Pôster - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

O IMPACTO DO USO DA MANTA TÉRMICA NO CONTROLE DE TEMPERATURA DE RECÉM- NASCIDOS PRÉ-TERMOS

O IMPACTO DO USO DA MANTA TÉRMICA NO CONTROLE DE TEMPERATURA DE RECÉM- NASCIDOS PRÉ-TERMOS

Costa, Gleise Aparecida Moraes ; Poletto, Mariana Butler ; Valete, Cristina Ortiz ; Lebrão, Cibele Wolf ; Gonçalves, Cassia Mazzari ; Silva, Nadia Diniz ; Costa, Selma Maria da ; Strufaldi, Rodrigo ;

Pôster:

Justificativa

A hipotermia neonatal é um importante fator que contribui para altas taxas de morbimortalidade em neonatos prematuros. Sua prevenção é hoje considerada um pilar no sucesso da ressuscitação neonatal e um indicador prognóstico para neonatos. Diante disso, uma nova tecnologia vem sendo implementada em serviços de saúde: a manta térmica.

 

Objetivo(s)

Esse trabalho avaliou o impacto do uso da manta térmica logo após o nascimento na sala de parto para manutenção da temperatura de recém-nascidos prematuros até à admissão na UTI neonatal do Hospital Municipal Universitário de São Bernardo do Campo.

 

Método(s)

Trata-se de um estudo retrospectivo observacional, que incluiu 62 recém-nascidos prematuros com menos de 34 semanas de idade gestacional e menos de 1500g de peso de nascimento, antes e após a implementação do protocolo de uso da manta térmica na sala de parto. Os dados foram obtidos através da análise de prontuários eletrônicos do Hospital Municipal Universitário de São Bernardo do Campo. (CAAE: 43394821.6.0000.0082 / Parecer 4.768.811)

 

Resultado(s)

A implementação do uso da manta térmica precocemente ao nascimento reduziu a hipotermia na admissão em UTI neonatal (83,8% vs 67,7%; p=0,04), reduziu a chance de hipotermia na admissão (OR 0,15; p=0,02) e resultou em menor tempo para normalizar a temperatura axilar (218 minutos vs 70 minutos; p=0,05).

 

Conclusão(ões)

Portanto, o uso da manta térmica demonstrou ser promissor no cuidado neonatal em sala de parto reduzindo o quadro de hipotermia na admissão em UTI neonatal e menor tempo para normalização da temperatura axilar.

Pôster:

Justificativa

A hipotermia neonatal é um importante fator que contribui para altas taxas de morbimortalidade em neonatos prematuros. Sua prevenção é hoje considerada um pilar no sucesso da ressuscitação neonatal e um indicador prognóstico para neonatos. Diante disso, uma nova tecnologia vem sendo implementada em serviços de saúde: a manta térmica.

 

Objetivo(s)

Esse trabalho avaliou o impacto do uso da manta térmica logo após o nascimento na sala de parto para manutenção da temperatura de recém-nascidos prematuros até à admissão na UTI neonatal do Hospital Municipal Universitário de São Bernardo do Campo.

 

Método(s)

Trata-se de um estudo retrospectivo observacional, que incluiu 62 recém-nascidos prematuros com menos de 34 semanas de idade gestacional e menos de 1500g de peso de nascimento, antes e após a implementação do protocolo de uso da manta térmica na sala de parto. Os dados foram obtidos através da análise de prontuários eletrônicos do Hospital Municipal Universitário de São Bernardo do Campo. (CAAE: 43394821.6.0000.0082 / Parecer 4.768.811)

 

Resultado(s)

A implementação do uso da manta térmica precocemente ao nascimento reduziu a hipotermia na admissão em UTI neonatal (83,8% vs 67,7%; p=0,04), reduziu a chance de hipotermia na admissão (OR 0,15; p=0,02) e resultou em menor tempo para normalizar a temperatura axilar (218 minutos vs 70 minutos; p=0,05).

 

Conclusão(ões)

Portanto, o uso da manta térmica demonstrou ser promissor no cuidado neonatal em sala de parto reduzindo o quadro de hipotermia na admissão em UTI neonatal e menor tempo para normalização da temperatura axilar.

Palavras-chave: -,

Palavras-chave: -,

DOI: 10.5151/sabara2022-1333

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

Costa, Gleise Aparecida Moraes; Poletto, Mariana Butler; Valete, Cristina Ortiz; Lebrão, Cibele Wolf; Gonçalves, Cassia Mazzari; Silva, Nadia Diniz; Costa, Selma Maria da; Strufaldi, Rodrigo; "O IMPACTO DO USO DA MANTA TÉRMICA NO CONTROLE DE TEMPERATURA DE RECÉM- NASCIDOS PRÉ-TERMOS", p. 59-60 . In: Anais do 6º Congresso Internacional Sabará-PENSI de Saúde Infantil. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2357-7282, DOI 10.5151/sabara2022-1333

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações