Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

O processo projetual nas disciplinas práticas dos cursos de bacharelados em design para ambientes no Brasil.

The design process in the practical disciplines of bachelor's degrees in design for environments in Brazil.

BRITO, Thábata Regina de Souza ; TARALLI, Cibele Haddad ;

Artigo:

Esse trabalho apresenta um recorte da pesquisa de doutorado sobre a prática de projeto em design para ambientes a respeito das configurações do ensino no processo projetual nas disciplinas práticas dos cursos de bacharelados em design para ambientes no ensino superior brasileiro. A investigação se desenvolve com base em levantamento do referencial teórico e pesquisa de campo, com entrevista estruturada e questionários com questões abertas e fechadas para docentes de quatro instituição do ensino superior, que lecionam nas disciplinas de práticas projetuais nos cursos de bacharelados do campo do design para ambiente. No momento atual, o estudo caracteriza o ensino superior em design para ambientes, com uma investigação sobre a história dos cursos das instituições selecionadas, assim como a análise das matrizes curriculares dos cursos de: Design de Ambientes - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG); Design de Interiores - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Superior em Decoração - Universidade Federal da Bahia (UFB) e o Design de Interiores - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (FEBASP). Concomitantemente com o referencial teórico, o estudo desenvolve a pesquisa de campo nas categorias de pesquisa qualitativa e quantitativa na modalidade de estudo de reconhecimento sobre o ensino dos processos projetuais adotados pelos docentes nas disciplinas de práticas de projetos ensinadas e utilizadas nos cursos citados acima. A pesquisa de campo propõe identificar os métodos projetuais e pedagógicos, entre outros recursos utilizados pelos docentes para conseguir ensinar alunos a projetarem ambientes nas disciplinas práticas, como também, reconhecer as dificuldades, escolhas feitas em sala de aula e prerrogativas necessárias para ensinar projeto nesse campo. As análises das respostas da pesquisa de campo possibilitarão confrontar e ou validar os dados analisados e fundamentar o ensino do processo projetual nos cursos de bacharelado nas academias brasileiras.

Artigo:

This work presents an excerpt of the doctoral research on the practice of design in design for environments regarding the teaching configurations in the design process in the practical disciplines of bachelor's degrees in design for environments in Brazilian higher education. The investigation is developed based on a survey of the theoretical framework and field research, with structured interviews and questionnaires with open and closed questions for professors from four higher education institutions, who teach in the disciplines of design practices in bachelor courses in the field of design. for environment. At the present time, the study characterizes higher education in design for environments, with an investigation into the history of the courses of the selected institutions, as well as the analysis of the curricular matrices of the courses of: Design of Environments - State University of Minas Gerais (UEMG ); Interior Design - Federal University of Rio de Janeiro (UFRJ); Degree in Decoration - Federal University of Bahia (UFB) and Interior Design - University Center of Fine Arts of São Paulo (FEBASP). Concurrently with the theoretical framework, the study develops field research in the categories of qualitative and quantitative research in the recognition study modality on the teaching of design processes adopted by professors in the disciplines of design practices taught and used in the courses mentioned above. The field research proposes to identify the design and pedagogical methods, among other resources used by teachers to be able to teach students to design environments in practical subjects, as well as to recognize the difficulties, choices made in the classroom and prerogatives necessary to teach design in this field. The analysis of the field research responses will make it possible to confront and/or validate the analyzed data and to support the teaching of the design process in bachelor courses in Brazilian academies.

Palavras-chave: Design para ambientes, processo projetual, educação superior, ensino,

Palavras-chave: Design for environments, design process, higher education, teaching,

DOI: 10.5151/6spdesign-052

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

BRITO, Thábata Regina de Souza; TARALLI, Cibele Haddad; "O processo projetual nas disciplinas práticas dos cursos de bacharelados em design para ambientes no Brasil.", p. 103-104 . In: Anais do 6º SPDesign - Seminário de Pesquisa do PPG Design FAU USP. São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/6spdesign-052

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações