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O que devo levar quando saio em Curitiba? Recurso pedagógico acessível e digital para auxílio da estimulação visual de alunos com baixa visão

What should I bring when I go out in Curitiba: accessible and digital pedagogical resource to aid visual stimulation for students with low vision

Lukasinski, Mariana ; Lima, Caroline Rodrigues de ; Reque, Marluce ; Bueno, Juliana ;

CIDI:

A baixa visão refere-se a deficiência visual mais frequente em âmbito mundial e nacional, atingindo aproximadamente 6 milhões de pessoas da população brasileira. Quando acometido por esta deficiência, o indivíduo necessita de um trabalho focado no aperfeiçoamento da sua eficiência visual. Sendo assim, os Centros de Atendimento Educacional Especializado (CAEEs) têm, entre as suas atividades, o trabalho da Estimulação Visual, por meio de um programa específico. Visando contribuir neste contexto de trabalho dos CAEEs, o presente estudo faz parte de um projeto de pesquisa que visa desenvolver recursos pedagógicos acessíveis em contexto digital e apresenta a proposição do recurso "O que devo levar quando saio em Curitiba?". Sendo assim, a partir da metodologia para o Design Centrado no Humano da IDEO (2015), este artigo traz a proposição do recurso pautado em recomendações de acessibilidade para o público com baixa visão e aborda sobre os resultados obtidos com a validação que contou com grupo focal e ensaio de interação com docentes e discentes do CAEE parceiro no projeto.

CIDI:

Low vision refers to the most common visual impairment worldwide and nationally, affecting approximately 6 million people in the Brazilian population. When affected by this deficiency, the individual needs work focused on improving their visual efficiency. Therefore, the Specialized Educational Service Centers (CAEEs) have, among their activities, Visual Stimulation work, through a specific program. Aiming to contribute to this work context of CAEEs, this study is part of a research project that aims to develop accessible pedagogical resources in a digital context and presents the proposition of the resource "What should I take when I go out in Curitiba?". Therefore, based on the methodology for Human-Centered Design from IDEO (2015), this article proposes the resource based on accessibility recommendations for the public with low vision and an approach to the results obtained with the validation that contours with a group focal point and interaction rehearsal with teachers and students from CAEE, a partner in the project.

Palavras-chave: baixa visão, acessibilidade, tela multitoque,

Palavras-chave: low vision, accessibility, multitouch screen,

DOI: 10.5151/cidiconcic2023-36_649396

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Como citar:

Lukasinski, Mariana; Lima, Caroline Rodrigues de; Reque, Marluce; Bueno, Juliana; "O que devo levar quando saio em Curitiba? Recurso pedagógico acessível e digital para auxílio da estimulação visual de alunos com baixa visão", p. 553-566 . In: . São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidiconcic2023-36_649396

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