Resumo - Open Access.

Idioma principal

O RÓTULO É A CERVEJA: uma análise semiótica de conteúdo

Mattos, Jader ; Nojima, Vera Lúcia ; Braida, Frederico ;

Resumo:

O presente artigo apresenta parte da pesquisa de mestrado sobre a linguagem inovadora dos rótulos de cervejas artesanais contemporâneas. Refere-se à fase de análise e tem como objetivo descrever os procedimentos adotados durante a pesquisa. Toma como método as técnicas de análise de conteúdo desenvolvidas por Laurence Bardin. Desenvolve-se sob a perspectiva de uma análise de conteúdo não-verbal, tendo como viés as dimensões semióticas da linguagem (sintática semântica e pragmática). Apresenta-se como resultado a presença de diferentes abordagens na linguagem do design dos rótulos de cervejas artesanais brasileiras. A presença ou a ausência de determinados signos revelam que vigoram no segmento cervejeiro rótulos que conservam uma linguagem tradicional e outros que assumem uma linguagem inovadora.

Artigo selecionado para publicação na ESTUDOS EM DESIGN (https://www.eed.emnuvens.com.br/design/)  

Resumo:

Palavras-chave: rótulos de cervejas; análise de conteúdo; linguagem.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0122

Referências bibliográficas
  • [1] BANKS, Marcus. Métodos formalistas. In: Dados visuais para pesquisa qualitativa: Coleção Pesquisa Qualitativa. Rio de Janeiro: Bookman, 2009, p. 63 – 6
  • [2] BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
  • [3] BRAIDA, Frederico; NOJIMA, Vera Lúcia. Tríades do design: Um olhar semiótico sobre a forma, o significado e a função. Rio de Janeiro: Rio Books, 2014.
  • [4] CHEVALIER, Jean, GHEERBRANT, Alain. Dicionário de símbolos: (mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, figuras, cores, números). Rio de Janeiro: José Olympio, 2008.
  • [5] FONTANELLA, Bruno José Barcellos; RICAS, Janete; TURATO, Egberto Ribeiro. Amostragem por saturação em pesquisas qualitativas em saúde: contribuições teóricas. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 24(1):17-27, jan, 2008.
  • [6] GIBSON, Clare. Como compreender símbolos: guia rápido sobre simbologia nas artes. São Paulo: Senac, 2012.
  • [7] CALAGIONE, Sam. A produção de cervejas extremas nos Estados Unidos. In: HALES, Steven D. Cerveja e Filosofia. Rio de Janeiro: Tinta Negra Bazar Editorial, 2010, p. 112 – 126.
  • [8] HINDY, Steave. A revolução da cerveja artesanal: como um grupo de cervejeiros está transformando a bebida mais apreciada do mundo. São Paulo: Tapioca, 2015.
  • [9] MORADO, Ronaldo. Larousse da cerveja. São Paulo: Larousse do Brasil, 200
  • [10] OLIVEIRA, Henrique; DRUMOND, Hélcio. Brasil Beer: O guia de cervejas brasileiras. São Paulo: Gutemberg, 2013.
Como citar:

Mattos, Jader; Nojima, Vera Lúcia; Braida, Frederico; "O RÓTULO É A CERVEJA: uma análise semiótica de conteúdo", p. 1440-1452 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0122

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações