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O trabalho do designer e plataformas digitais da Economia do Compartilhamento segundo lideranças de design

The design work in Sharing Economy digital platforms according to design leaders

COSTA, Ana Carolina Ribeiro Ferreira da ; VELLOSO, Leandro Manuel Reis ;

Artigo:

Plataformas do fenômeno da Economia do Compartilhamento são definidas como negócios fundamentados em tecnologias computacionais (Souza et al., 2019) que oferecem serviços de conexão entre pessoas ou entre pessoas e objetos (True et al., 2017), por meio de plataformas digitais, manipulando grandes massas de usuários (Akhmedova et al., 2020). Por estarem fundamentadas em infraestruturas digitais, as empresas operadoras de plataformas, a fim de atingirem benefícios próprios, coletam, retém, analisam e acionam incontáveis dados gerados espontaneamente por qualquer usuário que utilizar seus produtos. Como descreve Zuboff (2020), “todos os aspectos da experiência humana são reivindicados como suprimentos de matéria prima e usados para finalidade de serem transformados em dados comportamentais”. Sendo assim, o design para experiência do usuário (UXD) passa a estar em um lugar estratégico na cadeia de funcionamento das plataformas enquanto instrumento de captação e retenção de clientes. Sob a perspectiva da realidade de países do sul global, o presente trabalho investiga a prática profissional do design sob o ponto de vista de lideranças de design, considerando o duplo papel executado por tais plataformas de, por um lado, proporcionar acesso às classes médias a serviços antes oferecidos apenas aos muito ricos enquanto, de outro, oferecem subempregos revestidos da retórica do empoderamento ou empreendedorismo à uma massa de trabalhadores desempregados (Beiguelman, 2020). Para tanto, a captação de dados foi feita através de entrevistas semi-estruturadas nas quais tratou-se dos temas: organização de equipes e atividades do dia a dia, abordagens de design com usuários, percepções a respeito do impacto do trabalho de design. O tema de formação do profissional de UXD surgiu de forma relevante e espontânea nas primeiras entrevistas, o que nos levou a incorporá-lo às demais. Foram entrevistadas oito pessoas que ocupavam cargos de liderança em empresas operadoras de plataformas digitais. As entrevistas foram transcritas e analisadas por meio do método diagrama de afinidades, a partir do qual obteve-se uma árvore taxonômica de três níveis com categorias conceituais geradas de forma indutiva. O nível mais alto conta com cinco categorias: Características organizacionais de empresas plataformas; Características do trabalho de design; Relacionamento entre designers e usuários; O valor do design para empresas plataformas; e Entendimentos sobre o campo do UX Design. Dentre as categorias obtidas, a mais interessante, talvez, seria aquela que diz respeito à compreensão do valor do design para empresas-plataformas. As lideranças observam que, de modo geral, as companhias se interessam pelo design por enxergar na área a capacidade de desenhar experiências agradáveis aos seus clientes e esperam que designers defendam os interesses dos usuários. No entanto, há uma preocupação muito grande em solucionar, antes de tudo, os problemas de negócio como forma de tornar o design mais relevante na hierarquia empresarial. As lideranças sugerem que o design não é executado em toda sua potência e almejam o status de "Design Estratégico", o qual se consolidaria com designers tomando decisões de alto nível que garantam o futuro das empresas. O desenho da profissão na economia do compartilhamento está, portanto, associado à proposição de produtos e serviços que conciliem as perspectivas dos usuários enquanto atendem, em primeiro lugar, às necessidades de sobrevivência e crescimento das empresas.

Artigo:

Sharing economy platforms are defined as computer technology based businesses (Akin et al., 2021; Du, 2020; Fedosov et al., 2018; Lasmar et al., 2019; Souza et al., 2019) that provide connection between people or access to goods and products (Dedema & Zhang, 2019; Li & Yu, 2019; True et al., 2017), through digital platforms, managing a great mass of users (Akhmedova et al., 2020). As digital infrastructure based, these businesses are able to collect and analyze a huge mass of user's data in order to accomplish their own goals. As described by Zuboff (2020), "all human experience aspects are required and used as raw material to be transformed in behavioral data". Thus, the user experience design occupies a strategic position in the operating chain of platforms as a tool to gain and retain customers. This work inquiry about the design praxis from the point of view of design leaderships and account about the perspective of developing countries in the global south, where these platforms perform a double role. On the one hand the platform provides access for middle classes to previously expensive services, on the other it subjects thousands of workers to underemployment whereas promotes rhetorical discourses about empowering and entrepreneurship (Beiguelman, 2020). For the investigation, the data collection was made by semi-structured interviews about the following themes: work activities and team's organizations; design research methods with users; design impact's perceptions. The ux designers formation's theme emerged in a relevant and spontaneous way in first interviews, soo it was incorporated as a theme for the others. We have talked to eight people that occupy leadership posts in operator companies of digital platforms. All the data was recorded and transcribed. For analysis the affinity diagram method was applied and we got a taxonomic tree with three levels of categories created inductively (Holtzblatt; Beyer, 2017). The highest level has five categories: Platform companies organization; Design work characteristics; Relationship between designers and users; The value of design for platform businesses; and Comprehensions about UX Design field. Among the five obtained categories, the most interesting of them, maybe, is the one that reveals the understanding about the design value. The leadership notes that, in general, the companies comprehends design as the responsable area that are capable to produce great user experiences for their customers and expect designers to defeat users interests. However there is a huge concern, by designers, about solving a company's problems as a way to bring more relevance to design into the business hierarchy. For leaders, the design area doesn't reach its highest potential and they aspire to the status of "Strategic Design", in which designers would be thinking and making decisions about the firm's future. So, we could conclude that in the Sharing Economy digital platforms designers work for delivery products and services that ensure, in the first place, the company's needs while reconciling the users' perspectives.

Palavras-chave: UX Design; Plataforma Digital; Economia Do Compartilhamento; Economia De Bicos,

Palavras-chave: UX Design; Digital platform; Sharing Economy; Gig Economy,

DOI: 10.5151/6spdesign-004

Referências bibliográficas
  • [1] AKHMEDOVA, A., Marimon, F., & Mas-Machuca, M. (2020). Winning strategies for customer loyalty in the sharing economy: A mixed-methods study. Journal of Business Research, 112, 33–44.
  • [2] BEIGUELMAN, G (2020). Coronavida: pandemia, cidade e cultura urbana. São Paulo: ECidade. https://www.academia.edu/download/66139289/coronavida_gbeiguelman.pdf
  • [3] SOUZA, C., SILVA, E., AZEVEDO. Emanuel, & DE ALMEIRA NETO, S. (2019). On the way: Developing an app for delivery mediation within the sharing economy concept. In K. Blashki & Y. Xiao (Eds.), International Conferences Interfaces and Human Computer Interaction 2019; Game and Entertainment Technologies 2019; and Computer Graphics, Visualization, Computer Vision and Image Processing 2019 (pp. 463–465).
  • [4] TRUE, N., GROSS, S., LINDER, C., MCALPINE, A., & PUTREVU, S. (2017). Bifurcating the user. Lecture Notes in Computer Science, 10290 LNCS, 313–329.
  • [5] ZUBOFF, S. (2020). A era do capitalismo de vigilância: a luta por um futuro humano na nova fronteira do poder (ed. 1). Intrínseca.
Como citar:

COSTA, Ana Carolina Ribeiro Ferreira da; VELLOSO, Leandro Manuel Reis; "O trabalho do designer e plataformas digitais da Economia do Compartilhamento segundo lideranças de design", p. 7-8 . In: Anais do 6º SPDesign - Seminário de Pesquisa do PPG Design FAU USP. São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/6spdesign-004

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