CIDI - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

O papel da representação gráfica na comunicação das atividades de um núcleo de pesquisa acadêmico

The role of graphic representation in communicating the activities of an academic research center

LEONE, LARISSA B. ; Tomé, Jessica Maria ; Ambrosio, Vanessa Constance ; Merino, Giselle ; Figueiredo, Luiz Fernando Gonçalves de ;

CIDI:

Este artigo explora o papel da representação gráfica na comunicação das atividades de um núcleo de pesquisa acadêmico. O estudo utilizou a representação gráfica como uma forma de evidenciar visualmente as atividades realizadas pelo NASDESIGN, núcleo de pesquisa integrante da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a fim de disseminar suas atividades e os impactos gerados. A abordagem metodológica adotada combina elementos qualitativos e quantitativos para compreender as ações ao longo da história do Núcleo, visando destacar as atividades de forma acessível por meio de representações gráficas eficientes. O resultado foi a criação de um panorama visual abrangente das ações do NASDESIGN, ao longo de seu tempo de atuação, que facilitaram a compreensão quanto às atividades e possibilitaram uma perspectiva mais ampla de cooperação entre os envolvidos e a comunidade em geral. Através dessa abordagem, a clareza na comunicação das informações dispersas foi alcançada, permitindo uma compreensão mais fácil e rápida das atividades desenvolvidas pelo núcleo.

CIDI:

This article explores the role of graphical representation in communicating the activities of an academic research center. The study utilized graphical representation to visually showcase the activities carried out by NASDESIGN, a research center affiliated with the Federal University of Santa Catarina (UFSC), in order to disseminate its activities and the resulting impacts. The adopted methodological approach combines qualitative and quantitative elements to comprehend the actions throughout the history of the Center, with the aim of effectively highlighting the activities through accessible graphical representations. The outcome was the creation of a comprehensive visual overview of NASDESIGN's actions over its period of operation, which facilitated the understanding of it’s activities and allowed for a broader perspective of cooperation among stakeholders and the general community. Through this approach, clarity in communicating dispersed information was achieved, enabling easier and faster comprehension of the research center developed activities.

Palavras-chave: design de informação; pensamento visual; núcleos de pesquisa,

Palavras-chave: information design; visual thinking; research centers,

DOI: 10.5151/cidiconcic2023-38_650313

Referências bibliográficas
  • [1] Brown, T. (2009). Change by Design, Revised and Updated: How Design Thinking Transforms Organizations and Inspires Innovation. HarperCollins Publishers.
  • [2] Cafardo, R. (2021). Quase 40% dos brasileiros não sabem o que faz a universidade pública, aponta estudo. O Estado de São Paulo.
  • [3] Duarte, M. R. B., & Fey, V. A. (2020). Plano de Desenvolvimento Institucional UFSC 2020-2024.
  • [4] Gil, A. C. (2002). Como elaborar projetos de pesquisa (Vol. 4). São Paulo: Atlas.
  • [5] Hattie, J., & Yates, G. C. R. (2014). Visible Learning and the Science of How We Learn. Taylor & Francis Group.
  • [6] Martorano, M. (2012). Sistematização das atividades do NASDesign com foco na Abordagem sistêmica para gestão de Design.
  • [7] Mazzarotto Filho, M. A., & Bibiana Oliveira Serpa. (2022). Cartas (anti)dialógicas: politizando a práxis em Design através da pedagogia crítica de Paulo Freire. Arcos Design, 15(1), 171–194. https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2022.64305
  • [8] McKim, R.H. (1980). Experiences in visual thinking. Monterey, CA: Brooks/Cole Publishing Co.
  • [9] McNaught, C., & Lam, P. (2010). Using Wordle as a supplementary research tool. Qualitative Report, 15(3), 630-643.
  • [10] Ribas, B. (2004). Infografia Multimídia: um modelo narrativo para o webjornalismo. Anais do V Congreso Iberoamericano de Periodismo en Internet. https://facom.ufba.br/jol/pdf/2004_ribas_infografia_multimidia.pdf
  • [11] Roam. D. (2013). The Back of the Napkin: Solving Problems and Selling Ideas with Pictures.
  • [12] Penguin Group, New York.
  • [13] Saboya, Renato T. de (2023). Instrumentação para a pesquisa científica. Florianópolis: UFSC, Color.
Como citar:

LEONE, LARISSA B.; Tomé, Jessica Maria; Ambrosio, Vanessa Constance; Merino, Giselle; Figueiredo, Luiz Fernando Gonçalves de; "O papel da representação gráfica na comunicação das atividades de um núcleo de pesquisa acadêmico", p. 585-599 . In: . São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidiconcic2023-38_650313

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações