Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

O professor e a elaboração de materiais didáticos gráficos para a visualização coletiva de informações

The teacher and the design of graphical educational artifacts for the collective visualization of information

Cadena, Renata Amorim; Coutinho, Solange Galvão;

Artigo Completo:

Descreve convergências e discrepâncias entre duas pesquisas que se ocupam de produções gráficas realizadas por professores para as suas vivências em sala de aula: as mensagens escritas na lousa e aquelas formatadas em slideshows. Embora tenham diferentes objetivos e metodologias, ambas visam à valorização das práticas gráficas na escola.

Artigo Completo:

This article describes the similarities and differences between two studies regarding the graphic productions made by teachers within the classroom: the messages written on the chalkboard and those formatted in slideshows. Although they have different objectives and methodologies, both aim to promote the graphic practices at school.

Palavras-chave: design da informação, lousa, apresentação de slides,

Palavras-chave: information design, chalkboard, slide presentation,

DOI: 10.5151/despro-v-silid-iv-simar-001

Referências bibliográficas
  • [1] ARAUJO, J. C. S. Entre o quadro-negro e a lousa virtual: permanências e expectativas. In: Anais da Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 29-4, 2006.
  • [2] BURKE, L. A.; JAMES, K. E. PowerPoint-based lectures in business education: an empirical investigation of student-perceived novelty and effectiveness. Business Communication Quarterly. 2008, v.71, n.3: 277-296.
  • [3] CADENA, R. A. Linguagem gráfica efêmera: uma investigação acerca das mensagens produzidas no quadro em escolas do Recife de ensino fundamental. Monografia não publicada. Departamento de Design. UFPE, Recife – Brasil, 2010.
  • [4] ________. Aperfeiçoando projeções – Experiências de formações em design de apresentações digitais de slides (ADS) com estudantes de licenciatura de Pernambuco. Dissertação de mestrado publicada. PPGDesign. UFPE, Recife – Brasil, 201
  • [5] COUTINHO, S. G.; LOPES, M. T. Design para educação: uma possível contribuição para o ensino fundamental brasileiro. In: BRAGA, Marcos da Costa (Org.). O papel social do design gráfico. São Paulo: SENAC, 2011.
  • [6] FARKAS, D. K. Toward a better understanding of PowerPoint deck design. Information Design Journal + Document Design, 2006, v.4, n.2: 162-171.
  • [7] LEVY, M.; KIMBER, K. Developing an approach for comparing students’ multimodal text creations: A case study. Australasian Journal of Educational Technology, 2009 v.25, n.4: 489-508.
  • [8] LOPES, M. T. (2013). Apresentação e discussão do Modelo Exploratório de Intervenção de Design – MEID: a ação em parceria como metodologia para o desenvolvimento da formação acadêmica em design. Artigo não publicado. Departamento de Design. UFPE: Recife –Brasil.
  • [9] MAYER, R. E. Applying the Science of Learning: Evidence-Based Principles for the Design of Multimedia Instruction. In: American Psychologist, vol 63(8), nov 2008, 760-76
  • [10] TUFTE, E. R. The cognitive style of PowerPoint: pitchin out corrupts within. Connecticut: Graphics Press, 2008.
  • [11] TWYMAN, M. L. A schema for the study of graphic language. In: Paul A. Kolers, Merald E. Wrolstad & Herman Bouma (Org.). Processing of visible language. Nova York & Londres: Plenum Press, 1979, v.1: 117-150.
  • [12] TWYMAN, M. L. Further thoughts on a schema for describing graphic language. Proceedings of the 1st International Conference on Typography and Visual Communication, 2002, 329-350. Thessaloniki, Greece: University of Macedonia Press.
  • [13] WYATT-SMITH, C.; KIMBER, K. Valuing and evaluating student-generated online multimodal texts: Rethinking what counts. English in Education, 2005, v. 39, n.2: 22-43.
Como citar:

Cadena, Renata Amorim; Coutinho, Solange Galvão; "O professor e a elaboração de materiais didáticos gráficos para a visualização coletiva de informações", p. 1-10 . In: Anais do V Simpósio sobre o Livro Didático de Língua Materna e Língua Estrangeira & do IV Simpósio sobre Materiais e Recursos Didáticos [=Blucher Design Proceedings, v.2, n.6]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-v-silid-iv-simar-001

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações