Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

O Uso de Programação no Design de Padrões

The Use of Programming in Pattern Design

LARANJEIRA, Mariana A. ; MARAR, João Fernando ;

Artigo:

Como uma área de pesquisa e desenvolvimento entre designers, o Design de Superfície vem crescendo e se tornando mais popular nos últimos anos. A emergência e expansão desse campo amplia a pesquisa científica e acadêmica que desdobra um novo caminho de expressões artísticas e processos inovadores a serem explorados para a criação de padrões. Para estender o conhecimento e ampliar o potencial de aplicação, é relevante que se determinem métodos, materiais e as implicações de uma perspectiva de projeto na criação de superfícies. Nesta extensão, esta pesquisa contribui ao conectar a referida disciplina com a ciência da computação e a programação, identificando métodos algorítmicos e o uso do software Processing para a criação de padronagens estáticas ou interativas. Assim, este artigo discute o design generativo e os métodos consequentes para criar abordagens que podem melhorar as propriedades da superfície e gerar inovação através da complexidade.

Artigo:

Surface Design has been growing and becoming more popular in the latest years, as an area for research and development among designers. The emergency and expansion of this field increases scientific and academic research that unfolds a new path of artistic expressions and innovative processes to be explored for the creation of patterns. To extend the knowledge, and to widen potential applications, it is relevant to determine methods, materials and the implications of a design perspective in the creation of surfaces. At this extend, this research contributes by connecting this referred discipline with computer science and programming, identifying algorithmic methods along with the use of the software Processing for static or interactive patterns. Therefore, this paper discusses generative design and applied methods for creating approaches that can enhance surface properties and generate innovation through complexity.

Palavras-chave: design de superfície; padronagem; generativo; Processing,

Palavras-chave: surface design; pattern; generative; Processing,

DOI: 10.5151/ped2018-6.3_ACO_08

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

LARANJEIRA, Mariana A.; MARAR, João Fernando; "O Uso de Programação no Design de Padrões", p. 4958-4969 . In: Anais do 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design (2018). São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2018-6.3_ACO_08

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações