Dezembro 2020 vol. 8 num. 5 - Colóquio Internacional de Design 2020

Artigo completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

O papel do design no posicionamento da marca

The role of design in brand positioning

Carvalho, Priscilla Bettio ; Coutinho, Taís de Souza Alves ;

Artigo completo:

O atual cenário competitivo das empresas e negócios tem sido influenciado pelo comportamento ehábitos da sociedade, exigindo assim a capacidade das organizações em planejar e implementarestratégias que ofereçam uma estrutura estável para os desafios encontrados no mercado. Quandouma marca está posicionada de maneira assertiva, todo o processo para alcançar os seus propósitosse tornam mais fáceis. Este artigo tem como objetivo apresentar como o design pode auxiliar noprocesso de posicionamento da marca. Realização de um estudo teórico que aborda os temas: marca,marketing, design como estratégia, branding e posicionamento. Através desse estudo, é possívelpropor contribuições de estratégias de design para um melhor posicionamento da marca no mercado.

Artigo completo:

The current competitive scenario of companies and businesses has been influenced by the behaviorand habits of society, thus requiring the ability of organizations to plan and implement strategies thatoffer a stable structure for the challenges encountered in the market. When a brand is positioned inan assertive way, the whole process to achieve its purposes becomes easier. This article aims topresent how design can assist in the brand positioning process. Conducting a theoretical study thataddresses the topics: brand, marketing, design as strategy, branding and positioning. Through thisstudy, it is possible to design proportions of strategies for a better positioning of the brand in themarket.

Palavras-chave: design como estratégia; branding; posicionamento,

Palavras-chave: design as a strategy; branding; positioning,

DOI: 10.5151/cid2020-95

Referências bibliográficas
  • [1] BRAGA, Cristiano. Pretes. Qual é a função da marca: Qual é a função da marca. 2016. Disponível em: http://www.cpb.adv.br/qual-e-a-funcao-da-marca/. Acesso em: 24/04/19.
  • [2] CAMEIRA, Sandra. Ribeiro. Branding + Design: O branding e a metodologia de sistemas de identidade visual. São Paulo. 2013.
  • [3] EINSFELDT, Cristine; MULLER, Vera. Denise. A percepção do Design como posicionamento no segmento de moda. Moda palavra e-periódico. Vol 8, n.15 p.222-248, janeiro/julho. 2015.
  • [4] FRANZATO, Carlo; Reyes, Paulo. Design Estratégico Aplicado: Uma experiencia colaborativa entre universidade e empresa. Porto Alegre. 201
  • [5] GUIMARÃES, Ricardo. Branding: Qual a alma da sua empresa. Endeavor Brasil. 2015
  • [6] KELLER, Lane. Kevin; MACHADO, Marcos. Gestão estratégica de marcas. São Paulo: Pearson Education do Brasil. 200
  • [7] KOTLER, Philip; KELLER, Kevin, L. Administração De Marketing. Edição 14. São Paulo: Pearson, 2012. 11
  • [8] KOTLER, Philip; et al. Marketing 3.0: As forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano. Rio de Janeiro: Elsevier. 2012.
  • [9] LENCASTRE, Paulo, de. O livro da Marca. Lisboa: Dom Quixote. 2005.
  • [10] MARTINS, José. Roberto. Branding: Um manual para você criar, gerenciar e avaliar marcas. 3ª Edição. São Paulo: Global Brands. 2006.
  • [11] MARTYNIUK, Valdenise. Leziér. Olhares sobre o Branding. Academos revista eletrônica da FIA. Vol II, n.2, p.46-56, julho-dezembro. 2006. ONO, Fabíola. Gestão da marca (branding) SENAC PARANÁ, Curitiba 2006.
  • [12] SEBRAE. Posicionamento e comunicação: a receita do sucesso. Brasília, IBRAVIN, 20
  • [13] SILVA, Giorgio. O BRANDING: Ferramenta estratégica para o posicionamento da marca. Universidade do Vale do Itajaí.
  • [14] TIROLI. Paulo. 3 tendências do design de serviços - 2017 - https://escoladesignthinking.echos.cc/blog/2017/04/3-tendencias-de-design-de-servicos/- Acesso em 01/11/19.
  • [15] VATRAS, Amanda. Design como estratégia de gestão. dObra[s]: revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda. Vol.4, número 8, páginas 96-102, 2010.
Como citar:

Carvalho, Priscilla Bettio; Coutinho, Taís de Souza Alves; "O papel do design no posicionamento da marca", p. 1265-1276 . In: Anais do Colóquio Internacional de Design 2020. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cid2020-95

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações