Maio 2018 vol. 4 num. 3 - Colóquio Internacional de Design 2017

Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

O livro digital, potencialidades e relações com o novo leitor nos meios digitais

Digital book, potentialities and relationships with the new reader in digital media

Martins, Vagner Basqueroto ;

Artigo Completo:

Este artigo busca através de um levantamento na literatura especializada e pesquisas de empresas de tecnologia e grupos de pesquisa acerca da leitura, dos livros, leitores e suas particularidades, trazer uma coletânea de informações que possam contribuir para o desenvolvimento dos livros digitais. Tais informações têm como motivação principal que os profissionais desenvolvedores e pesquisadores que atuam no âmbito de desenvolvimento possam gerar e-books cada vez melhores tendo aspectos ligados aos usuários como sendo de ordem primordial para os projetos futuros, na ideia que a leitura liberta e auxilia no crescimento de um povo. Com o advento dos aparelhos móveis, internet de alta velocidade e o acesso fácil a uma quantidade cada vez maior de informações pelos leitores, os profissionais de design, programação, editoras e demais áreas envolvidas no desenvolvimento dos livros digitais tem que estar preparados para gerar projetos com funções, estética, significado e conteúdos que cativem os leitores da era digital, ou como poderá ser visto ao longo do atual artigo, o chamado leitor ubíquo. Que tem sua atenção direcionada para diversas informações ao mesmo tempo. Com a mesma importância versa sobre os aspectos relacionados ao design gráfico, ou editorial no meio digital, que contém uma diversidade de particularidades que devem ser levadas em consideração pelos profissionais envolvidos nos projetos de e-books , uma vez que tal artefato tem um tipo de interação em regras gerais, diferente se comparado com a versão física impressa dos livros, gerando assim reações e sensações distintas, que devem ser entendidas e previstas nos projetos nesse seguimento. E finaliza com indagações acerca do futuro do desenvolvimento do mercado editorial digital sob a ótica do design e com relação aos meios de consumo e seus desdobramentos relacionando-os como possibilidades de estudos futuros dentro do recorte dos e-books.

Artigo Completo:

This article searches through a survey in the specialized literature and researches of technology companies and research groups about reading, books, readers and their particularities, to bring a collection of information that can contribute to the development of digital books. Such information has as main motivation that the professional developers and researchers that work in the scope of development can generate increasingly better e-books having aspects related to the users as being of prime order for the future projects, in the idea that the reading liberates and assists in the growth of a nation. With the advent of mobile devices, high-speed internet and easy access to an increasing amount of information by readers, design professionals, programming professionals, publishers and other areas involved in the development of digital books have to be prepared to generate projects With functions, aesthetics, meaning and content that captivate readers of the digital age, or as can be seen throughout the current article, the so-called ubiquitous reader. That has your attention focused on various information at the same time. With the same importance is related to aspects related to graphic design, or editorial in the digital medium, which contains a diversity of particularities that should be taken into consideration by professionals involved in e-book projects, since such an artifact has a type of Interaction in general rules, different when compared to the printed physical version of the books, thus generating diferente reactions and sensations, which should be understood and foreseen in the projects in this follow-up. And it ends with questions about the future of the development of the digital publishing market from a design perspective and with regard to the means of consumption and its consequences, relating them as possibilities of future studies within the e-book clipping.

Palavras-chave: design editorial; e-book; úbiquo; livro; inovação,

Palavras-chave: editorial design; e-book; ubiquitous; book; innovation,

DOI: 10.5151/cid2017-54

Referências bibliográficas
  • [1] ABINEE. Sondagem conjuntural do setor eletroeletrônico. Disponível em: http://www.abinee.org.br/abinee/ decon/decon16.htm - acesso em novembro de 2014.
  • [2] BAIN & COMPANY. Publishing in the digital era: a BAIN & COMPANY study for the fórum d’avignon, EUA, 2011.
  • [3] FLASTSCHART, F. Livro Digital etc, Brasport, 2014.
  • [4] GARTNER. Gartner says worldwide pc, tablet and mobile phone shipments to grow 5.9 percent in 2013 as anytimeanywhere-computing drives buyer behavior, EUA, 2013. Disponível em: http://www.gartner.com/newsroom/id/2525515 - acesso em novembro de 201
  • [5] GURSKI. R. S. Estudo exploratório de sistemas de navegação e interação de revistas digitais multimídia em tablets, UFPR, 2014.
  • [6] HORIE, R. M. Arte-finalização e conversão para livros eletrônicos nos formatos epub, mobi e pdf. Bytes & Types Srv. E Com. Ltda, 3. Ed, 2012.
  • [7] JENKINS, H. Cultura da convergência. 2. Ed. São Paulo: aleph, 2009.
  • [8] KNEWTON. The state of digital education infographic, EUA, 2013. Disponível em: http://www.knewton.com/digitaleducation/ - acesso em novembro de 2014.
  • [9] MAXWELL, Little. E-book readers: exploration and experiences, the college at brockport: State University of New York, 2010.
  • [10] MEC. Plano nacional do livro didático. Disponível em: http:// www.fnde.gov.br/programas/livrodidatico/livro-didaticoapresentacao - acesso em novembro de 2014.
  • [11] MOD, C. A simpler page. A list apart. Disponível em: - acesso em novembro de 2014.
  • [12] OLIVEIRA, S. Geração y: era das conexões, tempo de relacionamentos, São Paulo: clube de autores, 2009.
  • [13] PAULINO. D. Revistas digitais: uma abordagem sóciotecnológica de um sistema hipermídia para tablets, 10º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo Curitiba – Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2012.
  • [14] PROCÓPIO, E. O livro na era digital: o mercado editorial e as mídias digitais. Giz editorial, São Paulo, 2010.
  • [15] PROCÓPIO, E. A revolução dos ebooks: a indústria dos livros na era digital, São Paulo: Ed. Senai, 2013.
  • [16] ROCHA at all . A influência da evolução tecnológica dos dispositivos móveis no fluxo narrativo, na diagramação e na interação do leitor com a notícia: estudo de caso da wired magazine, Interaction South America, 2011.
  • [17] SANTAELLA, L. Navegar no ciberespaço: o perfil cognitivo do leitor imersivo. São Paulo: Editora Paulus, 2004.
  • [18] SANTAELLA, L. Comunicação ubíqua: repercussões na cultura e na educação. São Paulo: Editora Paulus, 2013.
  • [19] UNESCO. Policy guidelines for mobile learning. França, 2013.
Como citar:

Martins, Vagner Basqueroto; "O livro digital, potencialidades e relações com o novo leitor nos meios digitais", p. 622-633 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2318-6968, ISBN: cid2017
DOI 10.5151/cid2017-54

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações