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O PAPEL DA INFORMAÇÃO PARA O SUCESSO DE INICIATIVAS AMBIENTALMENTE AMIGÁVEIS: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE PRODUTO ECO E CONVENCIONAL

Ely, Cristina; Bruno, Fernando Batista; Jacques, Jocelise Jacques de; Silva, Régio Pierre da;

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A grande variedade de produtos "eco" ou "verdes" disponível no mercado atualmente faz surgir questionamentos sobre a natureza destes produtos: se são realmente ambientalmente amigáveis. Para elucidar dúvidas sobre a diferença entre produtos convencionais e ditos “eco” as informações disponibilizadas ao consumidor são fundamentais, porque também podem ser fator importante para influenciar a preferência ou mesmo a aceitação destes produtos. Neste trabalho tem-se por objetivo demonstrar uma análise comparativa realizada sob a ótica ambiental, entre um produto convencional e outro dito eco, da mesma marca, considerando os critérios de (i) processo de fabricação, e (ii) responsabilidade social, tendo como pano de fundo a investigação da legislação que define algumas características observadas nas duas versões. O objeto de estudo escolhido é filtro coador de papel para preparo de café, utilizou-se as informações fornecidas pela empresa aos seus consumidores e a partir delas traçou-se a diferença entre os produtos. Junto à análise das características ambientais, considera-se também a aceitação do produto eco, que desde 2015 foi retirado do mercado.

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Palavras-chave: Desenvolvimento sustentável de produto; métricas de sustentabilidade.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0168

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Como citar:

Ely, Cristina; Bruno, Fernando Batista; Jacques, Jocelise Jacques de; Silva, Régio Pierre da; "O PAPEL DA INFORMAÇÃO PARA O SUCESSO DE INICIATIVAS AMBIENTALMENTE AMIGÁVEIS: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE PRODUTO ECO E CONVENCIONAL", p. 1975-1986 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0168

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