Artigo completo - Open Access.

Idioma principal

O software ereader como interface para a leitura ativa em smartphone

Oliveira , Alexandre ; Gonçalves, Berenice ;

Artigo completo:

A popularização dos smartphones configura um novo cenáriopara a leitura. As características destes aparelhos impõem padrões que afetam amaneira de ler e de produzir textos. A leitura de textos longos e atividadesintelectuais tornam-se mais complexas. Entretanto, pesquisas indicam que o usode smartphone para a leitura de livros cresce. A interface de um livro digitalé composta por níveis que compreendem o software ereader. Este estudo objetivaa análise de um exemplar deste tipo de software ereader como interface para a leituraativa em smartphone. Este tipo de leitura é típica de estudantes etrabalhadores intelectuais, e envolve além da leitura, atividades de comparaçãode textos, anotações, etc. Os resultados indicam que o smartphone não podeapoiar totalmente o processo de leitura ativa. Porém, o software ereaderoferece recursos que podem amenizar as fragilidades do smartphone e viabilizaro uso do dispositivo como suporte na leitura ativa.

Artigo completo:

Palavras-chave: Design de Interface, Software ereader, Leitura Ativa,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/cidi2017-090

Referências bibliográficas
  • [1] ADLER, Mortimer Jerome; DOREN, Charles Van. 2010. Como ler livros: O Guia Clássico para a Leitura Inteligente. São Paulo: É Realizações. BALLARD, B. 2007. Designing the mobile user experience. West Sussex: John & Sons. BARON, N. 2015. Words Onscreen: the fate of reading in a Digital World. New York: Oxford University Press.
Como citar:

Oliveira , Alexandre; Gonçalves, Berenice; "O software ereader como interface para a leitura ativa em smartphone", p. 966-976 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidi2017-090

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações