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O papel do contexto gráfico nos estudos de análise imagética

The role of visual context in studies of imagery analysis

Borba, Marina; Parreira, Suzana;

Artigo completo:

Este artigo visa discutir a influência do contexto visual nos estudos de leitura de imagens e compreensão das mensagens, identificando as efetivas contribuições decorrentes da análise de imagens (de carácter educativo e/ou de instrução) quando apresentadas isoladas ou incorporadas num contexto gráfico. Neste estudo, a imagem é considerada como elemento comunicador, revelando-se as suas tipologias, funções e as suas leituras plasmadas na análise imagética. São discutidos aqui três estudos práticos de testes de compreensão de imagem que apontam como a mensagem gráfica é interpretada na forma isolada ou inserida em contexto. Os resultados alcançados com os estudos revelam o papel do contexto gráfico e sua possível influência para a correta interpretação da mensagem.

Artigo completo:

This paper aims to present the influence of visual context in the studies concerned with messages’ comprehension through images, identifying the effective contributions derived from the analysis of images (of educational and / or instructional nature) when isolated presented or incorporated in a graphic context. In this study, the image is considered as a communicating element, revealing its typologies, functions and its reading expressed in the imaginary analysis. We discuss here three practical studies and tests of image comprehension that show how the graphic message is interpreted isolated or inserted in context. The results reveals the role of the graphic context and its possible influence on the real interpretation of the message.

Palavras-chave: Contexto gráfico, mensagem visual, análise da imagem, teste de compreensão,

Palavras-chave: graphic context, visual message, Image analysis, comprehension test,

DOI: 10.5151/9cidi-congic-1.0122

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Como citar:

Borba, Marina; Parreira, Suzana; "O papel do contexto gráfico nos estudos de análise imagética", p. 131-136 . In: Anais do 9º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2019 e do 9º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/9cidi-congic-1.0122

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