Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) E O AMBIENTE CONSTRUÍDO: PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA UMA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS.

AUTISM SPECTRUM DISORDER (ASD) AND THE BUILT ENVIRONMENT: INTERVENTION PROPOSAL FOR A MULTIFUNCIONAL RESOURCE ROOM.

Dutra, Micaela Scarpatti Jogaib Dutra ; Queiroz, Bárbara Terra ; Santo, Amabeli Dell ;

Artigo:

É importante que o ambiente escolar funcione como facilitador no processo de aprendizado do aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA), bem como na sua experiência dentro dele, dosando os estímulos sensoriais, que podem incomodá-los. Posto isso, a pesquisa teve como objetivo entender melhor as necessidades e especificidades do autista e sua relação com o ambiente físico. A metodologia englobou pesquisas bibliográficas e o estudo de uma sala de recursos multifuncionais existente a fim de propor diretrizes projetuais e aplica-las em um projeto visando adequação deste espaço localizado em uma escola pública do município de São Mateus- ES.

Artigo:

It is important that the school environment works as a facilitator in the learning process of students with autism spectrum disorder (ASD), as well as in their experience within it, measuring the sensory stimuli that can bother them. That said, the research aimed to better understand the relationship and specificities of the autistic person with the physical environment. The methodology included bibliographic research and the study of a room of existing proposed projects and multifunctional project applications designed for this space in a public school located in a public school in the municipality of São Mateus-ES.

Palavras-chave: Autismo; Arquitetura Escolar; Estímulos Sensoriais,

Palavras-chave: Autism; School Architecture; Sensory stimuli.,

DOI: 10.5151/eneac2022-041

Referências bibliográficas
  • [1] ALBUQUERQUE, Sheila Rodrigues de et al. Uma Revisão Sistemática sobre as contribuições
  • [2] do Design no Ambiente Construído para portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA), p.
  • [3] 23-41. In: 17º Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces HumanoTecnologia e o 17 º Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces e
  • [4] Interação Humano-Computador. Anais... São Paulo: Blucher, 2019.
  • [5] AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION et al. DSM-5: Manual diagnóstico e estatístico de
  • [6] transtornos mentais. Artmed Editora, 2014
  • [7] ARAUJO, Izabela Candido. Centro de desenvolvimento e ensino para crianças autistas
  • [8] para o município de Londrina - PR. 201 138 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação
  • [9] em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018
  • [10] BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF:
  • [11] Senado Federal, 1988.
  • [12] BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de
  • [13] Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: SEESP/MEC, 2008.
  • [14] DELGADO, Andrea Schäfers. Percepção dos cuidadores formais em relação a terapia de
  • [15] integração sensorial em adultos com transtorno do espectro do autismo. 2017. 112 f.
  • [16] Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas,
  • [17] Campinas, SP
  • [18] DRUMMOND, Ricardo et al. A estimulação cognitiva de pessoas com transtorno autista através
  • [19] de ambientes virtuais. Cadernos do IME-Série Informática, v. 13, p. 63-68, 2002.
  • [20] DUTRA, Micaela Scarpatti Jogaib. A importância do espaço físico para crianças com
  • [21] Transtorno do Espectro do Autismo (TEA): Proposta de intervenção em uma sala de
  • [22] recursos multifuncionais. 2021. 83f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Arquitetura
  • [23] e Urbanismo) – Instituto Federal do Espírito Santo, Colatina, 2021.
  • [24] DUTRA, Claudia Pereira; SANTOS, Martinha Clarete D.; GUEDES, Martha Tombesi. Manual
  • [25] de orientação: programa de implantação de sala de recursos multifuncionais. Brasília:
  • [26] MEC/SEESP, 2010.
  • [27] GARCIA, Priscila Mertens; MOSQUERA, Carlos Fernando França. CAUSAS NEUROLÓGICAS
  • [28] DO AUTISMO. O Mosaico: Revista de Pesquisa em Artes da Faculdade de Artes do Paraná,
  • [29] Paraná, v. 1, n. 5, jan./jun 2011.
  • [30] GUEDES, Nelzira Prestes da Silva; TADA, Iracema Neno Cecilio. A Produção Científica
  • [31] Brasileira sobre Autismo na Psicologia e na Educação. Psicologia: Teoria e Pesquisa, [s.l.], v.
  • [32] 31, n. 3, p. 303-309, set. 2015.
  • [33] KHARE, Rachna; MULLICK, Abir. Incorporating the behavioral dimension in designing inclusive
  • [34] learning environment for autism. Archnet-ijar, v.3, n.3, 2009.
  • [35] LACY, Marie Louise. O poder das cores no equilíbrio dos ambientes. São Paulo:
  • [36] Pensamento, 1996. 147p.
  • [37] LAUREANO, Claudia de Jesus Braz. Recomendações Projetuais para ambientes com
  • [38] atendimento de terapia sensorial direcionados a crianças com autismo. 2017. 190f.
  • [39] Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo,
  • [40] Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2017.
  • [41] MARTIN, Caren S.. Exploring the impact of the design of the physical classroom environment on
  • [42] young children with autism spectrum disorder (ASD). Journal Of Research In Special
  • [43] Educational Needs, [S.l.], v. 16, n. 4, p. 280-298, 19 nov. 2014
  • [44] MOMO, Aline Rpdrigues Bueno; SILVESTRE, Claudia; GRACIANI, Zodja. O processamento
  • [45] sensorial como ferramenta para educadores: facilitando o processo de aprendizagem. São
  • [46] Paulo: Editora Memnon, 2011.
  • [47] MOREIRA, Fábia Rosas; SILVA, Ricardo Dias. Habitação de Interesse Social rural na região
  • [48] metropolitana de Maringá, PR: avaliação pós-ocupação. Ambiente construído. Porto Alegre, v.
  • [49] 17, n. 3, p. 235-253, Jul. 2017 .
  • [50] MOSTAFA, Magda. An architecture for autism: Concepts of design intervention for the autistic
  • [51] user. International Journal of Architectural Research, [S.l], v.2, 2008.
  • [52] MOSTAFA, Magda. Architecture for autism: Autism ASPECTSS in School Design. ArchNetIJAR, v. 8, n. 1, 2014
  • [53] NUNES, Adriane Rodrigues. A importância do design de interiores para a inclusão social:
  • [54] proposta de Centro de Acompanhamento de crianças com autismo. 2017. 53 f. Trabalho
  • [55] de Conclusão de Curso (Graduação em Design). Universidade Federal de Uberlândia,
  • [56] Uberlândia, 2017
  • [57] POSAR, Annio; VISCONTI, Paola. Sensory abnormalities in children with autism spectrum
  • [58] disorder. Jornal de Pediatria (versão em Português), [S.l.], v. 94, n. 4, p. 342-350, jul. 2018
  • [59] VERGARA, Lizandra Garcia Lupi; TRONCOSO, Marcia Urbano; RODRIGUES, Gabriela
  • [60] Vargas. Acessibilidade entre mundos: uma arquitetura mais inclusiva aos autistas. Eneac,
  • [61] Fortaleza, p. 1-11, mai. 2018.
Como citar:

Dutra, Micaela Scarpatti Jogaib Dutra; Queiroz, Bárbara Terra; Santo, Amabeli Dell; "O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) E O AMBIENTE CONSTRUÍDO: PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA UMA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS.", p. 636-654 . In: Anais do IX Encontro Nacional sobre Ergonomia do Ambiente Construído X Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/eneac2022-041

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações