Blucher Education Proceedings
- Todas as edições
- Última edição
- Equipe de Produção
- ISSN 2318-695X
O mercado de trabalho e as pessoas com deficiência: um estudo nas grandes e médias empresas do município de Cláudio
O mercado de trabalho e as pessoas com deficiência: um estudo nas grandes e médias empresas do município de Cláudio
Silva, Alessandro da; Mascarenhas, Josimar; Silva, Valdilene Gonçalves Machado; Angeli, Ariadna Rabelo
Artigo Completo:
A inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho é um desafio. As discussões são em torno da sua capacidade produtiva e autonomia. O objetivo desta pesquisa foi identificar, compreender, analisar e discutir os fatores que dificultavam a inclusão das pessoas com deficiência nas empresas de grande e médio porte de forma geral e em especial no município de Cláudio/MG, apresentar sugestões sobre o que pode ser feito para minimizá-los. O universo de pesquisa foram as empresas do município de Cláudio que possuíam mais de cem colaboradores. Ao final constatou-se que as empresas não cumprem a Lei de Cotas, mesmo com lei em vigor, os principais fatores que dificultavam a inclusão das pessoas com deficiência nas grandes e médias empresas é a falta de vagas, pois a empresa não tem interesse em contratar pessoas com deficiência pela falta de capacitação.
A inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho é um desafio. As discussões são em torno da sua capacidade produtiva e autonomia. O objetivo desta pesquisa foi identificar, compreender, analisar e discutir os fatores que dificultavam a inclusão das pessoas com deficiência nas empresas de grande e médio porte de forma geral e em especial no município de Cláudio/MG, apresentar sugestões sobre o que pode ser feito para minimizá-los. O universo de pesquisa foram as empresas do município de Cláudio que possuíam mais de cem colaboradores. Ao final constatou-se que as empresas não cumprem a Lei de Cotas, mesmo com lei em vigor, os principais fatores que dificultavam a inclusão das pessoas com deficiência nas grandes e médias empresas é a falta de vagas, pois a empresa não tem interesse em contratar pessoas com deficiência pela falta de capacitação.
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/edupro-endge2016-006
Referências bibliográficas
- [1] ANACHE, Alexandra Ayach. O deficiente e o mercado de trabalho: concessão ou conquista? Revista Brasileira de Educação Especial, 2 (4), 119-126., 1994.
- [2] ARAUJO, Giovanni Moraes de. Legislação de segurança e saúde no trabalho. 2012. 10. ed. Rio de Janeiro: GVC, 2012. v. 1.
- [3] BRASIL. Lei n.o 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8213cons.htm>. Acesso em: 12 dez. 2014.
- [4] BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. A inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. 2. ed. Brasília: MTE, SIT, 2007. 100 p. Disponível em: <http://portal.mte.gov.br/data/files/FF8080812CCDAEDE012CD0A2B79F70B3/inclusao_pessoas_defi12_07.pdf>. Acesso em: 9 dez. 2014.
- [5] CAVALCANTE, Jouberto de Quadros Pessoa; JORGE NETO, Francisco Ferreira. O portador de deficiência no mercado formal de trabalho. Disponível em: <http://www.mpgo.mp.br/portalweb/hp/41/docs/o_portador_de_deficiencia_no_mercado_formal_de_trabalho.pdf>. Acesso em: 19 jul. 2015.
- [6] CLÁUDIO. Prefeitura Municipal. Disponível em: <http://www.claudio.mg.gov.br/int_cad.aspx?redir=sic_cad.aspx>. Acesso em: 4 dez. 2014.
- [7] CLÁUDIO. Prefeitura Municipal. Disponível em: <http://www.claudio.mg.gov.br/Materia_especifica/6487/Economia>. Acesso em: 12 jan. 2016.
- [8] DATA VIVA. Disponível em: <http://pt.dataviva.info/profiles/bra/4mg060101/undefined?app=14>. Acesso em: 12 jan. 2016.
- [9] DEFICIÊNCIA. Wikipédia. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Defici%C3%AAncia>. Acesso em: 7 nov. 2014.
- [10] FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE BANCOS (FEBRABAN). A ação de recursos humanos e a inclusão de pessoas com deficiência. (Coleção Febraban de Inclusão Social). São Paulo, 2006. Disponível em: <https://www.febraban.org.br/Arquivo/Cartilha/Cartilha_Recursos_Humanos.pdf>. Acesso em: 10 jun. 2015.
- [11] FRANCO, Ana Carolina Barros. O portador de necessidades especiais e a relação de trabalho. Universidade do Vale do Itajaí (Univali) – Centro de Ciências Jurídicas e Sociais (Cejurps), 2007. Disponível em: <http://siaibib01.univali.br/pdf/Ana%20Carolina%20Barros%20Franco.pdf>. Acesso em: 26 jan. 2016.
- [12] FREITAS, Maria Nivalda de Carvalho. Inserção e gestão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho: um estudo de caso. São João del-Rei, 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1415-65552009000500009&script=sci_arttext>. Acesso em: 26 jul. 2015.
- [13] GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
- [14] GIL, Marta (Coord.a). O que as empresas podem fazer pela inclusão das pessoas com deficiência. São Paulo: Instituto Ethos, 2002.
- [15] HABER, Jaques. Um panorama positivo para uma mudança necessária. 2015. Disponível em: <http://blog.isocial.com.br/a-inclusao-de-profissionais-com-deficiencia-no-mercado-de-trabalho-um-panorama-positivo-para-uma-mudanca-necessaria/>. Acesso em: 10 jun. 2015.
- [16] INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Dados estatísticos. 2000. Disponível em <www.ibge.gov.br>. Acesso em: 12 set. 2014.
- [17] INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Dados estatísticos. Disponível em <www.ibge.gov.br>. Acesso em: 12 set. 2014.
- [18] INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Cidades@. Disponível em: <http://www.cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?lang=&codmun=311660&search=minas-gerais|claudio|infograficos:-informacoes-completas>. Acesso em: 12 jan. 2016.
- [19] OLIVEIRA, Jacqueline Moreira; ARAÚJO, José Newton Garcia; ROMAGNOLI, Roberta Carvalho. Dificuldades relativas à inclusão social das pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (Pucminas), v. 6, n. 1, maio 2006. Disponível em: <http://www1.pucminas.br/documentos/dificuldades_mercado_trabalho.pdf.> Acesso em: 26 jul. 2015.
- [20] OLIVEIRA, Luiza Maria Borges. Cartilha do censo 2010: Pessoas com deficiência. Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) / Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNPD) / Coordenação-Geral do Sistema de Informações sobre a Pessoa com Deficiência; Brasília: SDH-PR/SNPD, 2012. 32 p. Disponível em: <http://www.pessoacomdeficiencia.gov.br/app/sites/default/files/publicacoes/cartilha-censo-2010-pessoas-com-deficienciareduzido.pdf>. Acesso em: 17 nov. 2014.
- [21] OLIVEIRA, Luiza Maria Borges. O mercado de trabalho para as pessoas com deficiência. Censo 2010. Disponível em: <http://www.pessoacomdeficiencia.gov.br/app/node/767>. Acesso em: 25 jul. 2015.
- [22] RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
- [23] SANTOS, Andrea Tais dos; TRAVELIN, Ana Teresa Colenci. Inserção do portador de deficiência do mercado de trabalho. Disponível em: <http://www.centropaulasouza.sp.gov.br/pos-graduacao/workshop-de-pos-graduacao-e-pesquisa/007-workshop-2012/workshop/trabalhos/gestneg/insercao-do-portador.pdf>. Acesso em: 12 dez. 2014.
- [24] SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO A MICRO E PEQUENA EMPRESA (SEBRAE). Critérios e conceitos para classificação de empresas. Disponível em: <http://www.sebrae.com.br/uf/goias/indicadores-das-mpe/classificacao-empresarial>. Acesso em: 17 jan. 2014.
- [25] SISTEMA SORRI POR UMA SOCIEDADE INCLUSIVA. Diversidade como valor em uma sociedade inclusiva. Disponível em:<http://www.sorri.com.br/diversidade_como_valor>. Acesso em: 15 nov. 2014.
- [26] VIOLANTE, Rômulo Rodrigues e LEITE, Pereira Lúcia. A empregabilidade das pessoas com deficiência: uma análise da inclusão social no mercado de trabalho do município de Bauru, SP. Cadernos de Psicologia Social do Trabalho, v. 14, n. 1, 2011. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/cpst/article/viewFile/25717/27450>. Acesso em: 25 jul. 2015.
Como citar:
Silva, Alessandro da; Mascarenhas, Josimar; Silva, Valdilene Gonçalves Machado; Angeli, Ariadna Rabelo; "O mercado de trabalho e as pessoas com deficiência: um estudo nas grandes e médias empresas do município de Cláudio", p-62-72.
In: Anais do I Encontro Nacional de Docentes em Gestão Empresarial. São Paulo: Blucher, 2016.
São Paulo: Blucher,
2016.
ISSN 2318695X,
DOI 10.5151/edupro-endge2016-006
últimos 30 dias
578
downloads
1412
visualizações
743
indexações
Sou autor desse trabalho
Você é citado neste trabalho?
Exportar citação - RefWork (RIS)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
TY - CONF T1 - O mercado de trabalho e as pessoas com deficiência: um estudo nas grandes e médias empresas do município de Cláudio JO - Blucher Education Proceedings VL - 1 IS - 3 SP - 62 EP - 72 PY - 2016 T2 - I Encontro Nacional de Docentes em Gestão Empresarial AU - , , , SN - 2318695X DO - http://dx.doi.org/10.5151/edupro-endge2016-006 UR - www.proceedings.blucher.com.br/article-details/o-mercado-de-trabalho-e-as-pessoas-com-deficincia-um-estudo-nas-grandes-e-mdias-empresas-do-municpio-de-cludio-22758 KW - ER -
Exportar citação - BibTeX(BIB)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
@article{Silva20144,
title="O mercado de trabalho e as pessoas com deficiência: um estudo nas grandes e médias empresas do município de Cláudio",
journal="Blucher Education Proceedings",
volume="1",
number="3",
pages="62 - 72",
year="2016",
note="",
issn="2318695X",
doi="http://dx.doi.org/10.5151/edupro-endge2016-006",
url="www.proceedings.blucher.com.br/article-details/o-mercado-de-trabalho-e-as-pessoas-com-deficincia-um-estudo-nas-grandes-e-mdias-empresas-do-municpio-de-cludio-22758",
author="Alessandro da Silva", "Josimar Mascarenhas", "Valdilene Gonçalves Machado Silva", "Ariadna Rabelo Angeli",
keywords="",
}
Exportar citação - Text(TXT)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
Alessandro da Silva, Josimar Mascarenhas, Valdilene Gonçalves Machado Silva, Ariadna Rabelo Angeli, O mercado de trabalho e as pessoas com deficiência: um estudo nas grandes e médias empresas do município de Cláudio, Blucher Education Proceedings, Volume 1, 2016, Pages 62-72, ISSN 2318695X, http://dx.doi.org/10.5151/edupro-endge2016-006 (www.proceedings.blucher.com.br/article-details/o-mercado-de-trabalho-e-as-pessoas-com-deficincia-um-estudo-nas-grandes-e-mdias-empresas-do-municpio-de-cludio-22758) Palavras-chave:: ;