Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

O que dizem os professores sobre a colaboração entre estudantes de design em disciplinas de projetos?

What do professors say about collaboration among design students in project disciplines?

SILVA, Arabella N. G ;

Artigo:

O trabalho em equipe é utilizado por professores de projetos nos cursos superiores de design, porém sabe-se pouco sobre o estímulo à colaboração entre os estudantes. Nesse contexto, o objetivo deste artigo é identificar dificuldades e contribuições para estimular a colaboração entre os estudantes de design durante o desenvolvimento de projetos em equipe. Para atingir este objetivo, o tema colaboração foi debatido entre oito professores de projetos por meio de um Grupo Focal. Os resultados permitem inferir que a colaboração é tratada pelos participantes como um comportamento pessoal dos estudantes e que o estímulo à colaboração não é um objetivo consciente do professor de projetos. Por consequência, a atuação do professor se dá de maneira reativa aos problemas gerados pela falta de colaboração e não proativa no sentido de incentivá-la.

Artigo:

Teamwork is used by project professors at Higher Education Design courses, but little is known about stimulating collaboration among students. Considering this context, the aim of this article is to identify difficulties and contributions to stimulate collaboration among design students during the development of projects through teamwork. To achieve this goal, the theme collaboration was discussed with eight project professors through a Focus Group. The results allow us to infer that collaboration is treated by the participants as a personal behavior of the students and that the stimulus to collaboration is not a conscious goal of the projects professor. Consequently, the professor performance is reactive in relation to the problems generated by lack of collaboration and not proactive in order to encourage it.

Palavras-chave: Ensino de projetos; Colaboração; Educação em design.,

Palavras-chave: Projects teaching; Collaboration; Design education.,

DOI: 10.5151/ped2022-9253971

Referências bibliográficas
  • [1] BYUN, Sang-Eun; KIM, Hyejeong; DUFFEY, Melanie. A multicourse collaborative project within a global context: multidimensional learning outcomes for merchandising and interior design majors. Clothing and Textiles Research Journal, v. 30, n. 3, p. 200-216, 2012. BELTRANO, S. Título do livro. Curitiba: Editora, 2007.
  • [2] CHO, Ji Y.; CHO, Moon-Heum; KOZINETS, Nadya. Does the medium matter in collaboration? Using visually supported collaboration technology in an interior design studio. International Journal of Technology and Design Education, DOI 10.1007/s10798-015-9322-3, p. 1-20, 2015.
  • [3] DIAS, Maria R. A. C. O ensino do design: a interdisciplinaridade na disciplina de projeto em design. 2004. 176f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004. 
  • [4] DINHAM, Sarah M. Teaching as design: theory, research and implications for design teaching. Design Studies, v. 10, n. 2, p. 80-88, 1989.  
  • [5] FLEISCHMANN, Katja; DANIEL, Ryan J. Increasing authenticity through multidisciplinary collaboration in real-life scenarios in digital media design education. Co-design, v. 6, n. 2, p. 61-74, 2010. 
  • [6] HENNESSY, Sara; MURPHY, Patricia. The potential for collaborative problem solving in design and technology. International Journal of Technology and Design Education, n. 9, p. 1-36, 1999. 
  • [7] HILU, Luciane. Metodologia de projeto com abordagem em Design Thinking: uma proposta metodológica de aprendizagem colaborativa. 2016. 455f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2016. 
  • [8] KARAKAYA, Ahmet F.; SENYAPILI, Burcu. Rehearsal of professional practice: impacts of web-based collaborative learning on the future encounter of different disciplines. International Journal of Technology and Design Education, DOI 10.1007/s10798-006-9013-1, n. 18, p. 101-117, 2007. 
  • [9] KRUEGER, Richard A.; CASEY, Mary A. Focus Groups. A practical guide for applied research. 5ed. Thousand Oaks: SAGE, 2015. 
  • [10] LA HARPE, Barbara de; PETERSON, J. F.; FRANKHAN, Noel; ZEHNER, Robert; NEALE, Douglas; MUSGRAVE, Elizabeth; MC DEMOTT, Ruth. Assessment Focus in Studio: What is Most Prominent in Architecture, Art and Design? International Journal of Art and Design Education, v. 28, n. 1, p. 37-51, 2009. 
  • [11] LEE, Jeehyun. The integrated design process from the facilitator’s perspective. International Journal of Art and Design Education, v. 33, n. 1, p. 141-156, 2014. 
  • [12] LEE, Nicolette. Project methods as the vehicle for learning in undergraduate design education: a typology. Design Studies, v. 30, n. 5, p. 541-560, 2009. 
  • [13] MARTINS, Vinícius S.; WOLFF, Fabiane. Competências em disciplinas de Projeto de Produto. Estudos em Design, v. 23, n. 2, p. 37-58, 2015. 
  • [14] MONTAGNA, Gianni; CARVALHO, Cristina; CARVALHO, Hélder; CATARINO, André. O designer de produto como elemento de ligação nas equipas multidisciplinares. Revista Lusófona de Educação, n.20, p.99-108, 2012. 
  • [15] OBEIDAT, Asem; AL-SHARE, Raed. Quality Learning Environments: Design-Studio Classroom. Asian Culture and History, v. 4, n. 2, p. 165-174, 2012. 
  • [16] OH, Yeonjoo; ISHIZAKI, Suguru; GROSS, Mark D.; DO, Ellen Y. A theoretical framework of design critiquing in architecture studios. Design Studies, v. 34, n. 3, p. 302-325, 2013.  
  • [17] OLIVEIRA, Izabel M. O ensino de projeto na graduação em design no Brasil. 2009. 140f. Tese (Doutorado em Design) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009. 
  • [18] OLIVEIRA, Mírian; FREITAS, Henrique. Focus Group, método qualitativo de pesquisa: resgatando a teoria, instrumentalizando o seu planejamento. RAUSP, São Paulo, v. 33, n. 3, jul-set, 1998. 
  • [19] PONS, Ivo E. R. Metodologia de projeto em design. Ensino em uma realidade complexa que busca a sustentabilidade. 2011. 220f. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2011. 
  • [20] RODRIGUES, Roberta P. G. Desafios e perspectivas no ensino de design: experiência na disciplina DSG1002 - Projeto Planejamento na PUC Rio. 2013. 134f. Tese (Doutorado em Design) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013. 
  • [21] RYAN, Katherine E.; GANDHA, Tysza; CULBERTSON, Michael J.; CARLSON, Crystal. Focus Group Evidence: Implications for Design and Analysis. American Journal for Evaluation, v. 35, n. 3, p. 328-345, 2014. 
  • [22] SCHÖN, D. Educando o profissional reflexivo. Porto Alegre: ARTMED, 2000. 
  • [23] SHIH, Shen-Guan; HU, Tsung-Pao; CHEN, Ching-Nan. A game theory-based approach to the analysis of cooperative learning in design studios. Design Studies, n. 27, p. 711-722, 2006. 
  • [24] SILVA, Arabella Natal Galvão da; HEEMANN, Adriano. Cooperação e competição entre estudantes de design: recomendações ao professor fundamentadas no jogo Dilema do Prisioneiro. Design e Tecnologia, n. 15, p. 68-80, 2018. 
  • [25] ______. Os componentes da colaboração na educação em design. Plural Design, v.3, p.66 – 76, 2020.
  • [26] VIDIGAL, Emerson J. Ensino de Projeto Arquitetônico: um estudo sobre as práticas didáticas no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Paraná. 350f. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.
Como citar:

SILVA, Arabella N. G; "O que dizem os professores sobre a colaboração entre estudantes de design em disciplinas de projetos?", p. 4073-4090 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2022-9253971

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações