CIDI - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

O uso de infográficos na divulgação científica: o caso da revista Pesquisa Fapesp

The use of infographics in scientific divulgation: the case of Pesquisa Fapesp magazine

Domiciano, Marcus Aurelius Lopes ; Valente, Vânia Cristina Pires Nogueira ; Carrara, Cássia ;

CIDI:

Este artigo mostra o infográfico como ferramenta tecnológica para transmissão de informações através de imagens e textos, numa relação de complementaridade. O foco é a divulgação do conhecimento científico e a criação de uma cultura científica através de uma linguagem mais acessível, simplificando informações e narrativas. Para tal, apresenta uma análise da produção infográfica na revista Pesquisa Fapesp em suas 12 edições do ano de 2018. São considerados dados quantitativos, como o número de infográficos produzidos – e qualitativos, destacando-se as diferentes tipologias presentes. Nota-se uma valorização da infografia nas edições, sendo os infográficos indispensáveis para o entendimento de determinados assuntos tratados.

CIDI:

This article shows the infographic as a technological tool for transmission of information through images and texts, in a complementary relationship. The focus is on the dissemination of scientific knowledge and the creation of a scientific culture through more accessible language, simplifying information and narratives. To this end, it presents an analysis of infographic production in the magazine Pesquisa Fapesp in its 12 editions in 2018. Quantitative data are considered, such as the number of infographics produced – and qualitative, highlighting the different typologies present. There is an appreciation of infographics in editions, with infographics being indispensable for understanding certain subjects addressed.

Palavras-chave: design da informação, jornalismo científico, infográfico, cultura científica, divulgação científica,

Palavras-chave: information design, science journalism, infographics, science culture, science communication,

DOI: 10.5151/cidiconcic2023-101_649987

Referências bibliográficas
  • [1] Affonso, A. (2020). Publicação eletrônica [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por em 29 jan.
  • [2] Belda, F.R. (2003). Alimentos transgênicos e imprensa: um estudo do discurso jornalístico de divulgação científica. 254f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) – Universidade de São Paulo (USP), São Paulo.
  • [3] Belluzzo, R.C.B., & Valente, V.C.P.N. (2019). Mídia & Tecnologia na era digital: agentes sociais e mediadores de competências. 12 de mar. a 30 de jun. Notas de Aula.
  • [4] Brand, W. (2017) Visual thinking: empodering people & organizations trough visual colaboration. Amsterdam: Bis Publisher.
  • [5] Bueno, W. C. (2009). Jornalismo científico: revisitando o conceito. In: Victor, C., Caldas, G., & Bortoliero, S. (Org.). Jornalismo científico e desenvolvimento sustentável. São Paulo: All Print Editora, pp.157-178.
  • [6] _______. (2017). Conceitos: jornalismo científico. Portal do Jornalismo Científico. Disponível em: . Acesso em: 15 out.
  • [7] Cairo, A. (2008) Infografia 2.0: visualización interactiva de información em prensa. Madrid: Alamut.
  • [8] Castells, M. (1999). A sociedade em rede. 6 ed. São Paulo: Paz e Terra.
  • [9] Colle, R. (1998). Estilos o tipos de infógrafos. Revista Latina de Comunicación Social, n. 12, 1998. Disponível em: . Acesso em: 02 nov.
  • [10] Domiciano, M.A.L. (2017). A condução da informação da linguagem cientifica ao infográfico. 221f., 2017. Dissertação (Mestrado Profissional em Mídia e Tecnologia) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), Bauru.
  • [11] Fapesp. (2017). Sobre. Disponível em: . Acesso em: 06 mar.
  • [12] Fourez, G. (1995). A construção das ciências: introdução à filosofia e à ética das ciências. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista.
  • [13] Gregory, J., & Miller, S. (2001). Como é que o público compreende a ciência. In: Wilson, A. et al. Como transmitir num minuto ou numa página anos de trabalho e investigação. Lisboa: Editora Replicação.
  • [14] Guevara, S., & Moore, M. (2013). Infographic tools for the non-designer: using free online tools, information professionals can create visual elements that will help them share data with audiences. The Magazine of the Special Libraries Association, n. 3, v. 17, maio/jun., p. 12- Disponível em: . Acesso em: 15 out. 2016.
  • [15] Kanno, M. (2013). Infografe: como e porque usar infográficos para criar visualizações e comunicar de forma imediata e eficiente. São Paulo: Infolide.com.
  • [16] Kirk, A. (2012). Data visualization: a successful design process. Birmingham: Packt Publishing.
  • [17] Kuenzer, A. (2002). Conhecimento e competências no trabalho e na escola. Boletim Técnico do Senac, Rio de Janeiro, v.28, n.2, mai/ago.
  • [18] Latour, B. (2005). Reassembling the social: an introduction to actor-network-theory. Oxford; New York: Oxford University Press. Apud: Azevedo, J.M. de, & Marques, I. da C. Mediadores vs Intermediários: diferentes abordagens das TICs em projetos de inclusão digital. Disponível em: . Acesso em: 16 out. 2017.
  • [19] Leturia, E. (1998) ¿Qué es infografía? Revista Latina de Comunicación Social, n. 4. Disponível em: . Acesso em: 7 nov. 2016.
  • [20] Machado, I. (2002). Infojornalismo e a semiose da enunciação. Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação, Universidade da Beira Interior, Portugal. Disponível em: . Acesso em: 03 out. 2016.
  • [21] Manovich, L. (2001). The language of new media. Cambridge: The MIT Press.
  • [22] Meirelles, Isabel (2013) Design for information. Mineapollis: Rockport Publishers.
  • [23] Marcolin, N. (2020). Publicação eletrônica [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por em 29 jan.
  • [24] Moraes, A. (2013). Infografia: história e projeto. São Paulo: Blucher.
  • [25] Neves, J. M., & Franciscato, C. E. (2006). A divulgação científica nos veículos de comunicação do Estado de Sergipe. In: Souza, C. M., Ferreira, J. R., & Bortoliero, S. (Org.). Jornalismo científico e educação para as ciências. Taubaté: Cabral Editora e Livraria Universitária.
  • [26] Pereira, N. R. (2006). Percalços na Divulgação Científica: mediação de pesquisadores da universidade com a imprensa. In: Souza, C. M., Ferreira, J. R., & Bortoliero, S. (Org.). Jornalismo científico e educação para as ciências. Taubaté: Cabral Editora e Livraria Universitária.
  • [27] Pesquisa Fapesp Online. (2017) Quem somos. Disponível em: Acesso em: 06 mar.
  • [28] Pettersson, R. (2012) It depends: principles and guidelines. IIID Public Library, Tullinge. Disponível em: . Acesso em: 17 out. 2016.
  • [29] Portugal, C. (2013). Design, educação e tecnologia. Rio de Janeiro: Rio Books.
  • [30] Renó, D. P., & Vivar, J. M. F. (2012). Periodismo transmedia: reflexiones y técnicas para el ciberperiodista desde los laboratorios de medios interactivos. Madrid: Editorial Fragua.
  • [31] Sancho, J. L.V. (2000). La infografía de prensa. Revista Latina de Comunicación Social, n. 30, jun. Disponível em: . Acesso em: 07 nov. 2016.
  • [32] SBDI. (2016). Disponível em: . Acesso em: 19 dez. 2016.
  • [33] Setzer, V.W. (2001). Os meios eletrônicos e a educação: uma visão alternativa. Coleção Ensaios Transversais, vol. 10. São Paulo: Editora Escrituras. Disponível em: . Acesso em: 16 out. 2017.
  • [34] Sojo, C. A. (2002). ¿Es la infografía un género periodístico? Revista Latina de Comunicación Social, 51, jun./set. Disponível em: . Acesso em: 02 nov. 2016.
  • [35] Souza, J. A. C. (2013) Texto e discurso no infográfico de divulgação científica midiática (DCM). Calidoscópio, v. 11, n. 3, set/dez. p. 229-240. Disponível em: . Acesso em: 24 out. 2016.
  • [36] Teixeira, J. M. (2018). Gestão visual de projetos: utilizando a informação para inovar. Rio de Janeiro: Alta Books.
  • [37] Teixeira, T. (2006). O uso do infográfico na revista Superinteressante: um breve panorama. In: Souza, C. M., Ferreira, J. R., & Bortoliero, S. (Org.). Jornalismo científico e educação para as ciências. Taubaté: Cabral Editora e Livraria Universitária.
  • [38] Teixeira, T. (2010). Jornalismo e infografia. Salvador: Edufba.
  • [39] Tufte, E. W. (2005). Envisioning information. Cheshire, Connecticut: Graphic Press, 2005.
  • [40] Volpato, G. L. (2015). Guia prático para redação científica. Botucatu: Best Writing.
  • [41] Yau, N. (2011). Visualize this: the flowingdata guide to design, visualization, and statistics. Indianapolis: Wiley Publishing.
Como citar:

Domiciano, Marcus Aurelius Lopes; Valente, Vânia Cristina Pires Nogueira; Carrara, Cássia; "O uso de infográficos na divulgação científica: o caso da revista Pesquisa Fapesp", p. 1523-1541 . In: . São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidiconcic2023-101_649987

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações