Setembro 2017 vol. 4 num. 1 - VIII Encontro Científico de Física Aplicada

Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

O uso da ferramenta computacional Scilab no ensino de raciocínio lógico-matemático para alunos de ensino médio

Tomaz, M. R. C.; Da Silva, W. B.; Dutra, J. C. S.;

Artigo Completo:

O uso de diferentes ferramentas de ensino se torna cada vez mais viável frente à evolução tecnológica atual. O ensino e aprendizagem de conteúdos relacionados a programação surge como uma alternativa quando se deseja desenvolver raciocínio lógico, apesar de ser recebido com certa dificuldade por parte dos discentes. O projeto apresentado neste artigo baseia-se no desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático em alunos do ensino médio por meio do uso da ferramenta computacional Scilab. Notou-se que implementação de uma técnica de ensino diferente da usual contribui para o aprendizado, havendo maior assimilação de conteúdos teóricos pelos alunos, além de contribuir com a sua inserção em uma área que, normalmente, somente é vista no ensino superior.

Artigo Completo:

The use of different teaching tools becomes increasingly viable in the face of current technological developments. The teaching and learning of content related to programming emerges as an alternative when it is desired to develop logical reasoning, although it is received with some difficulty on the part of the students. The project presented in this article is based on the development of logical-mathematical reasoning in high school students through the use of the Scilab computational tool. It was noted that the implementation of a teaching technique different from the usual one contributes to the learning, having a greater assimilation of theoretical contents by the students, besides contributing with its insertion in an area that is normally only seen in higher education.

Palavras-chave: Scilab, programming, reasoning,

Palavras-chave: Scilab, programming, reasoning,

DOI: 10.5151/phypro-viii-efa-33

Referências bibliográficas
  • [1] SANTOS, R. P. DOS; COSTA, H. A. X. TBC-AED e TBC-AED/Web: Um desafio no ensino de algoritmos, estruturas de dados e programação. In: IV Workshop Em Educação Em Computação E Informática Do Estado De Minas Gerais. 2005.
  • [2] ROCHA, P. S. et al. Ensino e aprendizagem de programação: análise da aplicação de proposta metodológica baseada no sistema personalizado de ensino. RENOTE, v. 8, n. 3, 2010.
  • [3] RAABE, A. L. A.; SILVA, J. M. C. 2005. Um Ambiente para Atendimento às Dificuldades de Aprendizagem de Algoritmos.” In: XIII Workshop sobre Educação em Computação, São Leopoldo/RS.
  • [4] MEC. 1998. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio - Resolução CEB/CNE Nº 3, de 26 de junho de 1998.
  • [5] DIM, C. A.; ROCHA, F. E. L. APIN: Uma Ferramenta Para Aprendizagem de Lógicas e Estímulo do Raciocínio e da Habilidade de Resolução de Problemas em um Contexto Computacional no Ensino Médio. In: XXI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, 2011, Natal. XXI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, 2011.
Como citar:

Tomaz, M. R. C.; Da Silva, W. B.; Dutra, J. C. S.; "O uso da ferramenta computacional Scilab no ensino de raciocínio lógico-matemático para alunos de ensino médio", p. 150-152 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2358-2359, DOI 10.5151/phypro-viii-efa-33

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações