Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

O PAPEL DO DESIGN NO CONTEXTO DO ENSINO A DISTÂNCIA (EAD)

Lima, Gean Flávio de Araújo; Merino, Eugenio Andrés Díaz; Merino, Giselle Schmidt Alves Díaz; Triska, Ricardo;

Artigo Completo:

O artigo aqui apresentado percorreu pelo do universo do Ensino a Distância onde o design participa deste contexto que vai deste a elaboração de interfaces digitais para Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) até o desenvolvimento do material instrucional de onde o design pode ser peça essencial no processo de ensino e aprendizagem. O discurso principal abordado é de como que o design tem contribuído no contexto de EaD e de que forma ele interfere no processo onde o aluno está disposto a aprender em um cenário onde há o uso de um ambiente virtual em plataforma pré configurada, a ausência total ou parcial do professor, a utilização de materiais de suporte no AVA com características particulares ao processo de ensino desta modalidade. A finalidade desta pesquisa foi de mapear o contexto que envolve o design no processo de ensino a distância para estabelecimento do aprendizado. Para efetivar o que se propões foi feita uma Revisão Sistemática com intenção de identificar onde o design tem interferido no contexto educacional, no âmbito dos projetos de AVAs e no design de serviços que beneficiam o contexto educacional. Foi possível assim identificar a forma como o design tem sido usado/aproveitado no contexto do ensino a se percebeu em quais dimensões do contexto do EaD o design interfere (ou podem interferir) no processo de forma direta ou indireta, e também que foi possível identificar a relevância do design no contexto do ensino a distância.

Artigo Completo:

Palavras-chave: Design; Ensino a Distância; Gestão de design,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0194

Referências bibliográficas
  • [1] ASSMANN, Hugo (Org.). Redes digitais e metamorfose do aprender. Petrópolis: Vozes, 2005.
  • [2] AUSUBEL, David P. The Acquisition and Retention of Knowledge: A Cognitive View. Holanda: Kluwer Academic Publishers, 2000.
  • [3] BROWN, T. Design thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
  • [4] CAPELLINI, Vera Lúcia Messias Fialho et al. Perfil e avaliação dos participantes de um curso de formação continuada em práticas educacionais inclusivas na modalidade a distância. Práxis Educativa, Ponta Grossa - Pr, v. 6, n. 1, p.79-89, jun. 2011. Semestral. Disponível em: . Acesso em: 11 maio 2016.
  • [5] DICK, Walter. CAREY, Lou..The Systematic Design of Instruction. Fourth Edition. Harper Collins, 1996. College Publishers, New York USA.
  • [6] FILATRO, 2004, p. 65, Design instrucional contextualizado: educação e tecnologia. São GONÇALVES, Carolina Brandão. Educação a Distância: a aprender online. Rev. ARETÉ - Revista Amazônica de Ensino de Ciências. Manaus. v. 4. n. p.24-34. 2011.
  • [7] GABARDO, Patrícia; QUEVEDO, Silvia R. P. de; ULBRICHT, Vânia Ribas. Estudo comparativo das plataformas de ensino-aprendizagem. Enc. Bibli: R. Eletr. Bibliotecon. Ci. Inf., [s.l.], p.65-84, 2010. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). http://dx.doi.org/10.5007/1518-2924.2010v15nesp2p65.
  • [8] GOMES, M. J. Gerações de inovação no ensino a distância. Universidade do Minho, 2003.:. Disponível em:
  • [9] LANGENBACH, Marcos Lins. Além do apenas funcional: Inovação social e design de serviços na realidade brasileira. 2008. 123 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Engenharia de Produção, Coppe, Ufrj, Rio de Janeiro - Rj, 2008. Disponível em: . Acesso em: 25 abr. 2016.
  • [10] LÉVY, Pierre. A Conexão Planetária: o mercado, o ciberespaço, a consciência. São Paulo: Editora 34, 2001.
  • [11] MARTINS, Rosane Fonseca de Freitas, MERINO, Eugenio A. D. Gestão de Design como Estratégia Organizacional. 2a. ed. Londrina: EDUEL, 20
  • [12] MESQUITA, F. G. Protocolo para avaliação do uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem em instituições de ensino superior. 2011. 110 f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2011.
  • [13] Ministério da Educação, BRASIL. Referenciais de qualidade para Educação superior a distância. Secretaria de Educação a Distância, Brasília: [s.n.]. 2007.
  • [14] MORAN, J. M. Contribuições para uma pedagogia da educação online. In M. Silva (Org.), Educação Online. Brasil, São Paulo: Loyola. 2003.
  • [15] PALMIERI, Alberto Ribeiro; FIGUEIREDO, Luiz Fernando Gonçalves de. Função própria e pertinente da gestão de design. DApesquisa, Florianópolis, v. 1, n. 9, p.498-509, julho 2012.
  • [16] SILVA, M. Criar e professorar um curso online: relato de experiência. In M. Silva (Org.), Educação online. Brasil, São Paulo: Loyola. pp.155-158, 2003.
  • [17] International Council of Societies of Industrial Design. http://www.icsid.org. Acesso em maio de 2016.
Como citar:

Lima, Gean Flávio de Araújo; Merino, Eugenio Andrés Díaz; Merino, Giselle Schmidt Alves Díaz; Triska, Ricardo; "O PAPEL DO DESIGN NO CONTEXTO DO ENSINO A DISTÂNCIA (EAD)", p. 2269-2281 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0194

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações