Artigo completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

O Personagem nos Jogos e Histórias em Quadrinhos: um panorama de estudos realizados

The Character in Games and Comics: an overview of the accomplished studies

Goss, Jéssica; Souza, Natali; Battaiola, André;

Artigo completo:

Personagens são elementos fundamentais na produção de jogos e digitais e histórias em quadrinhos, uma vez que eles são o primeiro contato do usuário com o universo a ser apresentado nestas mídias. O design de personagens acontece nestas duas áreas de maneira semelhante, mas cada um possui suas particularidades. Este artigo traça um panorama dos estudos realizados sobre personagens nas áreas de jogos digitais e histórias em quadrinhos, a fim de distinguir as semelhanças e as diferenças entre esses estudos e identificar como uma área pode complementar a outra neste processo de design. Esta análise foi realizada através de uma Revisão Bibliográfica Sistemática utilizando como base de dados os anais dos eventos SBGames e Jornada Internacional de Histórias em Quadrinhos, além do banco de teses e dissertações da CAPES. Esta busca resultou em uma lista de artigos, dissertações e teses que relacionam o design de personagens em ambas as áreas. Apesar das semelhanças nos processos de criação, o tema é abordado de maneiras diferentes em cada área, isto é, os estudos sobre jogos têm foco em como desenvolver personagens a partir de métodos de design, já os estudos em histórias em quadrinhos focam em analisar como os personagens foram construídos de maneira ampla, considerando aspectos sociais, psicológicos e culturais.

Artigo completo:

Characters play a fundamental role in digital games and comic books development, once they are the user first contact with the universe exposed in these medias. The character design in these areas happens in a similar way, but each one presents particularities. This article outlines an overview of studies carried out about characters in the field of digital games and comic books, in order to distinguish the similarities and the differences between these studies and identify how one area complement the other in terms of character design process. This analysis was made through a Systematic Bibliography Review using as database the Brazilian Symposium of Games (SBGames) and the International Journey of Comics Books proceedings and the CAPES bank of thesis and dissertations. This search resulted in a list of articles, thesis and dissertations that connect the character design studies of both areas. Despite the similarities in the design process, the theme is treated in different ways in each field, that is, the games studies focus on how develop characters considering design methods, on the other hand ,the comics studies focus on the analysis of how the characters were made in a broad way, considering the social, psychological and cultural aspects.

Palavras-chave: personagem, design, jogos digitais, histórias em quadrinhos,

Palavras-chave: character, design, digital games, comics,

DOI: 10.5151/9cidi-congic-1.0321

Referências bibliográficas
  • [1] Conforto, E. C., Amaral, D. C., & Silva, S. L. (2011). Roteiro para Revisão Bibliográfica Sistemática: aplicação no desenvolvimento de produtos e gerenciamento de projetos. 8 ̊ Congresso Brasileiro de Gestão de Desenvolvimento de Produto. Porto Alegre.
  • [2] Ekman, P., Hëlio, S., & Lankoski, P. (2003). Characters in Computer Games: Toward Understanding Interpretation and Design. DiGRA.
  • [3] Gil, A. C. (2002). Como Elaborar Projeto de Pesquisa. São Paulo: Atlas. 2ª edição.
  • [4] Hamilko, A. V. (2014). Caracterização de personagens críveis em jogos eletrônicos. Dissertação (Mestrado). Brasil: Universidade Federal do Paraná.
  • [5] Isbister, K. (2006). Better Game Character by Design: a psychological approuch. Elsevier.
  • [6] Lakatos, E. M., & Marconi, M. A. (2003). Fundamentos de Metodologia científica. São Paulo: Atlas. 5ª edição.
  • [7] McCloud, S. (2008). Desvendando os Quadrinhos. Mark Martins.
  • [8] Meretzky, S. (2001). Building Character: An Analysis of Character Criation. Em Gamasutra - The Art & Business of Making Games.
  • [9] Nesteriuk, S. (2011). Dramaturgia da série de animação. São Paulo: Animatv.
  • [10] Sheldon, L. (2004). Character Development and Storytelling for Games. Premier Press.
  • [11] Seegimiller, D., 2008. Digital Character Painting Using Photoshop CS3. Boston: Charles River Media.
Como citar:

Goss, Jéssica; Souza, Natali; Battaiola, André; "O Personagem nos Jogos e Histórias em Quadrinhos: um panorama de estudos realizados", p. 314-323 . In: Anais do 9º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2019 e do 9º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/9cidi-congic-1.0321

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações