Artigo completo - Open Access.

Idioma principal

O protagonismo Autista na escola: uma proposta de artefato que estimule a contação de histórias e a formação de laços verdadeiros

Pacheco, Raquel Pereira ; Silva , Tiago Barros Pontes e ;

Artigo completo:

A proposta do presente relato é discutir aconfecção de um artefato que auxilie a expressão autônoma, consentida e verdadeira decrianças, em especial as neuroatípicas, que permita compartilhar históriassignificativas com diferentes pessoas, possibilitando a formação de laços, pormeio de sua manipulação e interferência. A partir de revisões deliteratura e entrevistas semiestruturadas, foi possível mapear um recorte docontexto da educação inclusiva em Brasília, em especial com crianças eadolescentes autistas. A partir da síntese de requisitos e a inspiração emautores autistas como Grandin, Lawson, Zucher-long e Fleischmann, ocompartilhamento de narrativas e a voz ativa para contar histórias foi definidocomo o principal ponto de destaque do sistema a ser projetado. O sistemaproposto pode sofrer interferência de diversos atores, e pode evoluirorganicamente se adequando às necessidades que surjam a partir do momento desua implementação.

Artigo completo:

Palavras-chave: Autismo, inclusão, educação, contação de histórias ,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/cidi2017-036

Referências bibliográficas
  • [1] ALVES, Rubens. 200 A escola com a qual sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir. Campinas: Papirus. BLUME, Harvey. 1998. Neurodiversity: on the neurological underpinnings of geekdom. The Atlantic. , recuperado 18 de junho de 2017.
Como citar:

Pacheco, Raquel Pereira; Silva , Tiago Barros Pontes e; "O protagonismo Autista na escola: uma proposta de artefato que estimule a contação de histórias e a formação de laços verdadeiros ", p. 373-384 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidi2017-036

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações