Outubro 2021 vol. 7 num. 2 - IV Congresso de Escolas Médicas

Revisão de Literatura - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

O impacto do Paciente de Alzheimer para o cuidador: uma revisão pisocosocial multidimensionada

O impacto do Paciente de Alzheimer para o cuidador: uma revisão pisocosocial multidimensionada

Araújo , Isabela Penha Martins de ; Cardoso , Karolina de Souza ; Oliveira, Ana Lígia Valeriano de ; Laureano , Kristen Guilarducci ; Pereira, Isabela Castro ;

Revisão de Literatura:

"INTRODUÇÃO A Doença de Alzheimer (DA) atinge em torno de 46,8 milhões depessoas no mundo. Seu diagnóstico afeta, além do paciente, toda a sua famíliaque sofre um impacto multidimensionado que varia desde preocupações quanto aoestilo de vida, até econômicas. Os cuidadores enfrentam diversos desafios,como limitação de tempo, energia e recursos financeiros. Assim, podem sofrercom o aumento de transtornos psiquiátricos, e com isso a diminuição daqualidade de vida. OBJETIVOS Esquadrinhar informações acerca do impacto dopaciente com DA na vida do cuidador, utilizando uma perspectiva integradora, afim de facilitar o acervo educacional, tanto para auxílio do profissional comopara a família. MÉTODOS Foi realizado uma revisão literária que inclui aanálise de pesquisas como bases para a sistematização de conhecimentos norelativo assunto. As produções científicas estão contidas nas bases de dadosScientific Electronic Library Online (SCIELO) e PubMed. PALAVRAS-CHAVE:ALZHEIMER, FAMILIA, IMPACTO. RESULTADOS O cuidador participa em praticamentetodos os fatores do cuidado e assume uma função essencial no cotidiano dospacientes com DA. Conforme a progressão da demência, o cuidador, se envolve naadministração das finanças e medicamentos, aumentando suas responsabilidades.Geralmente, este é escolhido dentro do círculo familiar e, muitas vezes, atarefa é assumida de maneira inesperada, o que causa impacto emocional. Alémdisso, em média, são concedidas 60 horas por semana em responsabilidades dessafunção. Cuidadores de pacientes com DA possuem maiores chances de ter sintomaspsiquiátricos, problemas de saúde e maior frequência de conflitos familiares eno trabalho, se comparados a pessoas da mesma idade que não exercem o papel. Oimpacto pode ser observado também na utilização de serviços de saúde,cuidadores de pacientes com DA consultam 46% mais médicos e utilizam maismedicamentos psicotrópicos do que os de pacientes que não têm DA. Emdecorrência do impacto, até 60% dos cuidadores podem desenvolver sintomasfísicos e psicológicos. CONCLUSÃO Tendo em vista a susceptibilidade doscuidadores para o desenvolvimento de doenças psiquiátricas, é nítido aimportância de um acompanhamento profissional que não apenas foque no pacientecom DA, mas também no aconselhamento desse responsável, bem como do restantedo núcleo familiar envolvido, a fim de fornecer suporte emocional e atentarpara a necessidade do cuidador, evitando maiores desgastes emocionais efísicos."

Revisão de Literatura:

-

Palavras-chave: -,

Palavras-chave: -,

DOI: 10.5151/cesmed2019-47

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

Araújo , Isabela Penha Martins de ; Cardoso , Karolina de Souza; Oliveira, Ana Lígia Valeriano de ; Laureano , Kristen Guilarducci ; Pereira, Isabela Castro ; "O impacto do Paciente de Alzheimer para o cuidador: uma revisão pisocosocial multidimensionada", p. 511-513 . In: Anais do V Congresso de Escolas Médicas. São Paulo: Blucher, 2021.
ISSN 2357-7282, DOI 10.5151/cesmed2019-47

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações