Maio 2018 vol. 4 num. 3 - Colóquio Internacional de Design 2017

Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

O Metaprojeto no Desenvolvimento de Modelos de Negócio de Plataforma

Metadesign in the Development of Platform Business Models

Lorenz, Bruno Augusto; Franzato, Carlo; Borba, Gustavo Severo; Freire, Karine de Mello;

Artigo Completo:

O presente artigo busca elaborar uma reflexão teórica sobre a relação entre o modelo de negócios de plataforma e o metaprojeto, afim de potencializar o desenvolvimento de plataformas mais éticas, eficazes e inovadoras. Em um primeiro momento, se discute o papel do design como um paradigma de inovação nas organizações contemporâneas, focado na implementação e difusão de uma cultura de projeto que influencia profundamente o funcionamento de tais organizações. Tal cultura é essencial para companhias que se veem imersas em sistemas de criação de valor, onde diferentes atores econômicos - fornecedores, parceiros, aliados e consumidores - trabalham juntos na coprodução desse valor. Assim, é primaz para as organizações desempenhar um papel estratégico de reconfiguração das atividades e do relacionamento nessa constelação de atores. Os modelos de negócio de plataforma se apresentam nesse contexto como uma maneira eficaz de articular tais agentes e seus interesses. Na estrutura de plataforma, organizações passam a interagir em uma complexa rede de relações, onde os produtores, consumidores e a própria plataforma passam a desempenhar diferentes papéis, conectando-se e conduzindo interações uns com os outros. No entanto, a partir do momento em que se entende a plataforma como estrutura, é preciso contestar os princípios que embasam sua constituição. O metaprojeto contribui para o debate ao questionar os fundamentos e as bases metodológicas que guiam os preceitos desse modelo de negócio. Quais são os valores que devem ser gerados pela plataforma? De que forma os usuários podem criar e consumir esse valor, utilizando os subsídios oferecidos pela organização? Por meio dessas leituras, é possível identificar três temas que liga as plataformas ao metaprojeto: o deslocamento de níveis, projetar para abraçar a colaboração e a abertura para a emergência. Dar foco nesses três princípios nos processos de projeto potencializa o desenvolvimento de plataformas eficazes na produção de valor e direcionadas pela ética e pela inovação.

Artigo Completo:

The following paper seeks to elaborate a theoretical reflection regarding the relation between Platform Business Models and the metadesign, in order to enhance the development of more ethical, effective and innovative platforms. At first, the role of design as an innovation paradigma in contemporary organizations is discussed, focusing on the implementations and diffusion of a culture Project which deeply influences the functioning of such organizations. This culture is essential to companies which see themselves immersed in value creation systems, where different economical factors – suppliers, partners, allies and consumers – work together to co-produce this value. Therefore, it is paramount for organizations to play a strategic role of reconfiguration of activities and relationships in this constellation of actors. The platform business models presents themselves in this contexto as an effective way of articulating such agents and their interests. In the platform structure, organizations begin to Interact in a complex network of relationships where producers, consumers and the platform itself come to play different roles, connecting and conducting interactions with one another. However, from the moment the platform is understood as a structure, it is necessary to challenge the principles that support its constitution. The metadesign contributes to the debate by questioning the fundamentals and the methodological bases which guide the precepts of this business model. What are the values which should be generated by the platform? How can users create and consume this value using the subsidies offered by the organization? Through these readings, it is possible to identify three main themes that link the platforms to the metadesign: shifting levels, designing to embrace the collaboration and opening for emergency. Focusing on these three principles in project processes potentiates the development of effective platforms for the production of value guided by ethics and innovation.

Palavras-chave: Plataformas; Metaprojeto; Design Estratégico; Modelos de Negócio,

Palavras-chave: Platforms; Metadesign; Strategic Design; Business Models,

DOI: 10.5151/cid2017-55

Referências bibliográficas
  • [1] ARAÚJO, G. Após UberX, taxistas têm de trabalhar até 6h a mais para manter ganhos. G1, São Paulo. Disponível em: . Acesso em: 26. jun. 2017.
  • [2] ARAÚJO, G; GOMES, H. S.; DOMINGOS, R. São Paulo na era Uber. G1, São Paulo. Disponível em: . Acesso em: 26 jun. 2017.
  • [3] BENTZ, I; FRANZATO, C. O Princípio do deslocamento: processos e níveis. Working paper, 2016.
  • [4] CARDOSO, R. Design para um mundo complexo. São Paulo: Cosac Naify, 2012
  • [5] CHOUDARY, S. Platform Scale: How an emerging business model helps startups build large empires with minimum investment. [S.l., 2015].
  • [6] DE MUL, J. Redesigning design. In: VAN ABEL, Bas et al. (org.). Open Design Now: Why Design Cannot Remain Exclusive. Amsterdam: BIS publishers, 2011.
  • [7] DESERTI, A.; RIZZO, F. Design and the Cultures of Enterprises. Design Issues, v. 30, n. 1, p. 36-56, 2014.
  • [8] FRANZATO, C. O princípio de deslocamento na base do metadesign. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM DESIGN, 11., 2014, Gramado. Anais... São Paulo:Editora Edgard Blücher, 2014, p. 1187-1196.
  • [9] FRANZATO, C.; CELASCHI, F. Processo de metaprojeto para o desenvolvimento estratégico e a inovação das organizações. In: P&D DESIGN - CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM DESIGN, 10., 2012, São Luís. Anais... São Luís: EDUFMA, 2012. p. 1-14.
  • [10] GIACCARDI, E. Metadesign as an Emergent Design Culture. Leonardo, v. 38, n. 4, 2005, p. 342-349.
  • [11] JACOBY, R.; RODRIGUEZ, D. Innovation, growth, and getting to where you want to go. In: LOCKWOOD, T; WALTON, T. (Ed.). Building Design Strategy: Using Design to Achieve Key Bussiness Objectives. New York: Allworth Express, 2008.
  • [12] JUSTINO, G. Prefeitura entrega à Câmara projeto de regulamentação do Uber. ZH, Porto Alegre. Disponível em: . Acesso em: 26 jun. 2017.
  • [13] MAURI, F. Progettare progettando strategia. Milano: Masson S.p.A, 1996.
  • [14] MERONI, A. Strategic design: where are we now? Reflection around the foundations of a recente discipline. Strategic Design Research Journal, v. 1, n. 1, p. 31-38, 2008.
  • [15] MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2006.
  • [16] MURATOVSKI, G. Paradigm Shift: The New Role of Design in Business and Society. She Ji: The Journal of Design, Economics, and Innovation, v. 1, n. 2, p. 118-139, 2015.
  • [17] NORMANN, R.; RAMÍREZ, R. From Value Chain to Value Constellation: Designing Interactive Strategy. Harvard Business Review, p. 65-77, 1993.
  • [18] OUDEN, E. Levels of Value. In: _______. Innovation Design: Creating Value for People, Organizations and Society. London: Springer, 2012. p. 13-20.
  • [19] PARKER, G.; ALSTYNE M.; CHOUDARY S. Platform Revolution: How Networked Markets Are Transforming the Economy And How to Make Them Work for You. New York: W. W. Norton & Company, Inc., 2016.
  • [20] TIWANA, A. Platform ecosystems: aligning architecture, governance and strategy. Waltham: Morgan Kaufmann, 2014.
  • [21] SAMPERE, J. Why Platform Disruption Is So Much Bigger than Product Disruption, 2016. Disponível em: . Acesso em: 25 de jun. 2016.
  • [22] VASSÃO, C. A. Metadesign: Ferramentas, estratégias e ética para a complexidade. São Paulo: Blucher, 2010.
  • [23] VERGANTI, R. Design-driven innovation: changing the rules of competition by radically innovating what things mean. Boston: Harvard Business School Publishing, 2009.
  • [24] ZURLO, F. Design Strategico. In: XXI Secolo, vol. IV, Gli spazi e le arti. Roma: Enciclopedia Treccani. 2010.
Como citar:

Lorenz, Bruno Augusto; Franzato, Carlo; Borba, Gustavo Severo; Freire, Karine de Mello; "O Metaprojeto no Desenvolvimento de Modelos de Negócio de Plataforma", p. 634-645 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2318-6968, ISBN: cid2017
DOI 10.5151/cid2017-55

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações