendizagem, porém, como reconhecer as emoções dos alunos, e, como relacionar os vários tipos de emoções com a aprendizagem, continua a ser uma questão em aberto. Outra questão bastante estudada é como avaliar a aprendizagem dos alunos em ambientes educacionais. Para que seja possível correlacionar as emoções dos alunos com a aprendizagem este artigo propõe utilizar a avaliação de aprendizagem baseada em evidências de desenvolvimento de habilidades e conhecimentos e competências e a adoção de uma ferramenta de reconhecimento de emoções a partir de expressões faciais dos alunos.

Palavras-chave: Emoções, aprendizagem, competências, conhecimentos e habilidades,

Palavras-chave: Emoções, aprendizagem, competências, conhecimentos e habilidades,

DOI: 10.5151/eduforadacaixa-21

Referências bibliográficas
  • [1] COLES, G. Literacy, emotions, and the brain. 1998.
  • [2] COTTA, R. M. M., COSTA, G. D E MENDONÇA. Portfólios críticos-reflexivos: uma proposta pedagógica centrada nas competências cognitivas e metacognitivas. Interface: Botucatu, 2015.
  • [3] DAMÁSIO, A. O erro de Descartes: emoção, razão e o cérebro humano. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
  • [4] DANTAS, A. C., DE MELO, S., MOURA, F., FERNANDES, M., Gerais-Brasil, U.-M., And Gerais Brasil, B.-M. Reconhecimento dinâmico de emoções através de expressões faciais utilizando árvore de decisão. In. Anais do simpósio brasileiro de informática na educação, v. 26, pp. 1102, 2015.
  • [5] EKMAN, P. Emotions revealed. New York: Times Book, 2003.
  • [6] FELDER, R. M; SILVERMAN, L. K. Learning and teaching styles in engineering education. Engineering Education, v. 78, n.7, pp 674-681, 1988.
  • [7] GOLEMAN, D. Inteligência emocional. Rio de Janeiro: Objetiva. 1995.
  • [8] HAGER, P.; GONGZI, A.; ATHANASOU, J. General issues about assessment of competence. Asses. Eval. High. Educ., v.19, n.1, p.3-15, 1994.
  • [9] IZARD, C. Emotion-cognition relationships and human development, 1984.
  • [10] MORA, F. Neuroeducación, solo se puede aprender aquello que se ama. Madri. pp 65-72, 2012.
  • [11] PIAGET, J. A psicologia da criança. 17ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989.
  • [12] ROSA, G. D. A. E GALVÃO, A. C. T. Conhecimento prévio e aprendizagem no ensino: implicações à luz do efeito reverso da expertise e de construtos computacionais da cognição. Ciências & Cognição, v. 20, n. 2, pp 229-237, 2015.
  • [13] VYGOTSKY, L. The problem of the environment. In: VEER, R. V.; VLASINER, J. (Ed.). The Vygotsky Reader. Cambridge, Ma: Blackwell. p. 338-354, 1996.
Como citar:

Paxiúba, Carla Marina Costa; Lima, Celson Pantoja; "Uma proposta de avaliação de aprendizagem baseado na reação emocional e no desenvolvimento de competências, conhecimento e habilidades", p. 240-253 . In: Anais Inovação na educação - Pontes para futuros fora da caixa. Anais do III Encontro Internacional de Inovação na Educação e III ConheCER. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2318-695X, DOI 10.5151/eduforadacaixa-21

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações