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O patrimônio azulejar de São Luís e a flora maranhense: uma proposta conceitual para a criação de estampas com uma identidade regional

The tiled heritage of São Luís and the flora of Maranhão: a conceptual proposal for the creation of prints with a regional identity

Silva, Keity Lílian Barbosa Martins ; Marinho, Lucas Cardoso ; Fernandes, Fabiane Rodrigues Fernandes ; Campos, Lívia Flávia de Albuquerque Campos ;

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São Luís do Maranhão é conhecida como a cidade dos azulejos por conta de seu rico acervo azulejar datado dos séculos XVIII, XIX e XX, oriundo de diferentes países europeus. Os motivos decorativos mais comuns existentes nas peças cerâmicas são as formas geométricas, rendas e elementos fitomórficos com representações da flora existentes em países europeus. O Maranhão também possui uma flora bastante diversificada e uma das espécies mais representativas desse estado é o babaçu, popular na figura das quebradeiras e árvore símbolo do estado. Diante destes dois símbolos culturais, o objetivo deste artigo é propor uma estampa tendo como referência estética um azulejo histórico de São Luís e, ao mesmo tempo, o babaçu (Attalea speciosa Mart). Nesse sentido, é proposto um conceito gráfico que contemple esses dois símbolos culturais com o intuito de reforçar uma característica mais identitária e regional. Esse produto gráfico poderá ser utilizado em projetos de design de superfície contribuindo para uma maior visibilidade do patrimônio histórico maranhense, bem como da flora nativa da região.

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The city of São Luís, Maranhão, is known as the city of tiles due to its rich collection of tiles dating from the 18th, 19th and 20th centuries, coming from different countries of Europa. The most common decorative illustrations found in the tiles are geometric shapes, lace and phytomorphic elements with representations of plants from Europa. The state of Maranhão also has a rich and diversified flora. One of the most representative species of this state is the palm tree babaçu, popular in the figure of the “quebradeiras-de-côco” (coconut breakers in free translation) and as the tree symbol of the state. In view of these two cultural symbols, the purpose of this article is to propose a print illustration having as aesthetic reference the historical tiles from São Luís and, at the same time, the palm tree babaçu (Attalea speciosa Mart). In this sense, a graphic concept is proposed that contemplates these two cultural symbols in order to reinforce the identity of Maranhão. This graphic product can be used in surface design projects, contributing to a greater visibility of the historical heritage of Maranhão, as well as of the native flora of the region.

Palavras-chave: Patrimônio azulejar, flora maranhense, design de superfície, estampas, revestimentos,

Palavras-chave: Tiled heritage, flora of Maranhão, surface design, prints, coverings,

DOI: 10.5151/cidicongic2021-010-353443-CIDI-Comunicacao.pdf

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Como citar:

Silva, Keity Lílian Barbosa Martins ; Marinho, Lucas Cardoso; Fernandes, Fabiane Rodrigues Fernandes; Campos, Lívia Flávia de Albuquerque Campos; "O patrimônio azulejar de São Luís e a flora maranhense: uma proposta conceitual para a criação de estampas com uma identidade regional", p. 117-130 . In: Anais do 10º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2021 e do 10º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2021.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidicongic2021-010-353443-CIDI-Comunicacao.pdf

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