Blucher Design Proceedings
- Todas as edições
- Última edição
- Equipe de Produção
- ISSN 2318-6968
O Painel Visual como Ferramenta para Desenvolvimento de Produtos de Moda
The Visual Boards as a Tool for Fashion Product Development
Artigo Completo:
Este artigo aborda a utilização de painéis semânticos como técnica para o processo de visualização conceitual no desenvolvimento do projeto de produtos de moda. Assim, discutese a importância dos painéis semânticos como um exercício de interpretação visual no processo de criação. Esta ferramenta estabelece vínculos entre os conceitos abstratos e a forma do projeto. Portanto, interessa a esse artigo investigar como os painéis de inspiração que impulsionam o desenvolvimento de uma coleção de moda são importantes para o desenvolvimento do projeto.
This paper addresses the use of semantic boards as a technique for the process of conceptual visualization within the development of fashion products. Thus, we discuss the importance of semantic boards as an exercise of visual interpretation during the creation process. This tool is used by the fashion designer to help establishing links between abstract concepts and the shape of the final design within the projectual methodology. The aim of this article is to investigate the importance of these inspiration boards for the development of the project, once they drive the development of a fashion collection.
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/despro-gamp2015-AC_T1_02
Referências bibliográficas
- [1] BAXTER, M. Projeto de produto: guia prático para o design de novos produtos. 2ª ed. São Paulo: Edgard Blücher, 1998.
- [2] BOLSOK, F. C. ; SANCHES-MONTEMEZZO, M. C. F. . LEVANTAMENTO DE TÉCNICAS E MÉTODOS PARA A SINTAXE VISUAL EM PROJETOS DE DESIGN DE MODA. In: 10º Coloquio de Moda/ 7ª edição internacional, 2014, Caxias do Sul. Anais do 10º Coloquio de Moda. Caxias do Sul: Universidade de Caxias do Sul e ABEPEM, 2014. v. 1. p. 1-4.
- [3] BONSIEPE, Gui. Design, cultura e sociedade. São Paulo: Blucher, 2011.
- [4] BURDEK, Bernhard E. História, teoria e prática do design de produtos. São Paulo: Edgard Blucher, 2006.
- [5] CAMPOS, Amanda; SOUSA, Richard. A representação visual da moda nos suportes gráficos. In: Cultura Visual, n. 18, dezembro/2012, Salvador: EDUFBA, p. 41-59.
- [6] FERRARA, Lucrécia D’Aléssio. Leitura sem palavras. 4. ed. São Paulo: Editora Ática, 2004. (Coleção Princípios).
- [7] COELHO, Luiz Antonio L. (org.) Conceitos-chave em design. Rio de Janeiro: Edtora PUCRio. Novas Idéias, 2008.
- [8] FARIAS, M. J. O. . Dinâmicas Comunicacionais no Processo Criativo de Design de Produto: Característica e Construção da Linguagem a Partir dos Painéis Semânticos. In: 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2014, Gramado. 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher Proceedings, 2014. v. 1. p. 3212-3225.
- [9] FERREIRA, P. C. ; COUTO, R. M. S. . Sob o olhar do Design: a construção de um ponto de vista. Estudos em Design (Online), v. 20, p. 1-14, 2012..
- [10] Garner, S. & McDonagh-Philip, D. Problem Interpretation and Resolution via Visual Stimuli: The Use of ‘Mood Boards’ in Design Education. In: The Journal of Art and Design Education, 20(1)pgs.57-64,2001.
- [11] GOMES, Luiz Vidal Negreiros. Criatividade: Projeto, Desenho, produto. Santa Maria: sCHDS, 2001.
- [12] LÖBACH, B.. Design industrial: bases para a configuração dos produtos industriais. São Paulo: Edgard Blücher, 2001. 206p.
- [13] McDonagh, D.; Hekkert, P.; Erp, J.V.; Gyi, D.. Design e emoção: a experiência das coisas quotidianas. Taylor & Francis, 2004.
- [14] McDonagh D. & Denton H. Exploring the degree to which individual students share a common perception of specific mood boards: observations relating to teaching, learning and team-based design. Design Studies, 2005.
- [15] PAZMINO, Ana Veronica. Como se cria: 40 métodos para o design de produtos. SãoPaulo: Blucher, 2015.
- [16] SANCHES-MONTEMEZZO, M. C. F. ; MARTINS, S.R.M. . PROJETANDO MENSAGENS VISUAIS: a contribuição das ferramentas de síntese imagética no design de moda. In: 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2014, Gramado. Anais do 11º P&D Design. Gramado: UFRGS;Unisinos; Uniritter, 2014. v. 1. p. 1-10.
- [17] SANCHES, Maria Celeste de F. A síntese visual como ferramenta projetual para a concepção de produtos de moda. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM DESIGN (CIPED), 4., 2007, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: ANPED, 2007. 1 CDROM.
- [18] SEIVEWRIGHT, Simon. Fundamentos de design de moda: Pesquisa e Design. Porto Alegre: Bookman, 2009.
- [19] SENNA, Carlos E. ; BIAVA, L. C. . O vídeo semântico como ferramenta projetual para o desenvolvimento de produtos industriais. Tríades em Revista, v. 1.2, p. 1-10, 2011.
- [20] SORGER, Richard; UDALE, Jenny. Fundamentos de design de moda. Porto Alegre: Bookman, 2009.
- [21] I see fashion everywhere and everything in fashion. Disponível em: <http://whereiseefashion.tumblr.com/tagged/fashion> Acesso em (07 ago 2015).
- [22] Interpretação e resolução de problemas através de estímulos visuais: o uso de 'Mood Boards' em Design Educação - ResearchGate. Available from: [accessed Jul 26, 2015].
- [23] TREPTOW, Doris. Inventando moda: planejamento de coleção. 5ª edição. São Paulo: Edição da autora, 2013.
Como citar:
KORNER, Edson; "O Painel Visual como Ferramenta para Desenvolvimento de Produtos de Moda", p-10-29.
In: Anais do GAMPI Plural 2015 [=Blucher Design Proceedings, v.2, n.4].
São Paulo: Blucher,
2016.
ISSN 23186968,
DOI 10.5151/despro-gamp2015-AC_T1_02
últimos 30 dias
612
downloads
87
visualizações
3
indexações
Sou autor desse trabalho
Você é citado neste trabalho?
Exportar citação - RefWork (RIS)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
TY - CONF T1 - O Painel Visual como Ferramenta para Desenvolvimento de Produtos de Moda JO - Blucher Design Proceedings VL - 2 IS - 4 SP - 10 EP - 29 PY - 2016 T2 - GAMPI Plural 2015 AU - SN - 23186968 DO - http://dx.doi.org/10.5151/despro-gamp2015-AC_T1_02 UR - www.proceedings.blucher.com.br/article-details/o-painel-visual-como-ferramenta-para-desenvolvimento-de-produtos-de-moda-22457 KW - ER -
Exportar citação - BibTeX(BIB)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
@article{KORNER20144,
title="O Painel Visual como Ferramenta para Desenvolvimento de Produtos de Moda",
journal="Blucher Design Proceedings",
volume="2",
number="4",
pages="10 - 29",
year="2016",
note="",
issn="23186968",
doi="http://dx.doi.org/10.5151/despro-gamp2015-AC_T1_02",
url="www.proceedings.blucher.com.br/article-details/o-painel-visual-como-ferramenta-para-desenvolvimento-de-produtos-de-moda-22457",
author="Edson KORNER",
keywords="",
}
Exportar citação - Text(TXT)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
Edson KORNER, O Painel Visual como Ferramenta para Desenvolvimento de Produtos de Moda, Blucher Design Proceedings, Volume 2, 2016, Pages 10-29, ISSN 23186968, http://dx.doi.org/10.5151/despro-gamp2015-AC_T1_02 (www.proceedings.blucher.com.br/article-details/o-painel-visual-como-ferramenta-para-desenvolvimento-de-produtos-de-moda-22457) Palavras-chave:: ;