Outubro 2021 vol. 7 num. 2 - IV Congresso de Escolas Médicas

Revisão de Literatura - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

O impacto da musicoterapia sobre a reabilitação de pacientes com Alzheimer: uma revisão bibliográfica.

O impacto da musicoterapia sobre a reabilitação de pacientes com Alzheimer: uma revisão bibliográfica.

Rodrigues , Maria Júlia Mascarenhas ; Sousa, Giovana Tavares de ; Ribeiro, Caroline Coelho ; Marques , João Vitor Gonçalves ; Matsuoka , Natália Fujioka ;

Revisão de Literatura:

"INTRODUÇÃO: A Doença de Alzheimer (DA) é caracterizada pela neurodegeneração epelo acúmulo de placas de proteínas, inibindo a conexão neuronal. Resulta naperda da memória e de funções cognitivas, além de causar alteraçõescomportamentais e incapacitação. Nesse contexto, o tratamento farmacológicoretarda seu progresso, porém não o interrompe. Logo, torna-se necessário abusca por terapias complementares, dentre as quais a Musicoterapia (MT)demonstrou ser a mais eficaz. O método consiste no uso de som e movimento,contribuindo para a melhora cognitiva e afetiva, além de permitir maiorexpressão individual e convívio social.OBJETIVOS: O estudo visa levantar na literatura especializada os possíveisefeitos da MT sobre a memorização, o aprendizado e a interação social empacientes com DA.MÉTODOS: Revisão literária desenvolvida a partir das bases de dados PubMed eSciELO com artigos científicos datados entre 2007 e 2018. Utilizaram-se osdescritores: “Alzheimer disease”, “Music therapy” e “Musicoterapia”.RESULTADOS: A DA afeta os lobos frontal e temporal evoluindo para outrasregiões cerebrais, atingindo, por último, aquelas responsáveis peloprocessamento da música (Hockenbury, Hockenbury, 2013). Logo, a MT mostra-seeficaz no tratamento, contribuindo para neuroplasticidade, capacidade cerebralde criar novas conexões, a partir de outras regiões, compensando áreas lesadase estimulando a memória e o aprendizado (Barbosa e Cotta, 2017). Corroborandotal hipótese, uma pesquisa realizada na França, em 2015, relatou que 92% dospacientes lembraram e aprenderam mais palavras de um texto quando cantado aoinvés de falado. Ademais, a literatura relata que a MT contribui para amelhoria do convívio social e da autoestima, reduzindo quadros depressivos. Umestudo feito em Curitiba mostrou que uma paciente, que não se recordava dodesejo de ser cantora, rememorou canções, expressando reações emocionaisconforme a ação musical acontecia, além de interagir mais ativamente com osdemais participantes.CONCLUSÃO: A partir do estudo, conclui-se que a MT se torna uma terapiaeficiente sobre prejuízos cognitivos e sociais da DA. Observa-se oaprofundamento do convívio social pelos pacientes, além da incrementação dacapacidade de memorização e aprendizado, prejudicada pela patologia.Entretanto, são necessários mais estudos para comprovar as hipóteses, além deincentivar e popularizar a terapia."

Revisão de Literatura:

-

Palavras-chave: -,

Palavras-chave: -,

DOI: 10.5151/cesmed2019-46

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

Rodrigues , Maria Júlia Mascarenhas; Sousa, Giovana Tavares de; Ribeiro, Caroline Coelho; Marques , João Vitor Gonçalves; Matsuoka , Natália Fujioka ; "O impacto da musicoterapia sobre a reabilitação de pacientes com Alzheimer: uma revisão bibliográfica.", p. 509-510 . In: Anais do V Congresso de Escolas Médicas. São Paulo: Blucher, 2021.
ISSN 2357-7282, DOI 10.5151/cesmed2019-46

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações