Artigo - Open Access.

Idioma principal

O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS VIA CROWD-DESIGN: OPORTUNIDADES PARA A SUSTENTABILIDADE

Dickie, Isadora Burmeister ; Santos, Aguinaldo dos ; Bottanelli, Greta ; Cuccu, Michele ;

Artigo:

O presente artigo avalia as implicações para a sustentabilidade do processo de desenvolvimento de produtos realizados em plataformas de Crowd‐Design. O texto é baseado em pesquisa‐ação em andamento no Núcleo de Design e Sustentabilidade da UFPR, através do Projeto Sustainability Maker. Com base na literatura e nos resultados obtidos com a realização da primeira etapa do estudo em andamento, é apresentada uma análise comparativa do modelo ortodoxo do processo de desenvolvimento de produtos com um modelo baseado no Crowd‐Design, incluindo recomendações para aplicações práticas bem como as principais vantagens e desvantagens desta abordagem de projeto sob a ótica da sustentabilidade.

Artigo:

This paper assesses the implications for the sustainability of the product development process performed in Crowd‐Design platforms. The text is based on action research in progress at the Andlt;blind reviewAndgt; through Sustainability Maker Project. It presents also a comparative analysis of the orthodox model of the product development process with a model based on Crowd‐Design, based on the literature and the results obtained by carrying out the first stage of the ongoing study. It includs recommendations for practical applications as well as main advantages and disadvantages of this project from the perspective of sustainability approach.

Palavras-chave: inovação, PDP, Crowd‐Design, design para a sustentabilidade., innovation, DPP, Crowd‐Design, design for sustainability,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/designpro-ped-01341

Referências bibliográficas
  • [1] ABRAHAMSON, Shaun; RYDER, Peter; UNTERBERG, Bastian. Crowdstorm: the future of innovation, ideas and problem solving. New Jersey: John Wiley Andamp; Sons, Inc., Hoboken, 2013.
  • [2] ADAMS, Samantha A. Sourcing the crowd for health services improvement: The reflexive patient and "share‐your‐experience" websites. In: Social science Andamp; medicine, v. 72, n. 7, p. 1069‐1076, 2011.
  • [3] ALBORS, J; RAMOS, J. C.; HERVAS, J. L. New learning network paradigms: Communities of objectives, Crowd‐Sourcing, wikis and open source. In: International Journal of Information Management, v. 28, n. 3, p. 194‐202, 2008.
  • [4] ALONSO, O. Implementing Crowd‐Sourcing‐based relevance experimentation: an industrial perspective. Information Retrieval, v. 16, n. 2, p. 101–120, 2012. Disponível em: Andlt;http://link.springer.com/10.1007/s10791‐012‐9204‐1Andgt;. Acesso em: 9/4/201
  • [5] ALONSO, O.; MIZZARO, S. Using Crowd‐Sourcing for TREC relevance assessment. Information Processing Andamp; Management, v. 48, n. 6, p. 1053–1066, 2012. Disponível em: Andlt;http://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S0306457312000052Andgt;. Acesso em: 24/3/2014.
  • [6] ALSEVER, Jennifer. What is Crowd‐Sourcing? 2008. Disponível em: Andlt;http://www.cbsnews.com/news/what‐is‐Crowd‐Sourcing/Andgt; Acesso em: 28/03/2014. AZZAM, T.; JACOBSON, M. R. Finding a Comparison Group: Is Online Crowd‐Sourcing a Viable Option? In: American Journal of Evaluation, v. 34, n. 3, p. 372‐384, 2011.
  • [7] BANNERMAN, S. Crowdfunding Culture. In: Journal of Mobile Culture, v. 7, n. 1, p. 01‐ 30, 2013.
  • [8] BAXTER, M. Projeto de produto: guia prático para o desenvolvimento de novos produtos. São Paulo: Edgard Blücher, 2000.
  • [9] BELLEFLAMME, Paul; LAMBERT, Thomaz; SCHWIENBACHER, Armin. Crowdfunding: Tapping the Right Crowd. In: ECORE International Association for Research and Teaching, 2011. Disponível em: http://www.ecore.be/DPs/dp_1310721784.pdf Acesso em: 27/04/2014.
  • [10] CREATIVE COMMONS. Licenças. Disponível em: http://creativecommons.org/licenses/. Acesso em 28/03/2014.
  • [11] CRUL, M., DIEHL, J. C. Design for sustainability: a practical approach for developing economies. Paris: United Nations Environmental Programme, Technical University Delft, 2006.
  • [12] GOMES, Nivaldo Simões. Proposta de Critérios para Seleção de Ferramentas da Dimensão Ambiental do Design Sustentável. Dissertação de Mestrado em Design. Programa de Pós‐Graduação em Design da UFPR, 2011.
  • [13] NEEDEL, Steve. Meet The New Consumer. 20 Disponível em: Andlt;http://www.greenbookblog.org/2013/09/11/meet‐the‐new‐consumer/Andgt; Acesso em: 28/03/2014.
  • [14] PEREIRA, A. F. Da sustentabilidade ambiental e da complexidade sistêmica no design industrial de produtos. In: Estudos em Design, Rio de Janeiro, v. 10, n. 1, p. 37‐61, 2003
  • [15] PRIVE, Tanya. What Is Crowdfunding And How Does It Benefit The Economy. 2012. Disponível em: Andlt;http://www.forbes.com/sites/tanyaprive/2012/11/27/what‐is‐ crowdfunding‐and‐how‐does‐it‐benefit‐the‐economy/Andgt; Acesso em: 29/03/2014.
  • [16] ROBSON, C. Real world research: a resource for social scientists and practitioner. Oxford: Blackwell, 1993.
  • [17] ROZENFELD, H.; FORCELLINI, F.A.; AMARAL, D.C.; TOLEDO, J.A.; SILVA, S. ALLIPRANDINI,
  • [18] D.H.; SCALICE, R.K. Gestão de desenvolvimento de produtos: uma referência para a melhoria do processo. São Paulo: Saraiva, 2006.
  • [19] SANTOS, Onélio Luis S. Considerações sobre a propriedade intelectual no processo de globalização mundial e integração regional, com uma sucinta abordagem sobre sua proteção no Mercosul e no Brasil. Jus Navigandi, Teresina, ano 6, n. 52, 1 nov. 2001. Disponível em: Andlt;http://jus.com.br/artigos/2436Andgt;. Acesso em: 27/04/2014.
  • [20] SUSTAINABILITY MAKER PLATFORM. Disponível em: Andlt;http://sustainabilitymaker.org/Andgt;. Acesso em: 30/03/2014.
  • [21] TAPSCOTT, D. Andamp; WILLIAMS, A. D. Wikinomics: How Mass Collaboration Changes Everything. Portfolio Hardcover; Expanded edition, April 17, 2008.
  • [22] TAVARES, Maurício. Comunicação empresarial e planos de comunicação: integrando teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2007.
  • [23] THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa‐ação. 15. ed. São Paulo: Cortez, 2007. TURRIONI, J. B.; MELLO, C. H. P. Apostila de Metodologia de Pesquisa em Engenharia de Produção.Itajubá: Universidade Federal de Itajubá, 2011.
  • [24] VARŽINSKAS, V.; GURAUSKIENE, I.; PIPINYTE, L.. Improvement in enviromental performance of vapour compression refrigeration system by the model for environmental product development. In Environmental research, engineering and management = Aplinkos tyrimai, inžinerija ir vadyba. ISSN 1392‐1649. nr. 2(40), p. 59– 69, 2007.
Como citar:

Dickie, Isadora Burmeister; Santos, Aguinaldo dos; Bottanelli, Greta; Cuccu, Michele; "O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS VIA CROWD-DESIGN: OPORTUNIDADES PARA A SUSTENTABILIDADE", p. 1268-1279 . In: Anais do 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 1, n. 4]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/designpro-ped-01341

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações