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O objeto editorial contemporâneo: transdisciplinaridade, cultura e consumo nas publicações independentes.

The contemporary editorial object: transdisciplinary, culture and consumption in independent publishing.

Zugliani, Jorge Otávio; Moura, Mônica Cristina de;

Artigo completo:

As publicações independentes apresentadas em feiras especializadas têm despertado o interesse do público e pesquisadores de diversas áreas de conhecimento. Tais obras envolvem diálogo interdisciplinar e transdisciplinar. A composição material, estrutural, gráfica, imagética e as narrativas textuais, adotam concepções experimentais que discutem temas atuais e exploram os aspectos de autoria e do leitor/interator. Os referenciais teóricos abrangem desde a filosofia e sociologia, cultura e consumo, passando por conceituações artística e aportando nas teorias específicas do design, no intuito de apresentar tais objetos editoriais contemporâneos como portadores de sentido e tradutores deste tempo.

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Independent publishing presented today at specialized fairs have attracted interest from the public and researchers from various fields of knowledge. These works involve interdisciplinary and transdisciplinary dialogue. The material, structural, graphic, and imaginary composition and textual narratives adopt experimental conceptions that discuss current themes and explore the aspects of authorship and the reader/interactor. The theoretical references range from philosophy and sociology, culture and consumption, passing through artistic conceptualizations and considering the specific theories of design, in order to present such contemporary editorial objects as meaning bearers and translators of this time.

Palavras-chave: Design Contemporâneo, Design Editorial, Publicação Independente, Autoria, Transdisciplinaridade,

Palavras-chave: Contemporary Design; Editorial Design; Independent Publishing; Authorship; Transdisciplinarity,

DOI: 10.5151/9cidi-congic-1.0141

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Como citar:

Zugliani, Jorge Otávio; Moura, Mônica Cristina de; "O objeto editorial contemporâneo: transdisciplinaridade, cultura e consumo nas publicações independentes.", p. 137-149 . In: Anais do 9º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2019 e do 9º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/9cidi-congic-1.0141

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