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O sentido das marcas de moda: editoriais de moda numa perspectiva semiótica

The meaning of fashion brands: fashion editorials in a semiotic perspective

BISCHOFF, Bruna Marina; MACHADO, Bruna Rosa; TAVARES, Carolina Savioli Marques; SCOZ, Murilo;

Artigo:

Esta pesquisa analisa, através da semiótica greimasiana, os arranjos discursivos produtores de sentido presente em editoriais de moda. Estes, não apenas se apresentam como peças publicitárias, mas também como ferramentas de demonstração e prescrição de modos de ser e parecer, cumprindo assim seu papel dentro do sistema de difusão de moda. Objetiva-se entender de que forma as estratégias de persuasão convergem para educar os leitores sobre os modos de saber e dever vestir. Volta-se o olhar para as revistas de moda masculina, tendo como corpus o editorial “Questão de Classe”, da revista GQ Brasil em sua edição de agosto de 2017, que utiliza a coleção de inverno 2017/18 da marca Giorgio Armani. Discutem-se os três níveis do Percurso Gerativo de Sentido, observando as reiterações do plano do conteúdo em relação à oposição semântica. Estas relações permitem a observação da construção da revista GQ como guia de estilo masculino.

Artigo:

This research analyzes, through the greimasian semiotics, the discursive arrangements that produce meaning in fashion editorials. These, do not present themselves only as advertising pieces, but also as tools of demonstration and prescription of ways of being and seem, fulfilling their role within the fashion diffusion system. It aims to understand how persuasion strategies converge to educate readers about ways of knowing and dressing. This analysis turns to men's fashion magazines, having as corpus the editorial "Questão de Classe", from the GQ Brazil magazine in its edition of August 2017, which uses the winter collection 2017/18 of the Giorgio Armani brand. The three levels of the Generative Course of Meaning are discussed, observing the reiterations of the Plan of Content in relation to the semantic opposition. These relations allow the observation of the construction of the GQ magazine as a male style guide.

Palavras-chave: análise semiótica, revista masculina, design de moda,

Palavras-chave: semiotic analysis, male magazine, fashion design,

DOI: 10.5151/ped2018-4.2_ACO_52

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

BISCHOFF, Bruna Marina; MACHADO, Bruna Rosa; TAVARES, Carolina Savioli Marques; SCOZ, Murilo; "O sentido das marcas de moda: editoriais de moda numa perspectiva semiótica", p. 3569-3580 . In: Anais do 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design (2018). São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2018-4.2_ACO_52

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