Agosto 2023 vol. 11 num. 3 - ERGODESIGN & USIHC 2023 & JOP’Design 2023

Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

O papel do design emocional em capas de livros: revisão de estudos

The role of emotional design on book covers: a review of studies

Duarte, Kyara Thalita Rodrigues ; Guimarães, Márcio James Soares ; , ;

Artigo:

O presente artigo tem por objetivo identificar estudos que possibilitem compreender quais aspectos do design da capa podem influenciar o leitor no processo de escolha de um livro físico por meio do design emocional, utilizando como método a Revisão Sistemática de Literatura conduzida nas bases de dados CAPES e Google Scholar. Como resultado, foi possível identificar que capas visualmente atrativas tem maior apelo mercadológico e potencial de vendas, gerando curiosidade e instigando o leitor a conhecer a obra. Dentre os aspectos identificados, as cores se revelaram como elementos fundamentais para a geração de sentido acerca da obra, influenciando o leitor na escolha de um livro por sua capa, no entanto, não foram encontrados artigos que relacionassem a influência das capas dos livros no leitor com o Design Emocional.

Artigo:

"This article aims to identify studies that make it possible to understand which aspects of the cover design can influence the reader in the process of choosing a physical book through the emotional design, using as a method the Systematic Literature Review conducted in the databases CAPES and Google Scholar. As a result, it was possible to identify which visually attractive covers have greater market appeal and sales potential, generating curiosity and instigating the reader to get to know the story. Among the identified aspects, the colors proved to be fundamental elements for the creation of context of the story, influencing the reader to choose a book by its cover, however, no articles were found that related the influence of book covers on the reader with the Emotional Design."

Palavras-chave: design; capas de livros; design emocional; design editorial,

Palavras-chave: design; book covers; emotional design,

DOI: 10.5151/ergodesign2023-98

Referências bibliográficas
  • [1] "ALENCAR, Maria Luísa A. Falcão de; FERRARA, Lucrécia D'Alessio. Capas de livros ilustradas: projeções e visualidades. Vozes e Diálogo, Itajaí, v. 18, n. 02, p. 72-83, 2019. Editora UNIVALI.
  • [2] ANDRIOLI, Larissa. Stuff we love: afeto, presença e materialidade no design de livros. MATLIT: Materialidades Da Literatura. Rio de Janeiro, 2014, v. 2, n. 1.
  • [3] ARAÚJO, Emanuel. A construção do livro. Rio de Janeiro; São paulo: Ed. da Unesp, 2008.
  • [4] BENTO, Geovana de Morais; MACHADO, Silvio Wander. As capas de livros antes e após a
  • [5] fotografia analógica, e os processos de design. Multidisciplinares Congresso Brasileiro de Ciências e Saberes . Rio de Janeiro, 2022. p.1–8
  • [6] CALÇADA, Ana Margarida Pereira. Interação emocional em design gráfico: Projeto editorial de duas obras de Lewis Carroll. Orientador: António Modesto Nunes, 2021. Projeto para obtenção do grau de Mestre em Design Gráfico e Projetos Editoriais. Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Porto, 2021.
  • [7] CARDOSO, Rafael. O início do design de livros no Brasil. In: CARDOSO, Rafael (org.). O design brasileiro antes do design. São Paulo: Cosac Naify, 2005. p. 160-196.
  • [8] FREITAS, Janaina de. Julgando o livro pela capa: a influência da capa do livro para a escolha do
  • [9] leitor. Orientadora: Martha Eddy K. Kling Bonotto, 2014. Trabalho de conclusão de curso -
  • [10] Graduação em Biblioteconomia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de
  • [11] Biblioteconomia e Comunicação. Porto Alegre, 2014.
  • [12] GERUDE, Victoria de Magalhães. Hábito de consumo de livros Preferências do consumidor entre livros físicos, livros digitais e audiobooks. Orientadora: Paula Cunha, 2018. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação em Administração, PUC Rio. Rio de Janeiro, Junho de 2018.
  • [13] HALUCH, Aline. Guia prático de Design Editorial: criando livros completos. Rio de Janeiro: Senac Rio, 2018.
  • [14] HENDEL, Richard. O design do livro. São Paulo: Ateliê, 2003.LEAL, Raïtsa. Capa: a embalagem do livro. Rio de Janeiro: ECO/UFRJ, 2007.
  • [15] LEONARDO, Carolina; MARTINEZ, Luisa M.; RAMOS, Felipe R. . Cor e Tipografia em Capa de
  • [16] Livro: Emoções, Atratividade E Intenção De Compra . Revista Brasileira de Expressão Gráfica,
  • [17] [S. l.], v. 9, n. 1, p. 44–68, 2021.
  • [18] LIMA, Nathalia Barone. Entre capas e capistas: um olhar sobre a prática do design de capas de livros. 2017. 73 f. Dissertação (Mestrado em Economia Criativa) – Escola Superior de Propaganda e Marketing, Espm, Rio de Janeiro, 2017.
  • [19] LIMA, Yasmine L. F.; PEREIRA, Carla P. A. A influência da cor na produção de sentidos: um estudo no contexto de capas de livros. Revista Design & Tecnologia. Campina Grande, 2020, v. 10, n. 21.
  • [20] MOSCHIN, Isabela Zamboni. Experiência do usuário e e-readers: Uma análise a partir da perspectiva do design emocional. Orientadora: Vânia Cristina Pires Nogueira Valente. 2019. Dissertação (Mestrado) - Curso Mídia e Tecnologia, UNESP - Bauru. São Paulo, 2019.
  • [21] NORMAN, Donald A. Design emocional: Por que adoramos (ou detestamos) os objetos
  • [22] do dia a dia. Rio de Janeiro: Rocco, 2008.
  • [23] NORMAN, Donald A. O design do dia-a-dia. Rio de Janeiro: Rocco, 2006.
  • [24] PERUYERA, Matias. A estrutura do livro: processos de diagramação e editoração. Curitiba: InterSaberes, 2019.
  • [25] SANTOS, Aguinaldo dos. Seleção do Método de Pesquisa: guia para pós-graduandos em design e áreas afins. Curitiba: Insight, 2018.
  • [26] SEHN, Thaís Cristina Martino. A Capa do Livro como Instrumento de Escolha para o Mundo da Leitura. Seminário de História da Arte. Pelotas, 2012. p 11.
  • [27] SIMÕES, Franco Araujo; VALENTE, José Armando. Design emocional e significado: a experiência do usuário no processo criativo de Novas Mídias. HFD, v.7, n.13, p. 148-164, 2018.
  • [28] SOUZA, Ildembergue Leite de. A capa do livro como interface entre o design, o mercado e a cultura: um estudo multicaso de dois selos do grupo Companhia das Letras. 2022. Tese (Doutorado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2022.
  • [29] TSCHCHOLD, Jan. A forma do livro: ensaios sobre a tipografia e estética do livro. São Paulo: Ateliê Editorial, 2007. "
Como citar:

Duarte, Kyara Thalita Rodrigues; Guimarães, Márcio James Soares; , ; "O papel do design emocional em capas de livros: revisão de estudos", p. 1451-1461 . In: Anais do ERGODESIGN & USIHC 2023 & JOP’Design 2023. São Paulo: Blucher, 2023.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ergodesign2023-98

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações