Resumo - Open Access.

Idioma principal

O POTENCIAL TRANSFORMADOR DO DESENHO EM EXPERIMENTOS COLABORATIVOS

Batista, Cristina Jardim; Motta, Luciana Keller Ponce da; Medeiros, Ligia Maria Sampaio de;

Resumo:

Este artigo apresenta o desenvolvimento de um jogo como experimento de codesign, fruto de uma parceria entre instituições públicas no Estado do Rio de Janeiro, em colaboração com o Codesign Research Center da KADK (Dinamarca). A proposta projetual teve por objetivo desenvolver uma atividade gráfica educativa, com suporte material, destinada aos jovens em idade escolar que frequentam uma biblioteca. São apresentadas aqui as etapas e processos projetuais desta atividade, resultando no jogo “História Sem Fio”, que tem como abordagem e fundamento a experiência do desenhar coletivamente. São relatadas as situações de interação direta entre os estudantes de design e os jovens, a atuação do designer em um projeto coletivo e a revisão de conceitos.

Artigo selecionado para publicação na Revista Educação Gráfica (http://www.educacaografica.inf.br/) — Disponível em breve

Resumo:

Palavras-chave: biblioteca; educação; codesign; desenho; jogo.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0185

Referências bibliográficas
  • [1] AAGAARD, Isabel et. al. Democratic design experiments: drawing things together with codesign. Copenhagen: The Royal Danish Academy of fine Arts, 2015.
  • [2] ANASTASSAKIS, Zoy et. al. Democratic design experiments in Rio de Janeiro. In: Design Anthropological Futures Conference. Copenhague, 2015.
  • [3] ARNHEIN, Rudolf. Arte e percepção visual: uma psicologia da visão criadora. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.
  • [4] ASKEW, Lucy. Exquisite corpse. Liverpool: Tate Museum, 2005. Disponível na internet por http em: . Acesso em: 27 abr. 2016.
  • [5] BUDDEN, Joanna. Circle games. Espanha: British Council, 2004. Disponível na internet por http em: . Acesso em: 27 abr. 2016.
  • [6] CABAU, Philip. Design pelo desenho: exercícios, jogos, problemas e simulações. Lisboa: Lidel, 2011.
  • [7] GARCIA, Catarina Mendes. Estudo sobre dois modos de criar: o desenho de representação como ponto de referência na arte do desenho e da gravura, antes e durante a criação artística. 2011. 88 f. Dissertação (mestrado). Universidade de Lisboa, Mestrado em Desenho.
  • [8] GOMES, Luiz Vidal Negreiros. Criatividade: projeto, desenho, produto. Santa Maria: sCHDs, 2001.
  • [9] MEDEIROS, Ligia Maria Sampaio de. Desenhística: a ciência da arte de projetar desenhando. Santa Maria: sCHDs, 2004.
  • [10] MOREIRA, Ana Angélica Albano. O espaço do desenho: a educação do educador. São Paulo: Loyola, 1999.
Como citar:

Batista, Cristina Jardim; Motta, Luciana Keller Ponce da; Medeiros, Ligia Maria Sampaio de; "O POTENCIAL TRANSFORMADOR DO DESENHO EM EXPERIMENTOS COLABORATIVOS", p. 2165-2177 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0185

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações