Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

O uso da ferramenta canvas na construção de projetos de pesquisa

The use of a canvas tool in modelling research projects

Koteski, Maria Bernadeth Ferraz; Lugli, Daniele M.;

Artigo Completo:

O artigo relata a aplicação do canvas adaptado para a cocriação de projetos de pesquisa direcionado ao TCC. A atividade foi aplicada aos discentes de Design de Moda da Faculdade de Tecnologia SENAI Curitiba resultou em pré-projetos com características distintas aos da turma anterior, que não usou o método.

Artigo Completo:

This paper describes the use of an adapted business model canvas structure for co-creating undergraduate research projects. The activity was performed with Fashion Design students at the SENAI Technology School in Curitiba and resulted in projects with different features compared to the previous class, which did not use this method.

Palavras-chave: projeto de pesquisa, canvas, colaboração,

Palavras-chave: research project; canvas; collaboration,

DOI: 10.5151/despro-v-silid-iv-simar-023

Referências bibliográficas
  • [1] AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Psicologia educacional. Tradução Eva Nick. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.
  • [2] CARRASCO, L. C. et al. Uma análise da aplicação do Business Model Canvas - BMC a partir da visão de empreendedores que se encontram em diferentes fases do negócio - uma experiência da incubadora de empresas e projetos do Inatel. XXIX Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas, Belém, PA, Brasil. Disponível em http://www.anprotec.org.br/Relata/ArtigosCompletos/ID%20164.pdf. Acesso em 05 ago. 2015.
  • [3] CASTRO, A.; MENEZES, C. Aprendizagem colaborativa com suporte computacional. In: PIMENTEL, M.; FUKS, H. Sistemas colaborativos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012. p. 135-15
  • [4] CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Pearson, 2007.
  • [5] DELORS, J. A educação ou a utopia necessária. In: Educação: um tesouro a descobrir - Relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre educação para o século XXI. Brasília, 2010. Disponível em http://unesdoc.unesco.org/images/0010/001095/109590por.pdf. Acesso em 07 ago. 201
  • [6] GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
  • [7] HEEMANN, A.; LIMA, P.; CORRÊA, J. Fundamentos para o alcance da colaboração em design. Anais do 8º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. 2008.
  • [8] LAKATOS, E. M. & MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
  • [9] PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.
  • [10] PIAGET , J. Seis estudos de psicologia. 25. ed. Rio de Janeiro: Forense Universtária, 2011.
  • [11] SENAI. Metodologia Senai de formação profissional com base em competências: capacitação de mediadores. Curitiba, 2012. (Apostila de Treinamento)
  • [12] SENAI. Departamento Nacional. Metodologia Senai de Educação Profissional. Brasília: Editora Aquarella, 2013.
  • [13] OSTERWALDER, A. Business ModelGeneration - inovação em modelos de negócios: um manual para visionários, inovadores e revolucionários. Rio de Janeiro: Alta Books, 2011.
  • [14] VIVACQUA, A. S.; GARCIA, A. C. B. Ontologia de colaboração. In: PIMENTEL, M.; FUKS, H. Sistemas colaborativos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012. p. 34-49.
  • [15] VYGOTSKY. L. S. Formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
Como citar:

Koteski, Maria Bernadeth Ferraz; Lugli, Daniele M.; "O uso da ferramenta canvas na construção de projetos de pesquisa", p. 244-254 . In: Anais do V Simpósio sobre o Livro Didático de Língua Materna e Língua Estrangeira & do IV Simpósio sobre Materiais e Recursos Didáticos [=Blucher Design Proceedings, v.2, n.6]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-v-silid-iv-simar-023

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações