Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

O Panorama do Design Sustentável nas Matrizes Curriculares dos Cursos de Design da Grande Vitória/ES e Grande Belo Horizonte/MG

The Panorama of Sustainable Design in the Curricular Matrices of the Design Courses of Greater Vitória / ES and Grande Belo Horizonte / MG

CAETANO, Michele Silva da Mata; XAVIER, Aline Freitas da Silva; ALMEIDA, Marcelina das Graças de;

Artigo:

Este estudo tem como objetivo analisar as matrizes curriculares dos cursos de design da Grande Vitória/ES e da Grande Belo Horizonte/MG, a fim de verificar a importância dada por essas instituições ao tema sustentabilidade e suas dimensões: ambiental, social e econômica. Foi feita análise da estrutura curricular das disciplinas que abordam a sustentabilidade no site das universidades, visando diagnosticar como o tema sustentabilidade é apresentado nos cursos de design. A pesquisa revelou que poucos cursos ofertam disciplinas com essa temática, tanto nos cursos analisados no Espírito Santo quanto nos de Minas Gerais. Na Grande Vitória, apenas dois dos sete cursos analisados têm disciplinas sobre o tema; já na Grande Belo Horizonte, seis dos treze cursos abordam o tema.

Artigo:

This study aims to analyze the curricular matrices of design courses in Grande Vitória / ES and Grande Belo Horizonte / MG, in order to verify the importance of these institutions to sustainability and its environmental, social and economic dimensions. It was carried out the survey of the curricular structure of the disciplines that approach sustainability, through the university website, aiming to diagnose how the sustainability approach in design courses occurs. The research revealed that there are few courses that offer subjects related to this subject, both in the courses analyzed in Espírito Santo and in Minas Gerais. In Greater Vitória, only two of the seven courses analyzed have disciplines on the subject; already in the great Belo Horizonte, six of the thirteen courses approach the theme.

Palavras-chave: design sustentável; ensino; sustentabilidade; design,

Palavras-chave: sustainable design; teaching; sustainability; design,

DOI: 10.5151/ped2018-5.2_ACO_16

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

CAETANO, Michele Silva da Mata; XAVIER, Aline Freitas da Silva; ALMEIDA, Marcelina das Graças de; "O Panorama do Design Sustentável nas Matrizes Curriculares dos Cursos de Design da Grande Vitória/ES e Grande Belo Horizonte/MG", p. 4613-4622 . In: Anais do 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design (2018). São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2018-5.2_ACO_16

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações