Dezembro 2020 vol. 8 num. 5 - Colóquio Internacional de Design 2020

Artigo completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

O que a pós-graduação pode esperar dostecnólogos em Design de Interiores: relato deexperiência na disciplina Projeto Interdisciplinar

What graduate course can expect from undergraduate student in Interior Design:experience report in the discipline Interdisciplinary Project

Brito, Thábata Regina de Souza ; Pessôa, Sâmela Suélen Martins Viana ;

Artigo completo:

O presente artigo compreende o relato de experiência teórico-prática de ensino trabalhada nadisciplina Projeto Interdisciplinar de um curso tecnólogo em design de interiores, realizada em trêscampus da região metropolitana de Belo Horizonte - MG. A pesquisa evidenciou situações reais,presentes no cenário complexo que envolvem a atuação em design e promove a formação continuadapara alunos tecnólogos na pós-graduação. Para isso, será apresentado o percurso teórico quefundamentou as construções teórico-reflexivas, tais como: o ensino superior em design de interiores;os processos didáticos adotados na disciplina; o protagonismo do discente; método e ferramentas dodesign que exploram a geração de solução que tocam dimensões estratégicas em design. Como partedo desenho metodológico, o artigo se caracteriza pela pesquisa do tipo qualitativa com estudoexploratório para fundamentar teorias e o relato de experiência que possibilitou evidenciar as práticasde ensino e resultados obtidos com a experimentação projetual.

Artigo completo:

This article comprises the report of theoretical-practical experience of teaching worked in thediscipline Interdisciplinary Project in the technologist course in interior design, accomplished at threecampuses in the metropolitan region of Belo Horizonte - MG. The research showed real situations,present in the complex scenario that involves acting in design and promotes continuing education fortechnologist students in graduate school. For this purpose, a theoretical path will be presented thatfounded the theoretical-reflective constructions, such as: higher education in interior design; thedidactic processes adopted in the discipline; the protagonism of the student; design method and toolsthat explore the procreate of solutions that touch strategic dimensions in design. As part of themethodological design, the article is characterized by qualitative research with an exploratory study tosupport theories and experience reporting that made it possible to highlight teaching practices andresults obtained with project experimentation.

Palavras-chave: Formação Tecnóloga; Design de Interiores; Design Estratégico; Relato de Experiência,

Palavras-chave: Technological Training; Interior Design; Strategic Design; Experience report,

DOI: 10.5151/cid2020-96

Referências bibliográficas
  • [1] BAUMAN, Zygmaunt. Modernidade Líquida Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 200
  • [2] CARDOSO, Rafael. Design para o mundo complexo. São Paulo: Cosac Naify, 201
  • [3] CELESTINO et al, 2020. Metodologias ativas de ensino - aprendizagem da formação de enfermeiros. Revista Artigos.com, volume 17, 2020.
  • [4] DESIGN COUNCIL. Disponível em: . Acesso em 10 de Agosto de 2020.
  • [5] FERNANDES, Domingos. Ensino e avaliação no ensino superior: reflexões a partir da pesquisa realizada no âmbito do projeto Avena. Cad. Cedes, Campinas, v. 36, n. 99, p. 223-238, maio-ago., 2016.
  • [6] JONES, Peter H. Systemic Design Principles for Complex Social Systems. Social Systems and Design, Gary Metcalf editor. Volume 1 2013
  • [7] MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Diploma dos tecnólogos vale para concursos e pós graduação. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/busca-geral/209-noticias/564834057/15698-diploma-dostecnologos-vale-para-concurso-e-pos-graduacao acessado em 14 de agosto de 2020.
  • [8] MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. PORTAL DO MEC – E-MEC –CONSULTA INTERATIVA, 2020. Disponível em: http://emec.mec.gov.br/acessado em 20 de agosto de 2020.
  • [9] MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. PORTAL DO MEC – E-MEC –CONSULTA TEXTUAL, 2020. Disponível em: http://emec.mec.gov.br/acessado em 20 de agosto de 2020.
  • [10] MORAES, Dijon de. Metaprojeto como modelo projetual. In: Strategic Design Research Journal, p. 62-68 maio-agosto, 20
  • [11] RIO MANSO. História de Rio Manso. Disponível em: https://www.riomanso.mg.gov.br/detalhe-damateria/info/historia-de-rio-manso/6501 acessado em 21 de agosto de 2020.
  • [12] SCHNAIDER, Sílvia Helena de C. ; FREITAS, Sydney Fernandes de. Os cursos superiores de design no Brasil. Diálogo com a Economia Criativa, Rio de Janeiro, v. 1, n. 3, p. 58-75, set./dez. 2016.
  • [13] SCHNAIDER, Sílvia Helena de C. ; FREITAS, Sydney Fernandes de. A distribuição dos cursos superiores no Brasil. 2º SIMPÓSIO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN DA ESDI. Rio de Janeiro, 2016.
  • [14] THENINT, J Rosttedt in. A escada do Design. In Commission of the European Communities. Design as a driver of user-centred innovation. Brussels, 2009.
  • [15] VIANNA, Maurício; et al. Design thinking: inovação em negócios. Rio de Janeiro: MJV Press, 2012.
Como citar:

Brito, Thábata Regina de Souza; Pessôa, Sâmela Suélen Martins Viana; "O que a pós-graduação pode esperar dostecnólogos em Design de Interiores: relato deexperiência na disciplina Projeto Interdisciplinar", p. 1277-1291 . In: Anais do Colóquio Internacional de Design 2020. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cid2020-96

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações