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O olhar atento: design a serviço de pessoas com TDAH

Attentive look: design at the service of people with ADHD

Leme, Luciana; Portugal, Cristina; Couto, Rita Maria de Souza;

Artigo completo:

Este artigo faz parte de uma pesquisa em desenvolvimento de caráter interdisciplinar envolvendo Design e educação. O foco é a inclusão de alunos com Déficit de Atenção (TDAH) na sociedade e o processo de ensino-aprendizagem sob a perspectiva do Design. O transtorno do déficit de atenção e hiperatividade é um transtorno neurobiológico com sintomas de desatenção e hiperatividade. Segundo a Associação Brasileira do Déficit de Atenção (2016), o TDAH atinge 5% das crianças em idade escolar e é o maior responsável por repetências nas escolas. Esta pesquisa pretende disponibilizar diretrizes à luz de métodos de design, para a construção de ferramentas digitais para alunos com TDAH. Esta é uma pesquisa exploratória de cunho qualitativo no tratamento dos dados coletados na empiria. O estudo também apresenta tratamento bibliográfico e interdisciplinar. O recorte de público é o professor do Ensino Fundamental em escolas públicas no Rio de Janeiro. Esse projeto justifica-se por buscar soluções que permitam a capacitação de professores de forma abrangente, pretendendo atingir todo o país. Para atingir o um dos objetivos específicos da pesquisa, analisamos o design da interface de aplicativos para TDAH. Os resultados mostram que o cruzamento de técnicas de análise ajuda a compreender melhor a usabilidade da interface. Além disso, a análise dos aplicativos expôs erros graves, não só em relação ao design da interface no que tange ao bom uso de técnicas de design, mas principalmente ao design de uma ferramenta dedicada a pessoas com TDAH.

Artigo completo:

This article is part of an interdisciplinary research project involving Design and Education. The focus is the inclusion of students with Attention Deficit Disorder (ADHD) in society and the teaching-learning process from a Design perspective. Attention deficit hyperactivity disorder is a neurobiological disorder with symptoms of inattention and hyperactivity. According to the Brazilian Association for Attention Deficit (ADHD) (2016), ADHD affects 5% of school-age children and is the largest responsible for school repetition. This research intends to provide guidelines in the light of design methods, for the construction of digital tools for students with ADHD. This is an exploratory qualitative research in the treatment of the data collected in the empiria. The study also presents bibliographic and interdisciplinary treatment. The cut of public is the teacher of the Elementary School in public schools in Rio de Janeiro. This project is justified by seeking solutions that allow the training of teachers in a comprehensive way, aiming to reach the whole country. To achieve one of the specific objectives of the research, we analyze the design of the application interface for ADHD. The results show that the cross-over of analysis techniques helps to better understand the usability of the interface. In addition, the analysis of the applications exposed serious errors, not only in relation to the design of the interface with regard to the good use of design techniques, but mainly to the design of a tool dedicated to people with ADHD..

Palavras-chave: design, inclusão, tecnologia, interdisciplinaridade,

Palavras-chave: design, inclusion, technology, interdisciplinarity,

DOI: 10.5151/9cidi-congic-4.0149

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Como citar:

Leme, Luciana; Portugal, Cristina; Couto, Rita Maria de Souza; "O olhar atento: design a serviço de pessoas com TDAH", p. 1669-1677 . In: Anais do 9º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2019 e do 9º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/9cidi-congic-4.0149

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