Outubro 2021 vol. 7 num. 2 - IV Congresso de Escolas Médicas

Revisão de Literatura - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

O IMPACTO DA EMPATIA NA FORMAÇÃO MÉDICA

O IMPACTO DA EMPATIA NA FORMAÇÃO MÉDICA

Matsuoka , Natalia Fujioka ; Oliveira , Caroline Beatriz Santos ; Seixas , Carolina Magalhães ; Ribeiro , Caroline Coelho ; Marques , João Vitor Gonçalves ;

Revisão de Literatura:

"INTRODUÇÃO: A empatia é a capacidade de projetar emoções de outrem em si, oque leva à compreensão das situações alheias como experiências próprias. Nocontexto da Medicina, essa capacidade é essencial para a implantação de umvínculo entre o médico e o paciente. Nesse sentido, a prática da empatiapromove o engajamento tanto do profissional de saúde quanto do usuário naeficácia do processo terapêutico.OBJETIVOS: Analisar as implicações do exercício da empatia na Medicina ediscutir a importância de sua abordagem durante a formação médica, de modo acontribuir para a humanização do cuidado.MÉTODOS: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura a partir de artigosem português e inglês publicados nas plataformas Scielo e Pubmed entre os anosde 2009 e 2019. As palavras-chave utilizadas foram “empatia’’ e “relaçãomédico-paciente’’.RESULTADOS: A Medicina vive um contexto de forte insensibilização no que dizrespeito à relação médico-paciente. Com a supervalorização do conteúdotécnico, discussões sobre a humanização do cuidado e o papel da empatia sãopouco valorizadas na formação. Nessa abordagem, perpetua-se uma prática médicavoltada à doença e não à pessoa doente, nutrindo a cultura de que o médicodeve manter-se distante de qualquer envolvimento emocional, acarretando umcuidado fragmentado. Todavia, os dados analisados mostram que a adesão dospacientes à terapia está relacionada à qualidade do vínculo médico e paciente,o qual é estabelecido por meio da empatia, ou seja, o envolvimento emocional éo que atribui confiança. Ademais, estudos neurofisiológicos revelam que aempatia pode ser estimulada através do exemplo, com a ativação dos neurôniosespelhos e uso de recursos atencionais, emocionais e de estruturas do córtexpré-frontal. Os meios artísticos, como a música, também podem facilitar acompreensão das emoções humanas, estimulando tal capacidade. Isso posto, énotório que essa questão pode ser trabalhada nas universidades e ao longo dasresidências e práticas médicas.CONCLUSÕES: A partir dos estudos coletados, observou-se que a empatia é umaferramenta eficaz na prestação de um cuidado integral. Essa abordagem é,portanto, primordial na grade curricular, a fim de formar médicos capacitadosa lidar com as questões intrínsecas ao paciente. Ressalta-se, então, aimportância de discutir os desafios e possibilidades do exercício da empatiana prática médica, e, por isso, novos estudos justificam-se."

Revisão de Literatura:

-

Palavras-chave: -,

Palavras-chave: -,

DOI: 10.5151/cesmed2019-45

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

Matsuoka , Natalia Fujioka ; Oliveira , Caroline Beatriz Santos; Seixas , Carolina Magalhães ; Ribeiro , Caroline Coelho; Marques , João Vitor Gonçalves; "O IMPACTO DA EMPATIA NA FORMAÇÃO MÉDICA", p. 507-508 . In: Anais do V Congresso de Escolas Médicas. São Paulo: Blucher, 2021.
ISSN 2357-7282, DOI 10.5151/cesmed2019-45

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações